A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dall Agnol, Samira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/240
Resumo: Com o intuito de perceber as relações entre as práticas de leitura e as condições socioeconômicas e culturais de Nova Bassano, foram coletados, primeiramente, dados de alunos e professores do Colégio Colbachini, através de questionário, e, em seguida, foram compilados depoimentos da comunidade em geral, através da técnica de oitiva. Os resultados apontam que, enquanto na comunidade escolar ocorre certa efervescência da leitura, através de feiras do livro, palestras com escritores, indicação de leituras, etc., na comunidade em geral, a leitura perde forças, não encontrado nem ressonância, nem prestígio. Pode-se pensar que, na comunidade bassanense, a leitura não constitui um traço cultural e um dos motivos pode estar vinculado à questão da formação da RCI-RS e, por conseqüência, do município. Entretanto, é perceptível o esforço da comunidade escolar, principalmente dos professores, na tentativa de modificar essa situação. Os dados dos alunos do Ensino Fundamental indicam que, se instigadas e estimuladas, as novas gerações podem instituir prestígio a práticas culturais ainda pouco valorizadas nessa comunidade, como as práticas de leitura.
id UCS_7b0d59103af635ceadb6434a32d4039f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/240
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Dall Agnol, SamiraPaviani, Neires Maria Soldatelli2014-05-15T17:32:30Z2014-05-15T17:32:30Z2014-05-152007-08-07https://repositorio.ucs.br/handle/11338/240Com o intuito de perceber as relações entre as práticas de leitura e as condições socioeconômicas e culturais de Nova Bassano, foram coletados, primeiramente, dados de alunos e professores do Colégio Colbachini, através de questionário, e, em seguida, foram compilados depoimentos da comunidade em geral, através da técnica de oitiva. Os resultados apontam que, enquanto na comunidade escolar ocorre certa efervescência da leitura, através de feiras do livro, palestras com escritores, indicação de leituras, etc., na comunidade em geral, a leitura perde forças, não encontrado nem ressonância, nem prestígio. Pode-se pensar que, na comunidade bassanense, a leitura não constitui um traço cultural e um dos motivos pode estar vinculado à questão da formação da RCI-RS e, por conseqüência, do município. Entretanto, é perceptível o esforço da comunidade escolar, principalmente dos professores, na tentativa de modificar essa situação. Os dados dos alunos do Ensino Fundamental indicam que, se instigadas e estimuladas, as novas gerações podem instituir prestígio a práticas culturais ainda pouco valorizadas nessa comunidade, como as práticas de leitura.Aiming to notice the relations between the reading practices and the social, economic and cultural conditions of Nova Bassano, firstly, data were collected, through a questionnaire, from students and teachers of Colbachini School and, after that, some statements from people of the community were collected, through the hearsay technique. The results point that, while in the school community there is certain effervescence of reading, through book-promoting markets, lectures with writers, reading indications, etc., in the community in general, the reading loses power, for the reason that it cannot find neither resonance nor prestige. It can be thought that, in the bassanense community, the reading act does not constitute a cultural trace and one of the reasons could be related to the formation of the RCI-RS and, as a consequence, to the formation of the city. However, it is perceptible the efforts made from the school, mainly from the teachers, in an attempt of modifying this situation. The data of Ensino Fundamental students show that, if instigated and stimulated, the new generations could institute prestige to cultural practices not yet enough valued nowadays to this community, as reading practices.LetrasPráticas de leituraCondições socioeconômicas e culturaisValor social da leituraReading practicesSocial, economic and cultural conditionsSocial value of readingA leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8315450766284483DALL AGNOL, S.Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado AcadêmicoTEXTDissertacao Samira Dall Agnol.pdf.txtDissertacao Samira Dall Agnol.pdf.txtExtracted texttext/plain270284https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/3/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf.txtfc2f970ca402a0c848042b361e8a9a5cMD53THUMBNAILDissertacao Samira Dall Agnol.pdf.jpgDissertacao Samira Dall Agnol.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/4/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf.jpga9917e8f9c25d721c439d43702486916MD54ORIGINALDissertacao Samira Dall Agnol.pdfDissertacao Samira Dall Agnol.pdfapplication/pdf712368https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/1/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf084554081943ab31c89e7b669322520aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/2402018-08-17 06:03:24.525oai:repositorio.ucs.br:11338/240IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:03:24Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais
title A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais
spellingShingle A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais
Dall Agnol, Samira
Letras
Práticas de leitura
Condições socioeconômicas e culturais
Valor social da leitura
Reading practices
Social, economic and cultural conditions
Social value of reading
title_short A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais
title_full A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais
title_fullStr A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais
title_full_unstemmed A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais
title_sort A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais
author Dall Agnol, Samira
author_facet Dall Agnol, Samira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dall Agnol, Samira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paviani, Neires Maria Soldatelli
contributor_str_mv Paviani, Neires Maria Soldatelli
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Práticas de leitura
Condições socioeconômicas e culturais
Valor social da leitura
topic Letras
Práticas de leitura
Condições socioeconômicas e culturais
Valor social da leitura
Reading practices
Social, economic and cultural conditions
Social value of reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading practices
Social, economic and cultural conditions
Social value of reading
description Com o intuito de perceber as relações entre as práticas de leitura e as condições socioeconômicas e culturais de Nova Bassano, foram coletados, primeiramente, dados de alunos e professores do Colégio Colbachini, através de questionário, e, em seguida, foram compilados depoimentos da comunidade em geral, através da técnica de oitiva. Os resultados apontam que, enquanto na comunidade escolar ocorre certa efervescência da leitura, através de feiras do livro, palestras com escritores, indicação de leituras, etc., na comunidade em geral, a leitura perde forças, não encontrado nem ressonância, nem prestígio. Pode-se pensar que, na comunidade bassanense, a leitura não constitui um traço cultural e um dos motivos pode estar vinculado à questão da formação da RCI-RS e, por conseqüência, do município. Entretanto, é perceptível o esforço da comunidade escolar, principalmente dos professores, na tentativa de modificar essa situação. Os dados dos alunos do Ensino Fundamental indicam que, se instigadas e estimuladas, as novas gerações podem instituir prestígio a práticas culturais ainda pouco valorizadas nessa comunidade, como as práticas de leitura.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-15T17:32:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-15T17:32:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/240
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/3/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/4/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/1/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fc2f970ca402a0c848042b361e8a9a5c
a9917e8f9c25d721c439d43702486916
084554081943ab31c89e7b669322520a
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308897021231104