Educação musical e educação integral: desdobramentos para a educação infantil no município de Itupeva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Clara Silva Moreira [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250694
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender os processos educativo-musicais realizados no colégio integral EMEFEI Jardim Vitória, especificamente aplicados às turmas de educação infantil, que possuem em sua grade curricular uma quantidade expressiva de aulas de música. Também buscou-se compreender o embasamento teórico dos professores que atuaram nesse colégio ao longo dos anos e sua aplicação nas práticas pedagógicas e musicais empreendidas e enteder se, pela experiência desses docentes, há avanços no desenvolvimento musical dos alunos. Para isso o estudo valeu-se da análise documental, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo e observação não participante para suprir os objetivos propostos. Após a análise dos dados coletados concluiu-se que 16,6% dos professores acreditam que os alunos de educação infantil do colégio integral EMEFEI Jardim Vitória têm um melhor desenvolvimento musical do que alunos de escolas de meio período; 66,6% dos professores acreditam que há a possibilidade de esse avanço acontecer, mas não afirmam que ele aconteça, necessariamente; e 16,6% dos entrevistados afirmam que não há avanço, por questões contextuais do colégio.
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spelling Educação musical e educação integral: desdobramentos para a educação infantil no município de ItupevaMusic education and full-time education: developments for early childhood education in the municipality of ItupevaMúsicaInstrução e estudoEducação de criançasEducação integralMúsica na educaçãoEste estudo teve como objetivo compreender os processos educativo-musicais realizados no colégio integral EMEFEI Jardim Vitória, especificamente aplicados às turmas de educação infantil, que possuem em sua grade curricular uma quantidade expressiva de aulas de música. Também buscou-se compreender o embasamento teórico dos professores que atuaram nesse colégio ao longo dos anos e sua aplicação nas práticas pedagógicas e musicais empreendidas e enteder se, pela experiência desses docentes, há avanços no desenvolvimento musical dos alunos. Para isso o estudo valeu-se da análise documental, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo e observação não participante para suprir os objetivos propostos. Após a análise dos dados coletados concluiu-se que 16,6% dos professores acreditam que os alunos de educação infantil do colégio integral EMEFEI Jardim Vitória têm um melhor desenvolvimento musical do que alunos de escolas de meio período; 66,6% dos professores acreditam que há a possibilidade de esse avanço acontecer, mas não afirmam que ele aconteça, necessariamente; e 16,6% dos entrevistados afirmam que não há avanço, por questões contextuais do colégio.This study aimed to understand the educational processes - musicals performed at the EMEFEI Jardim Vitória, specifically applied to kindergarten classes, which have a significant amount of music classes in their curriculum. We also sought to understand the theoretical basis of the teachers who worked at this school over the years and its application in the pedagogical and musical practices undertaken, and also to understand whether, through the experience of these teachers, there are advances in the musical development of students. For this, the study used document analysis, semi-structured interviews, content analysis and non-participant observation to meet the proposed objectives. After analyzing the collected data, it was concluded that 16,6% of the teachers believe that kindergarten students from the full-time school EMEFEI Jardim Vitória have a better musical development than students from part-time schools, 66,6% of the teachers believe that there is a possibility of this advance happening but they do not claim that it will happen, necessarily, and 16,6% of the interviewees affirms that there is no advance, due to contextual issues of the school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Ana Clara Silva Moreira [UNESP]2023-09-15T13:26:39Z2023-09-15T13:26:39Z2023-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25069441002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:10:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250694Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:19:33.445817Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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