Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonatto, Luciane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1244
Resumo: A área de Tecnologia da Informação (TI) das empresas necessita de melhores práticas para colocar a TI na mesma direção da estratégia da empresa, dando foco ao negócio, com custos justificáveis. As melhores práticas norteiam a empresa de forma que os objetivos organizacionais possam ser atendidos. Com a adoção das melhores práticas em TI pressupõe-se que a empresa realizará a forma mais eficiente e eficaz da gestão de recursos e com isso trará melhores resultados e vantagem competitiva. Neste trabalho são apresentadas as melhores práticas para o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação através da análise de uma série de modelos existentes, que tem por objetivo auxiliar aos gestores de TI e as empresas a gerenciarem com qualidade e de forma coerente os seus serviços de TI. Através da análise destes modelos, é proposto um roteiro que proporcione ao NUSIS indicar melhorias no Gerenciamento de Serviços de TI das empresas associadas. Este roteiro parte do diagnóstico do nível de maturidade dos serviços de TI da empresa, da identificação do nível de maturidade dos serviços de TI que a empresa quer atingir, e a partir desta diferença, aponta as práticas de melhorias para o Gerenciamento de Serviços de TI adequadas à situação da empresa (sic).
id UCS_7dfad8fa13d9957bbb1ad55303735a83
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1244
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Bonatto, LucianeLima, Maria de Fátima Webber do PradoFaccin, Daniel AntônioDe Carli, Iraci Cristina da Silveira2016-07-27T19:15:07Z2016-07-27T19:15:07Z2013https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1244A área de Tecnologia da Informação (TI) das empresas necessita de melhores práticas para colocar a TI na mesma direção da estratégia da empresa, dando foco ao negócio, com custos justificáveis. As melhores práticas norteiam a empresa de forma que os objetivos organizacionais possam ser atendidos. Com a adoção das melhores práticas em TI pressupõe-se que a empresa realizará a forma mais eficiente e eficaz da gestão de recursos e com isso trará melhores resultados e vantagem competitiva. Neste trabalho são apresentadas as melhores práticas para o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação através da análise de uma série de modelos existentes, que tem por objetivo auxiliar aos gestores de TI e as empresas a gerenciarem com qualidade e de forma coerente os seus serviços de TI. Através da análise destes modelos, é proposto um roteiro que proporcione ao NUSIS indicar melhorias no Gerenciamento de Serviços de TI das empresas associadas. Este roteiro parte do diagnóstico do nível de maturidade dos serviços de TI da empresa, da identificação do nível de maturidade dos serviços de TI que a empresa quer atingir, e a partir desta diferença, aponta as práticas de melhorias para o Gerenciamento de Serviços de TI adequadas à situação da empresa (sic).Tecnologia da informaçãoInteligência competitiva (Administração)Sistemas de informação gerencialPlanejamento estratégicoMelhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Sistemas de InformaçãoTEXTTCC Luciane Bonatto.pdf.txtTCC Luciane Bonatto.pdf.txtExtracted texttext/plain327036https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/3/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf.txtd21532778098aba3ff0285c3e3bafd93MD53THUMBNAILTCC Luciane Bonatto.pdf.jpgTCC Luciane Bonatto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/4/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf.jpg3eb8eaa86fe09c1bd2bdf11922217dd8MD54ORIGINALTCC Luciane Bonatto.pdfTCC Luciane Bonatto.pdfapplication/pdf4588733https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/1/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf6856eac1a6b8295f0444b8f64b88d435MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/12442018-08-17 06:26:16.482oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:26:16Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação
title Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação
spellingShingle Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação
Bonatto, Luciane
Tecnologia da informação
Inteligência competitiva (Administração)
Sistemas de informação gerencial
Planejamento estratégico
title_short Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação
title_full Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação
title_fullStr Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação
title_full_unstemmed Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação
title_sort Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação
author Bonatto, Luciane
author_facet Bonatto, Luciane
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Lima, Maria de Fátima Webber do Prado
Faccin, Daniel Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonatto, Luciane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv De Carli, Iraci Cristina da Silveira
contributor_str_mv De Carli, Iraci Cristina da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Inteligência competitiva (Administração)
Sistemas de informação gerencial
Planejamento estratégico
topic Tecnologia da informação
Inteligência competitiva (Administração)
Sistemas de informação gerencial
Planejamento estratégico
description A área de Tecnologia da Informação (TI) das empresas necessita de melhores práticas para colocar a TI na mesma direção da estratégia da empresa, dando foco ao negócio, com custos justificáveis. As melhores práticas norteiam a empresa de forma que os objetivos organizacionais possam ser atendidos. Com a adoção das melhores práticas em TI pressupõe-se que a empresa realizará a forma mais eficiente e eficaz da gestão de recursos e com isso trará melhores resultados e vantagem competitiva. Neste trabalho são apresentadas as melhores práticas para o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação através da análise de uma série de modelos existentes, que tem por objetivo auxiliar aos gestores de TI e as empresas a gerenciarem com qualidade e de forma coerente os seus serviços de TI. Através da análise destes modelos, é proposto um roteiro que proporcione ao NUSIS indicar melhorias no Gerenciamento de Serviços de TI das empresas associadas. Este roteiro parte do diagnóstico do nível de maturidade dos serviços de TI da empresa, da identificação do nível de maturidade dos serviços de TI que a empresa quer atingir, e a partir desta diferença, aponta as práticas de melhorias para o Gerenciamento de Serviços de TI adequadas à situação da empresa (sic).
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-27T19:15:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-27T19:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1244
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/3/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/4/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/1/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d21532778098aba3ff0285c3e3bafd93
3eb8eaa86fe09c1bd2bdf11922217dd8
6856eac1a6b8295f0444b8f64b88d435
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308905803055104