Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Débora Marques Mendes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11913
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a percepção do formando sobre competências e habilidades desenvolvidas durante o Plano de Execução Curricular Reformulado (R) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul - UCS. As mudanças ocorridas ao longo da existência do curso referido, a pensar em quais são as competências e habilidades necessárias para preparar os acadêmicos para a vida profissional, inseridos na comunidade escolar, em como o Plano de Execução Curricular ?R? (atual 2021-2022) mobiliza o conhecimento para que os estudantes se sintam aptos para exercer a profissão. Seguindo essa perspectiva, foram utilizados alguns autores com o aporte teórico para realização deste trabalho, são eles: Lefevre, Lefevre, Libâneo, Sokolowski, Costa, Porto, Pimenta, Lima, e Perrenoud, além de legalizados nacionais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A construção dos dados empíricos se deu através da pesquisa quantitativa de instrumentos como o questionário de seus conhecimentos sobre a prática escolar que foi respondido por acadêmicas formandas do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, bem como a análise do Discurso do Sujeito Coletivo a partir do registro de fala do vídeo de fechamento do Seminário Integrador. Com base no estudo, percebeu-se que grande parte dos acadêmicos sente que adquiriu as habilidades e competências necessárias para atuação profissional, por perceberem no plano de execução ?R? do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, um sentimento de pertença à profissão e suas implicações em diferentes campos de atuação profissional. Ainda assim, mencionam o sentimento de falta de maior presença na escola para construir conhecimentos sobre a prática escolar. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_933b7cb0195899a8a314920fa5396461
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11913
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Domingues, Débora Marques MendesTeixeira, Lezilda MariaMoraes, Cineri FachinWelter, Cristiane Backes2023-05-02T16:53:35Z2023-05-02T16:53:35Z2022-07-082022-06-30https://repositorio.ucs.br/11338/11913O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a percepção do formando sobre competências e habilidades desenvolvidas durante o Plano de Execução Curricular Reformulado (R) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul - UCS. As mudanças ocorridas ao longo da existência do curso referido, a pensar em quais são as competências e habilidades necessárias para preparar os acadêmicos para a vida profissional, inseridos na comunidade escolar, em como o Plano de Execução Curricular ?R? (atual 2021-2022) mobiliza o conhecimento para que os estudantes se sintam aptos para exercer a profissão. Seguindo essa perspectiva, foram utilizados alguns autores com o aporte teórico para realização deste trabalho, são eles: Lefevre, Lefevre, Libâneo, Sokolowski, Costa, Porto, Pimenta, Lima, e Perrenoud, além de legalizados nacionais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A construção dos dados empíricos se deu através da pesquisa quantitativa de instrumentos como o questionário de seus conhecimentos sobre a prática escolar que foi respondido por acadêmicas formandas do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, bem como a análise do Discurso do Sujeito Coletivo a partir do registro de fala do vídeo de fechamento do Seminário Integrador. Com base no estudo, percebeu-se que grande parte dos acadêmicos sente que adquiriu as habilidades e competências necessárias para atuação profissional, por perceberem no plano de execução ?R? do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, um sentimento de pertença à profissão e suas implicações em diferentes campos de atuação profissional. Ainda assim, mencionam o sentimento de falta de maior presença na escola para construir conhecimentos sobre a prática escolar. [resumo fornecido pelo autor]The main objective of this work is to understand the trainee's perception of competences and skills developed during the Reformulated Curricular Execution Plan (R) of the Degree in Pedagogy at the University of Caxias do Sul - UCS. The changes that have taken place throughout the existence of the mentioned course, thinking about what are the skills and abilities needed to prepare academics for professional life, inserted in the school community, in how the Curricular Execution Plan "R" (current 2021-2022 ) mobilizes knowledge so that students feel able to practice the profession. Following this perspective, some authors were used with the theoretical contribution to carry out this work, they are: Lefevre, Lefevre, Libâneo, Sokolowski, Costa, Porto, Pimenta, Lima, and Perrenoud, in addition to national legalized as the Law of Directives and Bases (LDB) of 2017 and the National Curricular Common Base (BNCC). The construction of the empirical data took place through the quantitative research of instruments such as the questionnaire of their knowledge about the school practice that was answered by academic trainees of the Pedagogy