O impacto das ações promocionais na notoriedade da marca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14377 |
Resumo: | Esta dissertação enquadra-se no universo da marca, especificamente numa das dimensões base do valor da marca: a notoriedade da marca. O principal objetivo consistiu no estudo do impacto das diversas ações promocionais na notoriedade da marca na perspetiva do consumidor. Procurou-se obter resultados relativos à influência das ações promocionais no ponto de venda para o consumidor e a sua associação à notoriedade da marca. Para o alcance do objetivo delineado foi construído e aplicado um inquérito por questionário, via online, a uma amostra de 301 consumidores de Portugal Continental maiores de 16 anos. Os resultados evidenciaram que as ações promocionais exercem atratividade no consumidor, sendo a redução de preço, os banded packs e acréscimo de produto grátis e os vales de desconto as ações promocionais mais influentes para o consumidor. De destacar nos resultados que o comportamento do consumidor é influenciado durante e após a ocorrência da ação promocional. É percetível ainda que as ações promocionais e as categorias de produtos que despoletam o comportamento diferem consoante as caraterísticas demográficas do consumidor. Conclui-se que as ações promocionais assumem um papel determinante nas escolhas dos consumidores no ponto de venda e são um dos fatores que contribuem para a notoriedade das marcas. |
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O impacto das ações promocionais na notoriedade da marcaMarketingMarcasPromoção de vendasComportamento do consumidorEsta dissertação enquadra-se no universo da marca, especificamente numa das dimensões base do valor da marca: a notoriedade da marca. O principal objetivo consistiu no estudo do impacto das diversas ações promocionais na notoriedade da marca na perspetiva do consumidor. Procurou-se obter resultados relativos à influência das ações promocionais no ponto de venda para o consumidor e a sua associação à notoriedade da marca. Para o alcance do objetivo delineado foi construído e aplicado um inquérito por questionário, via online, a uma amostra de 301 consumidores de Portugal Continental maiores de 16 anos. Os resultados evidenciaram que as ações promocionais exercem atratividade no consumidor, sendo a redução de preço, os banded packs e acréscimo de produto grátis e os vales de desconto as ações promocionais mais influentes para o consumidor. De destacar nos resultados que o comportamento do consumidor é influenciado durante e após a ocorrência da ação promocional. É percetível ainda que as ações promocionais e as categorias de produtos que despoletam o comportamento diferem consoante as caraterísticas demográficas do consumidor. Conclui-se que as ações promocionais assumem um papel determinante nas escolhas dos consumidores no ponto de venda e são um dos fatores que contribuem para a notoriedade das marcas.This study fits in the marketing area, involving the brand universe; the main theme is the impact of promotional actions in brand notoriety. The development of the present study focused on obtaining results regarding the influence of the promotional actions to the consumer on the sales floor and its association to brand notoriety. To get answers to the goals established, an inquiry was designed under the form of an online questionnaire, to a sample of 301 valid inquiries that include consumers in the Portuguese territory, over 16 years of age. The results show that these promotional actions attract the consumer, being the price reduction, banded packs, the free product samples and the discount vouchers the most attractive and influential promotional actions to the consumer. It’s important to observe that the behavior of the consumer is affected during and after the occurrence of the promotional action. It´s also noticeable that with the demographic characteristics, the promotional actions and behavior inducing categories will also change accordingly. Another result of this study is that the behaviors and attitudes of the consumers change after being exposed to a promotional action. It´s possible to conclude that these promotional actions take a determinant role in consumer’s choices at the point of sale and are one of the factors in brand notoriety.Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro2015-07-10T14:23:09Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14377TID:201558831porVilhena, Diana Salomé Areiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:16Zoai:ria.ua.pt:10773/14377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:57.823800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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