A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/240 |
Resumo: | Com o intuito de perceber as relações entre as práticas de leitura e as condições socioeconômicas e culturais de Nova Bassano, foram coletados, primeiramente, dados de alunos e professores do Colégio Colbachini, através de questionário, e, em seguida, foram compilados depoimentos da comunidade em geral, através da técnica de oitiva. Os resultados apontam que, enquanto na comunidade escolar ocorre certa efervescência da leitura, através de feiras do livro, palestras com escritores, indicação de leituras, etc., na comunidade em geral, a leitura perde forças, não encontrado nem ressonância, nem prestígio. Pode-se pensar que, na comunidade bassanense, a leitura não constitui um traço cultural e um dos motivos pode estar vinculado à questão da formação da RCI-RS e, por conseqüência, do município. Entretanto, é perceptível o esforço da comunidade escolar, principalmente dos professores, na tentativa de modificar essa situação. Os dados dos alunos do Ensino Fundamental indicam que, se instigadas e estimuladas, as novas gerações podem instituir prestígio a práticas culturais ainda pouco valorizadas nessa comunidade, como as práticas de leitura. |
id |
UCS_7b0d59103af635ceadb6434a32d4039f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/240 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dall Agnol, SamiraPaviani, Neires Maria Soldatelli2014-05-15T17:32:30Z2014-05-15T17:32:30Z2014-05-152007-08-07https://repositorio.ucs.br/handle/11338/240Com o intuito de perceber as relações entre as práticas de leitura e as condições socioeconômicas e culturais de Nova Bassano, foram coletados, primeiramente, dados de alunos e professores do Colégio Colbachini, através de questionário, e, em seguida, foram compilados depoimentos da comunidade em geral, através da técnica de oitiva. Os resultados apontam que, enquanto na comunidade escolar ocorre certa efervescência da leitura, através de feiras do livro, palestras com escritores, indicação de leituras, etc., na comunidade em geral, a leitura perde forças, não encontrado nem ressonância, nem prestígio. Pode-se pensar que, na comunidade bassanense, a leitura não constitui um traço cultural e um dos motivos pode estar vinculado à questão da formação da RCI-RS e, por conseqüência, do município. Entretanto, é perceptível o esforço da comunidade escolar, principalmente dos professores, na tentativa de modificar essa situação. Os dados dos alunos do Ensino Fundamental indicam que, se instigadas e estimuladas, as novas gerações podem instituir prestígio a práticas culturais ainda pouco valorizadas nessa comunidade, como as práticas de leitura.Aiming to notice the relations between the reading practices and the social, economic and cultural conditions of Nova Bassano, firstly, data were collected, through a questionnaire, from students and teachers of Colbachini School and, after that, some statements from people of the community were collected, through the hearsay technique. The results point that, while in the school community there is certain effervescence of reading, through book-promoting markets, lectures with writers, reading indications, etc., in the community in general, the reading loses power, for the reason that it cannot find neither resonance nor prestige. It can be thought that, in the bassanense community, the reading act does not constitute a cultural trace and one of the reasons could be related to the formation of the RCI-RS and, as a consequence, to the formation of the city. However, it is perceptible the efforts made from the school, mainly from the teachers, in an attempt of modifying this situation. The data of Ensino Fundamental students show that, if instigated and stimulated, the new generations could institute prestige to cultural practices not yet enough valued nowadays to this community, as reading practices.LetrasPráticas de leituraCondições socioeconômicas e culturaisValor social da leituraReading practicesSocial, economic and cultural conditionsSocial value of readingA leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8315450766284483DALL AGNOL, S.Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado AcadêmicoTEXTDissertacao Samira Dall Agnol.pdf.txtDissertacao Samira Dall Agnol.pdf.txtExtracted texttext/plain270284https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/3/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf.txtfc2f970ca402a0c848042b361e8a9a5cMD53THUMBNAILDissertacao Samira Dall Agnol.pdf.jpgDissertacao Samira Dall Agnol.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/4/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf.jpga9917e8f9c25d721c439d43702486916MD54ORIGINALDissertacao Samira Dall Agnol.pdfDissertacao Samira Dall Agnol.pdfapplication/pdf712368https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/1/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf084554081943ab31c89e7b669322520aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/2402018-08-17 06:03:24.525oai:repositorio.ucs.br:11338/240IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:03:24Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais |
title |
A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais |
spellingShingle |
A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais Dall Agnol, Samira Letras Práticas de leitura Condições socioeconômicas e culturais Valor social da leitura Reading practices Social, economic and cultural conditions Social value of reading |
title_short |
A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais |
title_full |
A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais |
title_fullStr |
A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais |
title_full_unstemmed |
A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais |
title_sort |
A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais |
author |
Dall Agnol, Samira |
author_facet |
Dall Agnol, Samira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dall Agnol, Samira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paviani, Neires Maria Soldatelli |
contributor_str_mv |
Paviani, Neires Maria Soldatelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Práticas de leitura Condições socioeconômicas e culturais Valor social da leitura |
topic |
Letras Práticas de leitura Condições socioeconômicas e culturais Valor social da leitura Reading practices Social, economic and cultural conditions Social value of reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading practices Social, economic and cultural conditions Social value of reading |
description |
Com o intuito de perceber as relações entre as práticas de leitura e as condições socioeconômicas e culturais de Nova Bassano, foram coletados, primeiramente, dados de alunos e professores do Colégio Colbachini, através de questionário, e, em seguida, foram compilados depoimentos da comunidade em geral, através da técnica de oitiva. Os resultados apontam que, enquanto na comunidade escolar ocorre certa efervescência da leitura, através de feiras do livro, palestras com escritores, indicação de leituras, etc., na comunidade em geral, a leitura perde forças, não encontrado nem ressonância, nem prestígio. Pode-se pensar que, na comunidade bassanense, a leitura não constitui um traço cultural e um dos motivos pode estar vinculado à questão da formação da RCI-RS e, por conseqüência, do município. Entretanto, é perceptível o esforço da comunidade escolar, principalmente dos professores, na tentativa de modificar essa situação. Os dados dos alunos do Ensino Fundamental indicam que, se instigadas e estimuladas, as novas gerações podem instituir prestígio a práticas culturais ainda pouco valorizadas nessa comunidade, como as práticas de leitura. |
publishDate |
2007 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2007-08-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-15T17:32:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-15T17:32:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/240 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/3/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/4/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/1/Dissertacao%20Samira%20Dall%20Agnol.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/240/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc2f970ca402a0c848042b361e8a9a5c a9917e8f9c25d721c439d43702486916 084554081943ab31c89e7b669322520a deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308897021231104 |