Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neuls, Fernanda da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11848
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições da psicoeducação para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A psicoeducação é uma técnica psicoterapêutica influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental, a qual pode contribuir para o melhor entendimento dos pais. O objetivo geral deste estudo é identificar contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com TEA. E com os objetivos específicos, propõe-se apresentar o conceito do Transtorno de Espectro Autista em crianças, descrever o significado da psicoeducação e caracterizar o papel dos pais de crianças com TEA. A revisão da literatura é composta por três assuntos, que são o Transtorno do Espectro Autista, Psicoeducação e Pais de Crianças com TEA. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, utilizando-se como fonte o artefato cultural cinematográfico Son-Rise: A Miracle of Love, produzido por Richard M. Rosenbloom e dirigido por Glenn Jordan, em 1979, nos Estados Unidos. Para a apresentação das informações a serem analisadas, a escolha foi pela organização de tabelas, as quais serão apresentados dados qualitativos do estudo contendo as categorias definidas utilizando-se do referencial de análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), No decorrer das pesquisas e análises, tem-se como resultado, que a Psicoeducação é uma técnica fundamental para os pais de crianças com TEA, pois com a compreensão do transtorno, facilita a estimulação da criança, promovendo melhores resultados no desenvolvimento, bem como a aceitação do transtorno, o entendimento sobre ele. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_90730a5949897c96dcf923ed5d8c99d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11848
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Neuls, Fernanda da SilvaSager, FabioCemin, Tânia MariaMarcon, Silvana Regina Ampessan2023-04-14T12:36:40Z2023-04-14T12:36:40Z2022-12-092022-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11848O presente trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições da psicoeducação para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A psicoeducação é uma técnica psicoterapêutica influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental, a qual pode contribuir para o melhor entendimento dos pais. O objetivo geral deste estudo é identificar contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com TEA. E com os objetivos específicos, propõe-se apresentar o conceito do Transtorno de Espectro Autista em crianças, descrever o significado da psicoeducação e caracterizar o papel dos pais de crianças com TEA. A revisão da literatura é composta por três assuntos, que são o Transtorno do Espectro Autista, Psicoeducação e Pais de Crianças com TEA. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, utilizando-se como fonte o artefato cultural cinematográfico Son-Rise: A Miracle of Love, produzido por Richard M. Rosenbloom e dirigido por Glenn Jordan, em 1979, nos Estados Unidos. Para a apresentação das informações a serem analisadas, a escolha foi pela organização de tabelas, as quais serão apresentados dados qualitativos do estudo contendo as categorias definidas utilizando-se do referencial de análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), No decorrer das pesquisas e análises, tem-se como resultado, que a Psicoeducação é uma técnica fundamental para os pais de crianças com TEA, pois com a compreensão do transtorno, facilita a estimulação da criança, promovendo melhores resultados no desenvolvimento, bem como a aceitação do transtorno, o entendimento sobre ele. [resumo fornecido pelo autor]Psicologia educacionalTranstornos do espectro autista em criançasAutismoContribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-15ORIGINALTCC Fernanda da Silva Neuls.pdfTCC Fernanda da Silva Neuls.pdfapplication/pdf301921https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/1/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdfe4b19ff1fd659ec98570b75c87e929c0MD51TEXTTCC Fernanda da Silva Neuls.pdf.txtTCC Fernanda da Silva Neuls.pdf.txtExtracted texttext/plain77097https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/2/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdf.txt8aafcdd7b12a4819abf94573c015ca65MD52THUMBNAILTCC Fernanda da Silva Neuls.pdf.jpgTCC Fernanda da Silva Neuls.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/3/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdf.jpg93f1a5750b3ca0646d6f2da03bee5555MD5311338/118482023-04-15 07:01:01.183oai:repositorio.ucs.br:11338/11848Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:07.807407Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
spellingShingle Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Neuls, Fernanda da Silva
Psicologia educacional
Transtornos do espectro autista em crianças
Autismo
title_short Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_full Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_fullStr Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_full_unstemmed Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_sort Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
author Neuls, Fernanda da Silva
author_facet Neuls, Fernanda da Silva
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Sager, Fabio
Cemin, Tânia Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Neuls, Fernanda da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcon, Silvana Regina Ampessan
contributor_str_mv Marcon, Silvana Regina Ampessan
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Transtornos do espectro autista em crianças
Autismo
topic Psicologia educacional
Transtornos do espectro autista em crianças
Autismo
description O presente trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições da psicoeducação para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A psicoeducação é uma técnica psicoterapêutica influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental, a qual pode contribuir para o melhor entendimento dos pais. O objetivo geral deste estudo é identificar contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com TEA. E com os objetivos específicos, propõe-se apresentar o conceito do Transtorno de Espectro Autista em crianças, descrever o significado da psicoeducação e caracterizar o papel dos pais de crianças com TEA. A revisão da literatura é composta por três assuntos, que são o Transtorno do Espectro Autista, Psicoeducação e Pais de Crianças com TEA. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, utilizando-se como fonte o artefato cultural cinematográfico Son-Rise: A Miracle of Love, produzido por Richard M. Rosenbloom e dirigido por Glenn Jordan, em 1979, nos Estados Unidos. Para a apresentação das informações a serem analisadas, a escolha foi pela organização de tabelas, as quais serão apresentados dados qualitativos do estudo contendo as categorias definidas utilizando-se do referencial de análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), No decorrer das pesquisas e análises, tem-se como resultado, que a Psicoeducação é uma técnica fundamental para os pais de crianças com TEA, pois com a compreensão do transtorno, facilita a estimulação da criança, promovendo melhores resultados no desenvolvimento, bem como a aceitação do transtorno, o entendimento sobre ele. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-14T12:36:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-14T12:36:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11848
url https://repositorio.ucs.br/11338/11848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/1/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/2/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11848/3/TCC%20Fernanda%20da%20Silva%20Neuls.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e4b19ff1fd659ec98570b75c87e929c0
8aafcdd7b12a4819abf94573c015ca65
93f1a5750b3ca0646d6f2da03bee5555
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258424455004160