Como o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girardi, Sharline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9401
Resumo: O presente estudo possui como tema a simulação da realidade no cinema, e seu objetivo é entender o papel da linguagem audiovisual na representação de histórias reais em obras cinematográficas, em especial no filme documentário Ônibus 174 e no filme de ficção Última Parada 174. O trabalho é organizado em três focos principais, dividido em capítulos que trazem abordagens sobre os gêneros de ficção e documentário especialmente no âmbito do cinema brasileiro, a linguagem audiovisual e as possibilidades de simular realidades no cinema, e o retrato do caso do ônibus 174 nos filmes em questão. Destaca-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com viés exploratório, que aborda autores como Jacques Aumont, André Bazin, Michel Marie, Jean-Claude Bernardet, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Jean Baudrillard, Ivana Bentes, Paulo Emílio Salles Gomes, Sidney Ferreira Leite, Fernão Pessoa Ramos e Ismail Xavier. Outro ponto de destaque na metodologia é o estudo de caso realizado com base na análise fílmica ao final do trabalho, que irá permitir estabelecer uma relação entre os filmes sobre o sequestro do ônibus 174 e os conceitos levantados na pesquisa exploratória. Ao final, conclui-se que os recursos da linguagem audiovisual utilizados tanto na ficção como no documentário, permitem várias possibilidades de simular eventos reais no cinema, resultando em diferentes perspectivas e interpretações de um mesmo fato. Assim, é possível identificar que enquanto o documentário aborda o caso do ônibus 174 de uma maneira mais crítica, a ficção traz uma abordagem mais emocional, aproximando o espectador da experiência vivida pelo protagonista. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_8f13bfc62c1b5ed95442d17d2545f6e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9401
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Girardi, SharlineSilva, Ronei Teodoro daSilva, Flóra Simon daSilva, Ivana Almeida da2022-02-02T16:43:43Z2022-02-02T16:43:43Z2021-12-202021-12-03https://repositorio.ucs.br/11338/9401O presente estudo possui como tema a simulação da realidade no cinema, e seu objetivo é entender o papel da linguagem audiovisual na representação de histórias reais em obras cinematográficas, em especial no filme documentário Ônibus 174 e no filme de ficção Última Parada 174. O trabalho é organizado em três focos principais, dividido em capítulos que trazem abordagens sobre os gêneros de ficção e documentário especialmente no âmbito do cinema brasileiro, a linguagem audiovisual e as possibilidades de simular realidades no cinema, e o retrato do caso do ônibus 174 nos filmes em questão. Destaca-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com viés exploratório, que aborda autores como Jacques Aumont, André Bazin, Michel Marie, Jean-Claude Bernardet, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Jean Baudrillard, Ivana Bentes, Paulo Emílio Salles Gomes, Sidney Ferreira Leite, Fernão Pessoa Ramos e Ismail Xavier. Outro ponto de destaque na metodologia é o estudo de caso realizado com base na análise fílmica ao final do trabalho, que irá permitir estabelecer uma relação entre os filmes sobre o sequestro do ônibus 174 e os conceitos levantados na pesquisa exploratória. Ao final, conclui-se que os recursos da linguagem audiovisual utilizados tanto na ficção como no documentário, permitem várias possibilidades de simular eventos reais no cinema, resultando em diferentes perspectivas e interpretações de um mesmo fato. Assim, é possível identificar que enquanto o documentário aborda o caso do ônibus 174 de uma maneira mais crítica, a ficção traz uma abordagem mais emocional, aproximando o espectador da experiência vivida pelo protagonista. [resumo fornecido pelo autor]The present study has as its theme the simulation of reality in cinema, and its objective is to understand the role of audiovisual language in the representation of real stories in cinematographic works, especially in the documentary film Ônibus 174 and in the fiction film Última Parada 174. The work is organized into three main focuses, divided into chapters that bring approaches to the genres of fiction and documentary, especially within the scope of Brazilian cinema, the audiovisual language and the possibilities of simulating realities in cinema, and the portrait of the case of the 174 bus in the movies in question. A bibliographic research with an exploratory bias stands out as a methodology, which approaches authors such as Jacques Aumont, André Bazin, Michel Marie, Jean-Claude Bernardet, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Jean Baudrillard, Ivana Bentes, Paulo Emílio Salles Gomes, Sidney Ferreira Leite, Fernão Pessoa Ramos and Ismail Xavier. Another important point in the methodology is the case study carried out based on the film analysis at the end of the work, which will allow establishing a relationship between the films about the kidnapping of bus 174 and the concepts raised in the exploratory research. In the end, it is concluded that the audiovisual language resources used in both fiction and documentary allow for several possibilities to simulate real events in cinema, resulting in different perspectives and interpretations of the same fact. Therefore, it is possible to identify that while the documentary approaches the case of the 174 bus in a more critical way, the fiction takes a more emotional approach, bringing the viewer closer to the experience lived by the protagonist. