A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5645 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo elencar quais as implicações que levam os professores de Educação Física do primeiro ano do Ensino Fundamental a propiciar o lúdico ou deixar de inseri-lo na prática pedagógica. Muitas são as contribuições da ludicidade para a primeira etapa do ensino fundamental e para o desenvolvimento da criança. E o corpo nessa fase é essencial para que a criança aprenda, a aprendizagem precisa passar pelo corpo. Assim, entrelaça-se as áreas da Educação Física com a ludicidade, percebendo como envolver a criança dessa faixa etária da alfabetização com o prazer do brincar com o corpo para melhor promover sua aprendizagem e desenvolvimento. Através da pesquisa mista, tanto qualitativa quanto quantitativa, o estudo aplicará questionários a professores atuantes no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Caxias do Sul. Com a coleta destes dados, se utilizará de números e gráficos para ilustrar e agregar a interpretação também qualitativa do estudo (sic). |
id |
UCS_8e347e384ee09736ca5d90c146707a9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5645 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Turmina, NatáliaSilva, Mauro Amancio daMaciel, Rochele Rita AndreazzaMaciel, Rochele Rita Andreazza2020-03-27T04:17:15Z2020-03-27T04:17:15Z2019-07-092019https://repositorio.ucs.br/11338/5645O presente estudo tem como objetivo elencar quais as implicações que levam os professores de Educação Física do primeiro ano do Ensino Fundamental a propiciar o lúdico ou deixar de inseri-lo na prática pedagógica. Muitas são as contribuições da ludicidade para a primeira etapa do ensino fundamental e para o desenvolvimento da criança. E o corpo nessa fase é essencial para que a criança aprenda, a aprendizagem precisa passar pelo corpo. Assim, entrelaça-se as áreas da Educação Física com a ludicidade, percebendo como envolver a criança dessa faixa etária da alfabetização com o prazer do brincar com o corpo para melhor promover sua aprendizagem e desenvolvimento. Através da pesquisa mista, tanto qualitativa quanto quantitativa, o estudo aplicará questionários a professores atuantes no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Caxias do Sul. Com a coleta destes dados, se utilizará de números e gráficos para ilustrar e agregar a interpretação também qualitativa do estudo (sic).The purpose of this study is to elucidate the implications of physical education teachers in the first year of elementary school to provide playful learning or not to insert it into pedagogical practice. Many are the contributions of playfulness to the first stage of elementary education and to the development of the child. And the body at this stage is essential for the child to learn, learning must pass through the body. Thus, the physical education areas are intertwined with playfulness, perceiving how to involve the child in this age group of literacy with the pleasure of playing with the body to better promote their learning and development. Through the mixed research, both qualitative and quantitative, the study will apply questionnaires to teachers working in the first year of Elementary School of the Caxias do Sul Municipal network. With the collection of these data, numbers and graphs will be used to illustrate and aggregate interpretation as well qualitative study (sic).Educação físicaAprendizagemEnsino fundamentalA importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEducação Física – LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-07-12 00:00:00ORIGINALTCC Natalia Turmina.pdfTCC Natalia Turmina.pdfapplication/pdf339144https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/1/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf8983c5d13b848326ed2b157b48899c6fMD51TEXTTCC Natalia Turmina.pdf.txtTCC Natalia Turmina.pdf.txtExtracted texttext/plain53819https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/2/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf.txte443154c176e849d6b81080d3e0ad0f4MD52THUMBNAILTCC Natalia Turmina.pdf.jpgTCC Natalia Turmina.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/3/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf.jpgc01a0693e8603406944ba357713366e0MD5311338/56452021-03-26 20:55:57.465oai:repositorio.ucs.br:11338/5645Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-03-26T20:55:57Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title |
A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental Turmina, Natália Educação física Aprendizagem Ensino fundamental |
title_short |
A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_full |
A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_sort |
A importância do lúdico nas aulas de educação física para alunos do 1º ano do ensino fundamental |
author |
Turmina, Natália |
author_facet |
Turmina, Natália |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Silva, Mauro Amancio da Maciel, Rochele Rita Andreazza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turmina, Natália |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maciel, Rochele Rita Andreazza |
contributor_str_mv |
Maciel, Rochele Rita Andreazza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Aprendizagem Ensino fundamental |
topic |
Educação física Aprendizagem Ensino fundamental |
description |
O presente estudo tem como objetivo elencar quais as implicações que levam os professores de Educação Física do primeiro ano do Ensino Fundamental a propiciar o lúdico ou deixar de inseri-lo na prática pedagógica. Muitas são as contribuições da ludicidade para a primeira etapa do ensino fundamental e para o desenvolvimento da criança. E o corpo nessa fase é essencial para que a criança aprenda, a aprendizagem precisa passar pelo corpo. Assim, entrelaça-se as áreas da Educação Física com a ludicidade, percebendo como envolver a criança dessa faixa etária da alfabetização com o prazer do brincar com o corpo para melhor promover sua aprendizagem e desenvolvimento. Através da pesquisa mista, tanto qualitativa quanto quantitativa, o estudo aplicará questionários a professores atuantes no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Caxias do Sul. Com a coleta destes dados, se utilizará de números e gráficos para ilustrar e agregar a interpretação também qualitativa do estudo (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-27T04:17:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-27T04:17:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5645 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/1/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/2/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5645/3/TCC%20Natalia%20Turmina.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8983c5d13b848326ed2b157b48899c6f e443154c176e849d6b81080d3e0ad0f4 c01a0693e8603406944ba357713366e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308901130600448 |