Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11848 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições da psicoeducação para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A psicoeducação é uma técnica psicoterapêutica influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental, a qual pode contribuir para o melhor entendimento dos pais. O objetivo geral deste estudo é identificar contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com TEA. E com os objetivos específicos, propõe-se apresentar o conceito do Transtorno de Espectro Autista em crianças, descrever o significado da psicoeducação e caracterizar o papel dos pais de crianças com TEA. A revisão da literatura é composta por três assuntos, que são o Transtorno do Espectro Autista, Psicoeducação e Pais de Crianças com TEA. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, utilizando-se como fonte o artefato cultural cinematográfico Son-Rise: A Miracle of Love, produzido por Richard M. Rosenbloom e dirigido por Glenn Jordan, em 1979, nos Estados Unidos. Para a apresentação das informações a serem analisadas, a escolha foi pela organização de tabelas, as quais serão apresentados dados qualitativos do estudo contendo as categorias definidas utilizando-se do referencial de análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), No decorrer das pesquisas e análises, tem-se como resultado, que a Psicoeducação é uma técnica fundamental para os pais de crianças com TEA, pois com a compreensão do transtorno, facilita a estimulação da criança, promovendo melhores resultados no desenvolvimento, bem como a aceitação do transtorno, o entendimento sobre ele. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_90730a5949897c96dcf923ed5d8c99d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11848 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Neuls, Fernanda da SilvaSager, FabioCemin, Tânia MariaMarcon, Silvana Regina Ampessan2023-04-14T12:36:40Z2023-04-14T12:36:40Z2022-12-092022-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11848O presente trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições da psicoeducação para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A psicoeducação é uma técnica psicoterapêutica influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental, a qual pode contribuir para o melhor entendimento dos pais. O objetivo geral deste estudo é identificar contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com TEA. E com os objetivos específicos, propõe-se apresentar o conceito do Transtorno de Espectro Autista em crianças, descrever o significado da psicoeducação e caracterizar o papel dos pais de crianças com TEA. A revisão da literatura é composta por três assuntos, que são o Transtorno do Espectro Autista, Psicoeducação e Pais de Crianças com TEA. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, utilizando-se como fonte o artefato cultural cinematográfico Son-Rise: A Miracle of Love, produzido por Richard M. Rosenbloom e dirigido por Glenn Jordan, em 1979, nos Estados Unidos. Para a apresentação das informações a serem analisadas, a escolha foi pela organização de tabelas, as quais serão apresentados dados qualitativos do estudo contendo as categorias definidas utilizando-se do referencial de análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), No decorrer das pesquisas e análises, tem-se como resultado, que a Psicoeducação é uma técnica fundamental para os pais de crianças com TEA, pois com a compreensão do transtorno, facilita a estimulação da criança, promovendo melhores resultados no desenvolvimento, bem como a aceitação do transtorno, o entendimento sobre ele. [resumo fornecido pelo autor]Psicologia educacionalTranstornos do espectro autista em criançasAutismoContribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-15ORIGINALTCC Fernanda da Silva Neuls.pdfTCC Fernanda da Silva Neuls.pdfapplication/pdf301921https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/1/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdfe4b19ff1fd659ec98570b75c87e929c0MD51TEXTTCC Fernanda da Silva Neuls.pdf.txtTCC Fernanda da Silva Neuls.pdf.txtExtracted texttext/plain77097https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/2/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdf.txt8aafcdd7b12a4819abf94573c015ca65MD52THUMBNAILTCC Fernanda da Silva Neuls.pdf.jpgTCC Fernanda da Silva Neuls.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/3/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdf.jpg93f1a5750b3ca0646d6f2da03bee5555MD5311338/118482023-04-15 07:01:01.183oai:repositorio.ucs.br:11338/11848Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:07.807407Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title |
Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
spellingShingle |
Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Neuls, Fernanda da Silva Psicologia educacional Transtornos do espectro autista em crianças Autismo |
title_short |
Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_full |
Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_fullStr |
Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_full_unstemmed |
Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_sort |
Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
author |
Neuls, Fernanda da Silva |
author_facet |
Neuls, Fernanda da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Sager, Fabio Cemin, Tânia Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neuls, Fernanda da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcon, Silvana Regina Ampessan |
contributor_str_mv |
Marcon, Silvana Regina Ampessan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Transtornos do espectro autista em crianças Autismo |
topic |
Psicologia educacional Transtornos do espectro autista em crianças Autismo |
description |
O presente trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições da psicoeducação para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A psicoeducação é uma técnica psicoterapêutica influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental, a qual pode contribuir para o melhor entendimento dos pais. O objetivo geral deste estudo é identificar contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com TEA. E com os objetivos específicos, propõe-se apresentar o conceito do Transtorno de Espectro Autista em crianças, descrever o significado da psicoeducação e caracterizar o papel dos pais de crianças com TEA. A revisão da literatura é composta por três assuntos, que são o Transtorno do Espectro Autista, Psicoeducação e Pais de Crianças com TEA. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, utilizando-se como fonte o artefato cultural cinematográfico Son-Rise: A Miracle of Love, produzido por Richard M. Rosenbloom e dirigido por Glenn Jordan, em 1979, nos Estados Unidos. Para a apresentação das informações a serem analisadas, a escolha foi pela organização de tabelas, as quais serão apresentados dados qualitativos do estudo contendo as categorias definidas utilizando-se do referencial de análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), No decorrer das pesquisas e análises, tem-se como resultado, que a Psicoeducação é uma técnica fundamental para os pais de crianças com TEA, pois com a compreensão do transtorno, facilita a estimulação da criança, promovendo melhores resultados no desenvolvimento, bem como a aceitação do transtorno, o entendimento sobre ele. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-14T12:36:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-14T12:36:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11848 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/1/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/2/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/3/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4b19ff1fd659ec98570b75c87e929c0 8aafcdd7b12a4819abf94573c015ca65 93f1a5750b3ca0646d6f2da03bee5555 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258424455004160 |