A lembrança de marca e o uso de brindes na promoção de vendas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9398 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso de brindes nas estratégias de promoções de vendas e verificar o processo de lembrança de marca na mente dos consumidores. Uma das estratégias utilizadas pelo marketing para que se conquiste a lembrança de marca é o uso de brinde em promoções de vendas, ferramenta que auxilia na aproximação do cliente com a marca. A metodologia de pesquisa utilizada foi a exploratória de cunho qualitativo. Foi aplicado um questionário para jovens com a finalidade de conhecer a opinião do público em relação ao tema e também para algumas organizações da Serra Gaúcha. Os resultados dessa pesquisa, mostram que os jovens lembram de campanhas das grandes marcas, como Coca-Cola e McDonald's, que ofertavam brindes e que tal objeto gera fidelização. Em relação às organizações da Serra Gaúcha percebeu-se que, os brindes também são utilizados, porém somente em datas ou ocasiões especiais. Por fim, o brinde também colabora no processo de lembrança de marca, desde que seja bem escolhido pela organização e que tenha utilidade no cotidiano dos consumidores. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_78a674b4272c216b57df9ee5b7d1b7a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9398 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grassiani, BrendonSpada, AnaizeArnt, Carlos Antonio de AndradeSilva, Ivana Almeida daSpada, Anaize2022-02-02T13:41:23Z2022-02-02T13:41:23Z2021-12-112021-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/9398A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso de brindes nas estratégias de promoções de vendas e verificar o processo de lembrança de marca na mente dos consumidores. Uma das estratégias utilizadas pelo marketing para que se conquiste a lembrança de marca é o uso de brinde em promoções de vendas, ferramenta que auxilia na aproximação do cliente com a marca. A metodologia de pesquisa utilizada foi a exploratória de cunho qualitativo. Foi aplicado um questionário para jovens com a finalidade de conhecer a opinião do público em relação ao tema e também para algumas organizações da Serra Gaúcha. Os resultados dessa pesquisa, mostram que os jovens lembram de campanhas das grandes marcas, como Coca-Cola e McDonald's, que ofertavam brindes e que tal objeto gera fidelização. Em relação às organizações da Serra Gaúcha percebeu-se que, os brindes também são utilizados, porém somente em datas ou ocasiões especiais. Por fim, o brinde também colabora no processo de lembrança de marca, desde que seja bem escolhido pela organização e que tenha utilidade no cotidiano dos consumidores. [resumo fornecido pelo autor]The research had as a general objective to analyze the use of gifts in sales promotion strategies and to verify the brand recall process in the consumers' minds. One of the strategies used by marketing to achieve brand recall is the use of gifts in sales promotions, a tool that helps to bring the customer closer to the brand. The research methodology used was exploratory and qualitative in nature. A questionnaire was applied to young people with the purpose of knowing the opinion of the public in relation to the theme, and also to some organizations in Serra Gaúcha. The results of this research show that young people remember campaigns of big brands such as CocaCola and McDonald's, which offered gifts and that such an object generates loyalty. In relation to the organizations in Serra Gaúcha it was noticed that, the gifts are also used, but only on special dates or occasions. Finally, the gift also collaborates in the process of brand recall, as long as it is well chosen by the organization and that it is useful in the consumers' daily lives. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeMarketingComportamento do consumidorVendas - PromoçãoA lembrança de marca e o uso de brindes na promoção de vendasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-10ORIGINALTCC Brendon Grassiani.pdfTCC Brendon Grassiani.pdfapplication/pdf2114480https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9398/1/TCC%20Brendon%20Grassiani.pdfe2966527a2c2622ffed9adeee420fc96MD51TEXTTCC Brendon Grassiani.pdf.txtTCC Brendon Grassiani.pdf.txtExtracted texttext/plain108516https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9398/2/TCC%20Brendon%20Grassiani.pdf.txt28803625c2ed8d7bb4d1c22edffa2b3bMD52THUMBNAILTCC Brendon Grassiani.pdf.jpgTCC Brendon Grassiani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9398/3/TCC%20Brendon%20Grassiani.pdf.jpg5988a0a8280a1c40706dc84c52c011aeMD5311338/93982022-10-18 18:40:07.211oai:repositorio.ucs.br:11338/9398Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:13.647774Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A lembrança de marca e o uso de brindes na promoção de vendas |
title |
A lembrança de marca e o uso de brindes na promoção de vendas |
spellingShingle |
A lembrança de marca e o uso de brindes na promoção de vendas Grassiani, Brendon Publicidade Marketing Comportamento do consumidor Vendas - Promoção |
title_short |
A lembrança de marca e o uso de brindes na promoção de vendas |
title_full |
A lembrança de marca e o uso de brindes na promoção de vendas |
title_fullStr |
A lembrança de marca e o uso de brindes na promoção de vendas |
title_full_unstemmed |
A lembrança de marca e o uso de brindes na promoção de vendas |
title_sort |
A lembrança de marca e o uso de brindes na promoção de vendas |
author |
Grassiani, Brendon |
author_facet |
Grassiani, Brendon |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Spada, Anaize Arnt, Carlos Antonio de Andrade Silva, Ivana Almeida da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grassiani, Brendon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Spada, Anaize |
contributor_str_mv |
Spada, Anaize |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Marketing Comportamento do consumidor Vendas - Promoção |
topic |
Publicidade Marketing Comportamento do consumidor Vendas - Promoção |
description |
A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso de brindes nas estratégias de promoções de vendas e verificar o processo de lembrança de marca na mente dos consumidores. Uma das estratégias utilizadas pelo marketing para que se conquiste a lembrança de marca é o uso de brinde em promoções de vendas, ferramenta que auxilia na aproximação do cliente com a marca. A metodologia de pesquisa utilizada foi a exploratória de cunho qualitativo. Foi aplicado um questionário para jovens com a finalidade de conhecer a opinião do público em relação ao tema e também para algumas organizações da Serra Gaúcha. Os resultados dessa pesquisa, mostram que os jovens lembram de campanhas das grandes marcas, como Coca-Cola e McDonald's, que ofertavam brindes e que tal objeto gera fidelização. Em relação às organizações da Serra Gaúcha percebeu-se que, os brindes também são utilizados, porém somente em datas ou ocasiões especiais. Por fim, o brinde também colabora no processo de lembrança de marca, desde que seja bem escolhido pela organização e que tenha utilidade no cotidiano dos consumidores. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-02T13:41:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-02T13:41:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9398 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9398/1/TCC%20Brendon%20Grassiani.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9398/2/TCC%20Brendon%20Grassiani.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9398/3/TCC%20Brendon%20Grassiani.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2966527a2c2622ffed9adeee420fc96 28803625c2ed8d7bb4d1c22edffa2b3b 5988a0a8280a1c40706dc84c52c011ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258453678817280 |