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeDocumentário (Cinema)Cinema - EstéticaRecursos audiovisuaisComo o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-19ORIGINALTCC Sharline Girardi.pdfTCC Sharline Girardi.pdfapplication/pdf5728920https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9401/1/TCC%20Sharline%20Girardi.pdffaef0584f605bce2a4a4f01a19a82f88MD51TEXTTCC Sharline Girardi.pdf.txtTCC Sharline Girardi.pdf.txtExtracted texttext/plain321768https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9401/2/TCC%20Sharline%20Girardi.pdf.txt814f98a5162e7f81f20df770bf91c6f6MD52THUMBNAILTCC Sharline Girardi.pdf.jpgTCC Sharline Girardi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9401/3/TCC%20Sharline%20Girardi.pdf.jpg5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7MD5311338/94012022-10-18 18:35:41.12oai:repositorio.ucs.br:11338/9401Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:35:41Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiro
title Como o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiro
spellingShingle Como o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiro
Girardi, Sharline
Publicidade
Documentário (Cinema)
Cinema - Estética
Recursos audiovisuais
title_short Como o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiro
title_full Como o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiro
title_fullStr Como o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiro
title_full_unstemmed Como o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiro
title_sort Como o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiro
author Girardi, Sharline
author_facet Girardi, Sharline
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Ronei Teodoro da
Silva, Flóra Simon da
dc.contributor.author.fl_str_mv Girardi, Sharline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ivana Almeida da
contributor_str_mv Silva, Ivana Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Documentário (Cinema)
Cinema - Estética
Recursos audiovisuais
topic Publicidade
Documentário (Cinema)
Cinema - Estética
Recursos audiovisuais
description O presente estudo possui como tema a simulação da realidade no cinema, e seu objetivo é entender o papel da linguagem audiovisual na representação de histórias reais em obras cinematográficas, em especial no filme documentário Ônibus 174 e no filme de ficção Última Parada 174. O trabalho é organizado em três focos principais, dividido em capítulos que trazem abordagens sobre os gêneros de ficção e documentário especialmente no âmbito do cinema brasileiro, a linguagem audiovisual e as possibilidades de simular realidades no cinema, e o retrato do caso do ônibus 174 nos filmes em questão. Destaca-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com viés exploratório, que aborda autores como Jacques Aumont, André Bazin, Michel Marie, Jean-Claude Bernardet, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Jean Baudrillard, Ivana Bentes, Paulo Emílio Salles Gomes, Sidney Ferreira Leite, Fernão Pessoa Ramos e Ismail Xavier. Outro ponto de destaque na metodologia é o estudo de caso realizado com base na análise fílmica ao final do trabalho, que irá permitir estabelecer uma relação entre os filmes sobre o sequestro do ônibus 174 e os conceitos levantados na pesquisa exploratória. Ao final, conclui-se que os recursos da linguagem audiovisual utilizados tanto na ficção como no documentário, permitem várias possibilidades de simular eventos reais no cinema, resultando em diferentes perspectivas e interpretações de um mesmo fato. Assim, é possível identificar que enquanto o documentário aborda o caso do ônibus 174 de uma maneira mais crítica, a ficção traz uma abordagem mais emocional, aproximando o espectador da experiência vivida pelo protagonista. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-02T16:43:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-02T16:43:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9401
url https://repositorio.ucs.br/11338/9401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9401/1/TCC%20Sharline%20Girardi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9401/2/TCC%20Sharline%20Girardi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9401/3/TCC%20Sharline%20Girardi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv faef0584f605bce2a4a4f01a19a82f88
814f98a5162e7f81f20df770bf91c6f6
5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308872768716800