A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turmina, Natália
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5645
Resumo: O presente estudo tem como objetivo elencar quais as implicações que levam os professores de Educação Física do primeiro ano do Ensino Fundamental a propiciar o lúdico ou deixar de inseri-lo na prática pedagógica. Muitas são as contribuições da ludicidade para a primeira etapa do ensino fundamental e para o desenvolvimento da criança. E o corpo nessa fase é essencial para que a criança aprenda, a aprendizagem precisa passar pelo corpo. Assim, entrelaça-se as áreas da Educação Física com a ludicidade, percebendo como envolver a criança dessa faixa etária da alfabetização com o prazer do brincar com o corpo para melhor promover sua aprendizagem e desenvolvimento. Através da pesquisa mista, tanto qualitativa quanto quantitativa, o estudo aplicará questionários a professores atuantes no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Caxias do Sul. Com a coleta destes dados, se utilizará de números e gráficos para ilustrar e agregar a interpretação também qualitativa do estudo (sic).
id UCS_8e347e384ee09736ca5d90c146707a9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5645
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Turmina, NatáliaSilva, Mauro Amancio daMaciel, Rochele Rita AndreazzaMaciel, Rochele Rita Andreazza2020-03-27T04:17:15Z2020-03-27T04:17:15Z2019-07-092019https://repositorio.ucs.br/11338/5645O presente estudo tem como objetivo elencar quais as implicações que levam os professores de Educação Física do primeiro ano do Ensino Fundamental a propiciar o lúdico ou deixar de inseri-lo na prática pedagógica. Muitas são as contribuições da ludicidade para a primeira etapa do ensino fundamental e para o desenvolvimento da criança. E o corpo nessa fase é essencial para que a criança aprenda, a aprendizagem precisa passar pelo corpo. Assim, entrelaça-se as áreas da Educação Física com a ludicidade, percebendo como envolver a criança dessa faixa etária da alfabetização com o prazer do brincar com o corpo para melhor promover sua aprendizagem e desenvolvimento. Através da pesquisa mista, tanto qualitativa quanto quantitativa, o estudo aplicará questionários a professores atuantes no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Caxias do Sul. Com a coleta destes dados, se utilizará de números e gráficos para ilustrar e agregar a interpretação também qualitativa do estudo (sic).The purpose of this study is to elucidate the implications of physical education teachers in the first year of elementary school to provide playful learning or not to insert it into pedagogical practice. Many are the contributions of playfulness to the first stage of elementary education and to the development of the child. And the body at this stage is essential for the child to learn, learning must pass through the body. Thus, the physical education areas are intertwined with playfulness, perceiving how to involve the child in this age group of literacy with the pleasure of playing with the body to better promote their learning and development. Through the mixed research, both qualitative and quantitative, the study will apply questionnaires to teachers working in the first year of Elementary School of the Caxias do Sul Municipal network. With the collection of these data, numbers and graphs will be used to illustrate and aggregate interpretation as well qualitative study (sic).Educação físicaAprendizagemEnsino fundamentalA importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEducação Física – LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-07-12 00:00:00ORIGINALTCC Natalia Turmina.pdfTCC Natalia Turmina.pdfapplication/pdf339144https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/1/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf8983c5d13b848326ed2b157b48899c6fMD51TEXTTCC Natalia Turmina.pdf.txtTCC Natalia Turmina.pdf.txtExtracted texttext/plain53819https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/2/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf.txte443154c176e849d6b81080d3e0ad0f4MD52THUMBNAILTCC Natalia Turmina.pdf.jpgTCC Natalia Turmina.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/3/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf.jpgc01a0693e8603406944ba357713366e0MD5311338/56452021-03-26 20:55:57.465oai:repositorio.ucs.br:11338/5645Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-03-26T20:55:57Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental
title A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental
spellingShingle A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental
Turmina, Natália
Educação física
Aprendizagem
Ensino fundamental
title_short A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_full A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_sort A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental
author Turmina, Natália
author_facet Turmina, Natália
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Mauro Amancio da
Maciel, Rochele Rita Andreazza
dc.contributor.author.fl_str_mv Turmina, Natália
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maciel, Rochele Rita Andreazza
contributor_str_mv Maciel, Rochele Rita Andreazza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Aprendizagem
Ensino fundamental
topic Educação física
Aprendizagem
Ensino fundamental
description O presente estudo tem como objetivo elencar quais as implicações que levam os professores de Educação Física do primeiro ano do Ensino Fundamental a propiciar o lúdico ou deixar de inseri-lo na prática pedagógica. Muitas são as contribuições da ludicidade para a primeira etapa do ensino fundamental e para o desenvolvimento da criança. E o corpo nessa fase é essencial para que a criança aprenda, a aprendizagem precisa passar pelo corpo. Assim, entrelaça-se as áreas da Educação Física com a ludicidade, percebendo como envolver a criança dessa faixa etária da alfabetização com o prazer do brincar com o corpo para melhor promover sua aprendizagem e desenvolvimento. Através da pesquisa mista, tanto qualitativa quanto quantitativa, o estudo aplicará questionários a professores atuantes no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Caxias do Sul. Com a coleta destes dados, se utilizará de números e gráficos para ilustrar e agregar a interpretação também qualitativa do estudo (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-27T04:17:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-27T04:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5645
url https://repositorio.ucs.br/11338/5645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/1/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/2/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/3/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8983c5d13b848326ed2b157b48899c6f
e443154c176e849d6b81080d3e0ad0f4
c01a0693e8603406944ba357713366e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308901130600448