Imagem e percepção de valor nas intenções de compra de carne de frango
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/100 |
Resumo: | O Brasil ocupa, atualmente, posição destacada no cenário mundial como produtor e exportador de carne de frango, gerando empregos e a permanência do homem no campo. Pesquisas demonstram que o consumo da carne de frango, em escala mundial, cresce a taxas maiores que o das outras carnes, porém ainda sendo suplantado pelo consumo de carne bovina. Porém, apesar da crescente demanda e do grande fluxo de valores que envolvem a cadeia avícola, a percepção dos consumidores sobre a carne de frango ainda carece de atenção por parte dos pesquisadores. Desta forma, buscou-se neste trabalho verificar quais os atributos componentes da imagem da carne de frango, qual a imagem central deste produto, quais as percepções de valor do consumidor sobre este tipo de carne e quais as dimensões determinantes para a compra do produto. A metodologia utilizada foi classificada como pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciam que o consumidor percebe a carne de frango como um produto saudável, de preço acessível, versátil e leve. Porém, aspectos negativos levantados pelos consumidores, tais como a crença na presença de hormônios merecem atenção por parte de pesquisadores e fabricantes. Em relação à intenção de compra, o trabalho mostra que as dimensões da imagem configuradas como racionais, funcionais, sensoriais e físico-materiais são as mais significativas para a intenção de compra do produto. Percebeu-se, assim, a multiplicidade de atributos e dimensões envolvidas na constituição da imagem e na intenção de compra do produto avaliado, o que remete à possibilidade de atuação dos profissionais do marketing e da cadeia avícola em variáveis específicas, influenciadores ou inibidoras do comportamento de compra do consumidor de carne de frango. |
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Reche, Ricardo AntonioLarentis, FabianoMilan, Gabriel SperandioGava, RogérioDe Toni, Deonir2014-04-29T11:56:58Z2014-04-29T11:56:58Z2014-04-292011-08-25https://repositorio.ucs.br/handle/11338/100O Brasil ocupa, atualmente, posição destacada no cenário mundial como produtor e exportador de carne de frango, gerando empregos e a permanência do homem no campo. Pesquisas demonstram que o consumo da carne de frango, em escala mundial, cresce a taxas maiores que o das outras carnes, porém ainda sendo suplantado pelo consumo de carne bovina. Porém, apesar da crescente demanda e do grande fluxo de valores que envolvem a cadeia avícola, a percepção dos consumidores sobre a carne de frango ainda carece de atenção por parte dos pesquisadores. Desta forma, buscou-se neste trabalho verificar quais os atributos componentes da imagem da carne de frango, qual a imagem central deste produto, quais as percepções de valor do consumidor sobre este tipo de carne e quais as dimensões determinantes para a compra do produto. A metodologia utilizada foi classificada como pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciam que o consumidor percebe a carne de frango como um produto saudável, de preço acessível, versátil e leve. Porém, aspectos negativos levantados pelos consumidores, tais como a crença na presença de hormônios merecem atenção por parte de pesquisadores e fabricantes. Em relação à intenção de compra, o trabalho mostra que as dimensões da imagem configuradas como racionais, funcionais, sensoriais e físico-materiais são as mais significativas para a intenção de compra do produto. Percebeu-se, assim, a multiplicidade de atributos e dimensões envolvidas na constituição da imagem e na intenção de compra do produto avaliado, o que remete à possibilidade de atuação dos profissionais do marketing e da cadeia avícola em variáveis específicas, influenciadores ou inibidoras do comportamento de compra do consumidor de carne de frango.Brazil is currently featured at an important position on the world market as a chicken meat producer and exporter, what generates jobs and the permanence of man living on farms. Research shows that the consumption of chicken meat worldwide is growing at rates higher than other kinds of meat, but still being supplanted by the consumption of bovine meat. However, despite the growing demand and the large money flow that involves the poultry chain, the consumer perceptions about chicken meat still needs attention from researchers. Therefore, this study sought to determine which are the attributes contituent of the chicken meat image, what is the central image of this product, what are the consumer’s value perceptions about this kind of meat and what are the determining factors to buy the product. The methodology used was classified as an exploratory research, with a qualitative and quantitative approach. The results show that the consumers perceive the chicken meat as healthy, affordable, versatile and easy-digestive option. However, negative aspects raised by consumers, such as the belief in the presence of hormones, deserve attention from researchers and producers. In relation to the purchase intent, the work shows that the dimensions of the image set as rational, functional, sensorial and physico-material are the most significant for the intention of buying the product. It was noticed, thus the multiplicity of attributes and dimensions involved in setting up the image and intention to purchase the product assessed, which refers to the possibility of action of professionals of marketing and of the poultry chain in specific variables, influencing or inhibiting behavior consumer purchasing of chicken meat.MarketingComportamento do consumidorCarne de frangoImagemPercepção de valorIntenção de compraChicken meatImageValue perceptionIntention to purchaseImagem e percepção de valor nas intenções de compra de carne de frangoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8137350311012445RECHE, R. A.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Ricardo Antonio Reche.pdf.txtDissertacao Ricardo Antonio Reche.pdf.txtExtracted texttext/plain218587https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/100/3/Dissertacao%20Ricardo%20Antonio%20Reche.pdf.txt6fe7f3bff9b42c30c9d612e979d35b0bMD53THUMBNAILDissertacao Ricardo Antonio Reche.pdf.jpgDissertacao Ricardo Antonio Reche.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/100/4/Dissertacao%20Ricardo%20Antonio%20Reche.pdf.jpg1f4fe772af988ba8843c33e8cb8ed229MD54ORIGINALDissertacao Ricardo Antonio Reche.pdfDissertacao Ricardo Antonio Reche.pdfapplication/pdf1754550https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/100/1/Dissertacao%20Ricardo%20Antonio%20Reche.pdf5ea72dfba854ff8e7ef19024993c12e6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/100/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/1002021-12-14 19:28:03.388oai:repositorio.ucs.br:11338/100IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:28.748155Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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