Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1244 |
Resumo: | A área de Tecnologia da Informação (TI) das empresas necessita de melhores práticas para colocar a TI na mesma direção da estratégia da empresa, dando foco ao negócio, com custos justificáveis. As melhores práticas norteiam a empresa de forma que os objetivos organizacionais possam ser atendidos. Com a adoção das melhores práticas em TI pressupõe-se que a empresa realizará a forma mais eficiente e eficaz da gestão de recursos e com isso trará melhores resultados e vantagem competitiva. Neste trabalho são apresentadas as melhores práticas para o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação através da análise de uma série de modelos existentes, que tem por objetivo auxiliar aos gestores de TI e as empresas a gerenciarem com qualidade e de forma coerente os seus serviços de TI. Através da análise destes modelos, é proposto um roteiro que proporcione ao NUSIS indicar melhorias no Gerenciamento de Serviços de TI das empresas associadas. Este roteiro parte do diagnóstico do nível de maturidade dos serviços de TI da empresa, da identificação do nível de maturidade dos serviços de TI que a empresa quer atingir, e a partir desta diferença, aponta as práticas de melhorias para o Gerenciamento de Serviços de TI adequadas à situação da empresa (sic). |
id |
UCS_7dfad8fa13d9957bbb1ad55303735a83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/1244 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonatto, LucianeLima, Maria de Fátima Webber do PradoFaccin, Daniel AntônioDe Carli, Iraci Cristina da Silveira2016-07-27T19:15:07Z2016-07-27T19:15:07Z2013https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1244A área de Tecnologia da Informação (TI) das empresas necessita de melhores práticas para colocar a TI na mesma direção da estratégia da empresa, dando foco ao negócio, com custos justificáveis. As melhores práticas norteiam a empresa de forma que os objetivos organizacionais possam ser atendidos. Com a adoção das melhores práticas em TI pressupõe-se que a empresa realizará a forma mais eficiente e eficaz da gestão de recursos e com isso trará melhores resultados e vantagem competitiva. Neste trabalho são apresentadas as melhores práticas para o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação através da análise de uma série de modelos existentes, que tem por objetivo auxiliar aos gestores de TI e as empresas a gerenciarem com qualidade e de forma coerente os seus serviços de TI. Através da análise destes modelos, é proposto um roteiro que proporcione ao NUSIS indicar melhorias no Gerenciamento de Serviços de TI das empresas associadas. Este roteiro parte do diagnóstico do nível de maturidade dos serviços de TI da empresa, da identificação do nível de maturidade dos serviços de TI que a empresa quer atingir, e a partir desta diferença, aponta as práticas de melhorias para o Gerenciamento de Serviços de TI adequadas à situação da empresa (sic).Tecnologia da informaçãoInteligência competitiva (Administração)Sistemas de informação gerencialPlanejamento estratégicoMelhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Sistemas de InformaçãoTEXTTCC Luciane Bonatto.pdf.txtTCC Luciane Bonatto.pdf.txtExtracted texttext/plain327036https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/3/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf.txtd21532778098aba3ff0285c3e3bafd93MD53THUMBNAILTCC Luciane Bonatto.pdf.jpgTCC Luciane Bonatto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/4/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf.jpg3eb8eaa86fe09c1bd2bdf11922217dd8MD54ORIGINALTCC Luciane Bonatto.pdfTCC Luciane Bonatto.pdfapplication/pdf4588733https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/1/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf6856eac1a6b8295f0444b8f64b88d435MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/12442018-08-17 06:26:16.482oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:26:16Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação |
title |
Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação |
spellingShingle |
Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação Bonatto, Luciane Tecnologia da informação Inteligência competitiva (Administração) Sistemas de informação gerencial Planejamento estratégico |
title_short |
Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação |
title_full |
Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação |
title_fullStr |
Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação |
title_full_unstemmed |
Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação |
title_sort |
Melhorias no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação |
author |
Bonatto, Luciane |
author_facet |
Bonatto, Luciane |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Lima, Maria de Fátima Webber do Prado Faccin, Daniel Antônio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonatto, Luciane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
De Carli, Iraci Cristina da Silveira |
contributor_str_mv |
De Carli, Iraci Cristina da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Inteligência competitiva (Administração) Sistemas de informação gerencial Planejamento estratégico |
topic |
Tecnologia da informação Inteligência competitiva (Administração) Sistemas de informação gerencial Planejamento estratégico |
description |
A área de Tecnologia da Informação (TI) das empresas necessita de melhores práticas para colocar a TI na mesma direção da estratégia da empresa, dando foco ao negócio, com custos justificáveis. As melhores práticas norteiam a empresa de forma que os objetivos organizacionais possam ser atendidos. Com a adoção das melhores práticas em TI pressupõe-se que a empresa realizará a forma mais eficiente e eficaz da gestão de recursos e com isso trará melhores resultados e vantagem competitiva. Neste trabalho são apresentadas as melhores práticas para o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação através da análise de uma série de modelos existentes, que tem por objetivo auxiliar aos gestores de TI e as empresas a gerenciarem com qualidade e de forma coerente os seus serviços de TI. Através da análise destes modelos, é proposto um roteiro que proporcione ao NUSIS indicar melhorias no Gerenciamento de Serviços de TI das empresas associadas. Este roteiro parte do diagnóstico do nível de maturidade dos serviços de TI da empresa, da identificação do nível de maturidade dos serviços de TI que a empresa quer atingir, e a partir desta diferença, aponta as práticas de melhorias para o Gerenciamento de Serviços de TI adequadas à situação da empresa (sic). |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-27T19:15:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-27T19:15:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1244 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/3/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/4/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/1/TCC%20Luciane%20Bonatto.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1244/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d21532778098aba3ff0285c3e3bafd93 3eb8eaa86fe09c1bd2bdf11922217dd8 6856eac1a6b8295f0444b8f64b88d435 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308905803055104 |