Avaliação de um sistema de fixação em poltronas de um ônibus urbano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6507 |
Resumo: | O presente trabalho estudou a junta aparafusada utilizada na fixação dos pés de poltronas no assoalho de um ônibus utilizado no transporte coletivo urbano. Garantir a integridade da fixação da poltrona torna-se essencial para a segurança dos passageiros do ônibus, pois sua utilização diária envolve desde a acomodação do passageiro sentado até o apoio para os passageiros que encontram-se em pé. Este trabalho avaliou o relaxamento e a perda do torque de aperto da junta aparafusada em questão, considerando os diversos carregamentos variáveis à que a junta é sujeitada diariamente, para tal, foram utilizadas células de carga piezoelétricas nos parafusos da junta, realizando-se a coleta das cargas de tração com o veículo trafegando em diferentes tipos de pistas e com passageiros executando diversas ações cotidianas sob a poltrona que de alguma forma podem interferir no correto funcionamento da junta aparafusada. Para obter os dados necessários dos materiais que compõem a junta, foram realizados ensaios mecânicos no laboratório de ensaios mecânicos da empresa Marcopolo e no laboratório de polímeros da Universidade de Caxias do Sul. Através dos resultados obtidos nos ensaios, foram realizados cálculos conforme a normativa VDI 2230 e com base nos resultados dos cálculos foram sugeridas propostas de melhorias no dimensionamento da junta, principalmente devido a existência do assoalho de madeira e do tapete polimérico na composição das contrapeças da junta aparafusada. As propostas de melhoria apresentadas envolveram a utilização de uma bucha de aço ao entorno dos parafusos e os ensaios de validação das propostas apresentaram valores de perda de pré-carga de 5,1% e 6,6%, valores inferiores à configuração atual da junta aparafusada que possui uma perda de pré-carga de 29,4% (sic). |
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Picolotto, Bruno CésarCesario, André AlanizZeilmann, Rodrigo PanossoGrison, Vagner2020-09-08T13:44:45Z2020-09-08T13:44:45Z2020-07-282020https://repositorio.ucs.br/11338/6507O presente trabalho estudou a junta aparafusada utilizada na fixação dos pés de poltronas no assoalho de um ônibus utilizado no transporte coletivo urbano. Garantir a integridade da fixação da poltrona torna-se essencial para a segurança dos passageiros do ônibus, pois sua utilização diária envolve desde a acomodação do passageiro sentado até o apoio para os passageiros que encontram-se em pé. Este trabalho avaliou o relaxamento e a perda do torque de aperto da junta aparafusada em questão, considerando os diversos carregamentos variáveis à que a junta é sujeitada diariamente, para tal, foram utilizadas células de carga piezoelétricas nos parafusos da junta, realizando-se a coleta das cargas de tração com o veículo trafegando em diferentes tipos de pistas e com passageiros executando diversas ações cotidianas sob a poltrona que de alguma forma podem interferir no correto funcionamento da junta aparafusada. Para obter os dados necessários dos materiais que compõem a junta, foram realizados ensaios mecânicos no laboratório de ensaios mecânicos da empresa Marcopolo e no laboratório de polímeros da Universidade de Caxias do Sul. Através dos resultados obtidos nos ensaios, foram realizados cálculos conforme a normativa VDI 2230 e com base nos resultados dos cálculos foram sugeridas propostas de melhorias no dimensionamento da junta, principalmente devido a existência do assoalho de madeira e do tapete polimérico na composição das contrapeças da junta aparafusada. As propostas de melhoria apresentadas envolveram a utilização de uma bucha de aço ao entorno dos parafusos e os ensaios de validação das propostas apresentaram valores de perda de pré-carga de 5,1% e 6,6%, valores inferiores à configuração atual da junta aparafusada que possui uma perda de pré-carga de 29,4% (sic).The present work studied the bolted joint used to fix the feet of seats on the floor of a bus used in urban public transport. Ensuring the integrity of the seat fastening is essential for the safety of bus passengers, since its daily use involves everything from the accommodation of the seated passenger to the support for passengers who are standing. This work evaluated the relaxation and the loss of tightening torque of the bolted joint in question, considering the various variable loads to which the joint is subjected daily, for this purpose, piezoelectric load cells were used in the joint screws, making the collection of the traction loads with the vehicle traveling on different types of tracks and with passengers performing various daily actions under the seat that can somehow interfere with the correct functioning of the bolted joint. To obtain the necessary data on the materials that make up the joint, mechanical tests were carried out in the mechanical testing laboratory of the company Marcopolo and in the polymer laboratory of the University of Caxias do Sul. Through the results obtained in the tests, calculations were performed according to the VDI 2230 standard and based on the results of the calculations, proposals for improvements in the dimensioning of the joint were suggested, mainly due to the existence of the wooden floor and the polymeric carpet in the composition of the joint's counterparts screwed. The improvement proposals presented involved the use of a steel bushing around the screws and the validation tests of the proposals presented pre-load loss values of 5.1% and 6.6%, values below the current configuration of the joint bolted with a pre-load loss of 29.4% (sic).Engenharia mecânicaJuntas (Engenharia)ÔnibusAvaliação de um sistema de fixação em poltronas de um ônibus urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Bruno César Picolotto.pdfTCC Bruno César Picolotto.pdfapplication/pdf2556749https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6507/1/TCC%20Bruno%20C%c3%a9sar%20Picolotto.pdf16d4ed4699b2766ff57dcfe5e0056b7dMD51TEXTTCC Bruno César Picolotto.pdf.txtTCC Bruno César Picolotto.pdf.txtExtracted texttext/plain108956https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6507/2/TCC%20Bruno%20C%c3%a9sar%20Picolotto.pdf.txt940116affeffc3bb13c5fdde220b806aMD52THUMBNAILTCC Bruno César Picolotto.pdf.jpgTCC Bruno César Picolotto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6507/3/TCC%20Bruno%20C%c3%a9sar%20Picolotto.pdf.jpg8b5506bd736907886b7db256afacede0MD5311338/65072020-12-10 12:45:32.432oai:repositorio.ucs.br:11338/6507Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-12-10T12:45:32Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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