O impacto das ações promocionais na notoriedade da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilhena, Diana Salomé Areias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14377
Resumo: Esta dissertação enquadra-se no universo da marca, especificamente numa das dimensões base do valor da marca: a notoriedade da marca. O principal objetivo consistiu no estudo do impacto das diversas ações promocionais na notoriedade da marca na perspetiva do consumidor. Procurou-se obter resultados relativos à influência das ações promocionais no ponto de venda para o consumidor e a sua associação à notoriedade da marca. Para o alcance do objetivo delineado foi construído e aplicado um inquérito por questionário, via online, a uma amostra de 301 consumidores de Portugal Continental maiores de 16 anos. Os resultados evidenciaram que as ações promocionais exercem atratividade no consumidor, sendo a redução de preço, os banded packs e acréscimo de produto grátis e os vales de desconto as ações promocionais mais influentes para o consumidor. De destacar nos resultados que o comportamento do consumidor é influenciado durante e após a ocorrência da ação promocional. É percetível ainda que as ações promocionais e as categorias de produtos que despoletam o comportamento diferem consoante as caraterísticas demográficas do consumidor. Conclui-se que as ações promocionais assumem um papel determinante nas escolhas dos consumidores no ponto de venda e são um dos fatores que contribuem para a notoriedade das marcas.
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