course at the University of Caxias do Sul, as well as the analysis of the Discourse of the Collective Subject to from the speech recording of the closing video of the Integrator Seminar. Based on the study, it was noticed that most of the academics feel that they have acquired the necessary skills and competences for professional performance, as they perceive in the "R" execution plan of the Degree in Pedagogy Course at the University of Caxias do Sul, a feeling of belonging to the profession and its implications in different fields of professional activity. Even so, they mention the feeling of lack of greater presence at school to build knowledge about school practice. [resumo fornecido pelo autor]EducaçãoPedagogos - FormaçãoFormação profissionalFormação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-07-07ORIGINALTCC Debora Marques Mendes.pdfTCC Debora Marques Mendes.pdfapplication/pdf578275https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11913/1/TCC%20Debora%20Marques%20Mendes.pdf15078d2955cd3a7038d60ff84a509b32MD51TEXTTCC Debora Marques Mendes.pdf.txtTCC Debora Marques Mendes.pdf.txtExtracted texttext/plain129890https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11913/2/TCC%20Debora%20Marques%20Mendes.pdf.txt50211505dbc75714be17df63c207629fMD52THUMBNAILTCC Debora Marques Mendes.pdf.jpgTCC Debora Marques Mendes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11913/3/TCC%20Debora%20Marques%20Mendes.pdf.jpg596e2aaf130e3698e6c5b24fd8b629d4MD5311338/119132023-05-03 07:01:00.164oai:repositorio.ucs.br:11338/11913Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-05-03T07:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
title Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
spellingShingle Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
Domingues, Débora Marques Mendes
Educação
Pedagogos - Formação
Formação profissional
title_short Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
title_full Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
title_fullStr Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
title_full_unstemmed Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
title_sort Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
author Domingues, Débora Marques Mendes
author_facet Domingues, Débora Marques Mendes
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Teixeira, Lezilda Maria
Moraes, Cineri Fachin
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Débora Marques Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
contributor_str_mv Welter, Cristiane Backes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogos - Formação
Formação profissional
topic Educação
Pedagogos - Formação
Formação profissional
description O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a percepção do formando sobre competências e habilidades desenvolvidas durante o Plano de Execução Curricular Reformulado (R) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul - UCS. As mudanças ocorridas ao longo da existência do curso referido, a pensar em quais são as competências e habilidades necessárias para preparar os acadêmicos para a vida profissional, inseridos na comunidade escolar, em como o Plano de Execução Curricular ?R? (atual 2021-2022) mobiliza o conhecimento para que os estudantes se sintam aptos para exercer a profissão. Seguindo essa perspectiva, foram utilizados alguns autores com o aporte teórico para realização deste trabalho, são eles: Lefevre, Lefevre, Libâneo, Sokolowski, Costa, Porto, Pimenta, Lima, e Perrenoud, além de legalizados nacionais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A construção dos dados empíricos se deu através da pesquisa quantitativa de instrumentos como o questionário de seus conhecimentos sobre a prática escolar que foi respondido por acadêmicas formandas do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, bem como a análise do Discurso do Sujeito Coletivo a partir do registro de fala do vídeo de fechamento do Seminário Integrador. Com base no estudo, percebeu-se que grande parte dos acadêmicos sente que adquiriu as habilidades e competências necessárias para atuação profissional, por perceberem no plano de execução ?R? do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, um sentimento de pertença à profissão e suas implicações em diferentes campos de atuação profissional. Ainda assim, mencionam o sentimento de falta de maior presença na escola para construir conhecimentos sobre a prática escolar. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-02T16:53:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-02T16:53:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11913
url https://repositorio.ucs.br/11338/11913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11913/1/TCC%20Debora%20Marques%20Mendes.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11913/2/TCC%20Debora%20Marques%20Mendes.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11913/3/TCC%20Debora%20Marques%20Mendes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 15078d2955cd3a7038d60ff84a509b32
50211505dbc75714be17df63c207629f
596e2aaf130e3698e6c5b24fd8b629d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308866430074880