Como o cinema imita a realidade? O caso do ônibus 174 no cinema brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9401 |
Resumo: | O presente estudo possui como tema a simulação da realidade no cinema, e seu objetivo é entender o papel da linguagem audiovisual na representação de histórias reais em obras cinematográficas, em especial no filme documentário Ônibus 174 e no filme de ficção Última Parada 174. O trabalho é organizado em três focos principais, dividido em capítulos que trazem abordagens sobre os gêneros de ficção e documentário especialmente no âmbito do cinema brasileiro, a linguagem audiovisual e as possibilidades de simular realidades no cinema, e o retrato do caso do ônibus 174 nos filmes em questão. Destaca-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com viés exploratório, que aborda autores como Jacques Aumont, André Bazin, Michel Marie, Jean-Claude Bernardet, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Jean Baudrillard, Ivana Bentes, Paulo Emílio Salles Gomes, Sidney Ferreira Leite, Fernão Pessoa Ramos e Ismail Xavier. Outro ponto de destaque na metodologia é o estudo de caso realizado com base na análise fílmica ao final do trabalho, que irá permitir estabelecer uma relação entre os filmes sobre o sequestro do ônibus 174 e os conceitos levantados na pesquisa exploratória. Ao final, conclui-se que os recursos da linguagem audiovisual utilizados tanto na ficção como no documentário, permitem várias possibilidades de simular eventos reais no cinema, resultando em diferentes perspectivas e interpretações de um mesmo fato. Assim, é possível identificar que enquanto o documentário aborda o caso do ônibus 174 de uma maneira mais crítica, a ficção traz uma abordagem mais emocional, aproximando o espectador da experiência vivida pelo protagonista. [resumo fornecido pelo autor] |
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