Futuro das agências de publicidade no Brasil: percepção de profissionais da região Sul e Sudeste
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8927 |
Resumo: | A publicidade é uma área muito dinâmica, guiada constantemente pelas mudanças da sociedade. Para que seja possível acompanhar todas as inovações, é necessário olhar além do presente, buscando traçar tendências e possíveis modificações estruturais. Por esse motivo, é de suma importância criar um entendimento acerca deste assunto, com o intuito de conscientizar os profissionais da área e, consequentemente, melhorar o ambiente de atuação. Considerando isso, esta monografia teve como objetivo de pesquisa identificar como as agências de publicidade estão se estruturando para atender as exigências impostas pelo mercado no século XXI. Para a construção deste entendimento, foi explorada a história e as características de funcionamento das primeiras agências de publicidade estabelecidas no Brasil, as evoluções de mercado que impulsionaram a adaptação das agências nacionais e os possíveis novos modelos que surgirão. Como estudo empírico foram coletadas, através do método Delphi, opiniões de profissionais influentes e atuantes na área, a fim de entender qual é a perspectiva de modelos de trabalho para o futuro publicitário. Assim, foi possível perceber que os gestores estão em busca de novos modelos de agências, rompendo com os padrões tradicionais e focando em estruturas capazes de acompanhar as demandas sociais atuais. Esses novos modelos demandam a presença de colabores multitarefas e capazes de lidar com diversas situações do mercado publicitário, gerando assim, uma necessidade de valorização do profissional por parte dos gestores. [resumo fornecido pelo autor] |
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Godoy, Betina GuerraArnt, Carlos Antonio de AndradeSilva, Ivana Almeida daRoveda, Vanessa2021-10-18T17:58:09Z2021-10-18T17:58:09Z2020-12-222020-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/8927A publicidade é uma área muito dinâmica, guiada constantemente pelas mudanças da sociedade. Para que seja possível acompanhar todas as inovações, é necessário olhar além do presente, buscando traçar tendências e possíveis modificações estruturais. Por esse motivo, é de suma importância criar um entendimento acerca deste assunto, com o intuito de conscientizar os profissionais da área e, consequentemente, melhorar o ambiente de atuação. Considerando isso, esta monografia teve como objetivo de pesquisa identificar como as agências de publicidade estão se estruturando para atender as exigências impostas pelo mercado no século XXI. Para a construção deste entendimento, foi explorada a história e as características de funcionamento das primeiras agências de publicidade estabelecidas no Brasil, as evoluções de mercado que impulsionaram a adaptação das agências nacionais e os possíveis novos modelos que surgirão. Como estudo empírico foram coletadas, através do método Delphi, opiniões de profissionais influentes e atuantes na área, a fim de entender qual é a perspectiva de modelos de trabalho para o futuro publicitário. Assim, foi possível perceber que os gestores estão em busca de novos modelos de agências, rompendo com os padrões tradicionais e focando em estruturas capazes de acompanhar as demandas sociais atuais. Esses novos modelos demandam a presença de colabores multitarefas e capazes de lidar com diversas situações do mercado publicitário, gerando assim, uma necessidade de valorização do profissional por parte dos gestores. [resumo fornecido pelo autor]Advertising is a very dynamic area, constantly guided by changes in society. To be able to follow all innovations, it is necessary to look beyond the present, seeking to trace trends and possible structural changes. Therefore, it is extremely important to create an understanding on this subject, aiming to raise awareness among professionals in the area and, consequently, improve the operating environment. Taking that into account, this monograph targets to research how advertising agencies are structuring themselves to meet the demands inflicted by the market in the 21st century. To build this understanding, the history and operating characteristics of the first advertising agencies established in Brazil were explored, market developments that drove the adaptation of national agencies and the possible new models that will emerge. As an empirical study, the opinions of influential and active professionals in the area were collected, through the Delphi method, in order to understand the perspective of working models for the future advertising. Thereby, it was possible to see that managers are looking for new models of agencies, breaking with traditional standards and focusing on structures capable of following current social demands. These new models demand the presence of multitasking collaborators capable of dealing with different situations in the advertising market, thus generating a need for managers to value professionals. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeAgências de propagandaFuturo das agências de publicidade no Brasil: percepção de profissionais da região Sul e Sudesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-19ORIGINALTCC Betina Guerra Godoy.pdfTCC Betina Guerra Godoy.pdfapplication/pdf2502767https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8927/1/TCC%20Betina%20Guerra%20Godoy.pdfe0125aedbd735ea3449da280ccfc1414MD51TEXTTCC Betina Guerra Godoy.pdf.txtTCC Betina Guerra Godoy.pdf.txtExtracted texttext/plain242226https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8927/2/TCC%20Betina%20Guerra%20Godoy.pdf.txt72d352c8a8e67bf1b14a58f109e38130MD52THUMBNAILTCC Betina Guerra Godoy.pdf.jpgTCC Betina Guerra Godoy.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8927/3/TCC%20Betina%20Guerra%20Godoy.pdf.jpg8ea38cedc623cba4c1cd07ea6a673ec3MD5311338/89272022-10-18 18:35:57.789oai:repositorio.ucs.br:11338/8927Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:18.823401Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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