Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Nogueira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24404
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_8dc61f7d88c3b423049b5c7f3c05276c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24404
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de PedagogiaIntegrating activities as a non-disciplinary curricular component of the course of PedagogyEducaçãoPedagogiaFormação profissionalProjeto pedagógicoPedagogosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 2 e 4.A presente pesquisa tem como objetivo compreender a influência das Atividades Integrantes como espaços curriculares não disciplinares na formação do pedagogo da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema. A escolha do Campus de Miracema se deu pela proposição das Atividades Integrantes na matriz curricular do respectivo curso. A questão norteadora que apresenta o problema desta pesquisa é: Quais as influências das Atividades Integrantes na formação do pedagogo? Os principais eixos teóricos são: Currículo do Curso de Pedagogia e Formas de Integração Curricular. É um Estudo de Caso e como metodologia de pesquisa contou com a análise dos documentos curriculares da formação do pedagogo, institucionais e normativos, tais como Projeto Pedagógico do Curso e respectiva proposta curricular, Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores e Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia. Como instrumentos de apoio metodológico foram aplicados questionários para conhecer a concepção de integração curricular dos professores do Curso de Pedagogia, além da realização de entrevistas com os professores responsáveis pela elaboração e desenvolvimento das Atividades Integrantes, com os acadêmicos do Curso de Pedagogia participantes das referidas atividades e com a coordenação do curso. Também foi realizada a Observação Participante. Os resultados indicam que as Atividades Integrantes são componentes curriculares de fundamental importância para a formação pessoal e profissional do pedagogo e que elas diferem das disciplinas no que se refere à organização, participação dos alunos e processos avaliativos, todavia não tem como objetivo a integração curricular por meio da interdisciplinaridade, mas sim o enriquecimento curricular do Curso de Pedagogia.This research aims to understand the influence of the Integrating Activities as non-disciplinary curricular spaces in the education of the pedagogue of the Federal University of Tocantins, Miracema Campus. The choice of the Miracema Campus was due to the proposal of the Integrating Activities in the curricular matrix of the respective course. The guiding question that presents the problem of this research is: What are the influences of the Integrating Activities on the education of the pedagogue? The main theoretical axes are: Curriculum of the Course of Pedagogy and Forms of Curricular Integration. The methodology of research included the analysis of the curricular documents of the pedagogue’s formation, institutional and normative, such as the Pedagogical Project of the Course and respective curricular proposal, Curricular Guidelines for Teacher Training and Curricular Guidelines of the Course of Pedagogy. It is a Case Study and as methodological support instruments, questionnaires were used to know the curricular integration conception of the teachers of the Course of Pedagogy, as well as interviews with the teachers responsible for the elaboration and development of the Integrating Activities, with the Academics of the Course of Pedagogy participants in these activities and with the course coordination. Participant observation was also carried out. The results indicate that the Integrating Activities are fundamentally important curricular components for the personal and professional formation of the pedagogue and that they differ from the disciplines with respect to the organization, student participation and evaluation processes, but it does not aim at the curricular integration by interdisciplinarity, but rather the curricular enrichment of the Course of Pedagogy.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBorges, Lívia Freitas FonsecaSilva, Luciana Nogueira da2017-09-05T21:44:01Z2017-09-05T21:44:01Z2017-09-052017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Luciana Nogueira da. Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia. 2017. xi, 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24404A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T18:01:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/24404Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T18:01:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia
Integrating activities as a non-disciplinary curricular component of the course of Pedagogy
title Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia
spellingShingle Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia
Silva, Luciana Nogueira da
Educação
Pedagogia
Formação profissional
Projeto pedagógico
Pedagogos
title_short Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia
title_full Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia
title_fullStr Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia
title_sort Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia
author Silva, Luciana Nogueira da
author_facet Silva, Luciana Nogueira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Lívia Freitas Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Nogueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia
Formação profissional
Projeto pedagógico
Pedagogos
topic Educação
Pedagogia
Formação profissional
Projeto pedagógico
Pedagogos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05T21:44:01Z
2017-09-05T21:44:01Z
2017-09-05
2017-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luciana Nogueira da. Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia. 2017. xi, 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24404
identifier_str_mv SILVA, Luciana Nogueira da. Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia. 2017. xi, 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508406756605952