Análise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Claucir Claus
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11525
Resumo: O sucesso e a longevidade de um empreendimento passam pelo gerenciamento de custos e a devida formação do preço de venda, tornando estes temas fatores determinantes para a competitividade da empresa. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar quais seriam os critérios que deveriam ser estabelecidos na análise dos custos e formação de preço de venda, em um comércio varejista da Serra Gaúcha. Deste modo, a metodologia foi embasada em: Estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa e pesquisa descritiva. O estudo foi realizado em uma empresa comercial varejista localizada na Serra Gaúcha, aliando os conceitos teóricos apresentados da pesquisa bibliográfica e, aplicando-os de forma prática. Através deste formato, foi possível sugerir a implantação de novos Markups para determinadas linhas de produtos, que visam posicionar a empresa de uma maneira mais competitiva no mercado. Ainda, possibilitou a empresa objeto de estudo o real conhecimento da sua estruturação de custos e da sua margem de lucro de uma forma segmentada, podendo ser visualizada através de cada linha produto e, até mesmo, para cada item, sendo possível, inclusive, determinar qual será o lucro almejado. Sugere-se que a empresa mantenha e revise periodicamente os critérios sugeridos e, também, recomendou-se para estudos futuros, analisar as variáveis pelo regime do Lucro Real, para fins de comparabilidade com os resultados obtidos neste. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_946d8aaa51e9aa9a9533943b61b8e7c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11525
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Mariano, Claucir ClausSouza, JoiceBertollo, Diego LuisDornelles, Matheus Tumelero2023-01-27T15:46:37Z2023-01-27T15:46:37Z2020-12-142020-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11525O sucesso e a longevidade de um empreendimento passam pelo gerenciamento de custos e a devida formação do preço de venda, tornando estes temas fatores determinantes para a competitividade da empresa. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar quais seriam os critérios que deveriam ser estabelecidos na análise dos custos e formação de preço de venda, em um comércio varejista da Serra Gaúcha. Deste modo, a metodologia foi embasada em: Estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa e pesquisa descritiva. O estudo foi realizado em uma empresa comercial varejista localizada na Serra Gaúcha, aliando os conceitos teóricos apresentados da pesquisa bibliográfica e, aplicando-os de forma prática. Através deste formato, foi possível sugerir a implantação de novos Markups para determinadas linhas de produtos, que visam posicionar a empresa de uma maneira mais competitiva no mercado. Ainda, possibilitou a empresa objeto de estudo o real conhecimento da sua estruturação de custos e da sua margem de lucro de uma forma segmentada, podendo ser visualizada através de cada linha produto e, até mesmo, para cada item, sendo possível, inclusive, determinar qual será o lucro almejado. Sugere-se que a empresa mantenha e revise periodicamente os critérios sugeridos e, também, recomendou-se para estudos futuros, analisar as variáveis pelo regime do Lucro Real, para fins de comparabilidade com os resultados obtidos neste. [resumo fornecido pelo autor]The success and longevity of an enterprise depends on cost management and the proper formation of the sale price, making these themes determining factors for the company's competitiveness. In this sense, the objective of this study was to analyze what would be the criteria that should be established in the analysis of costs and sales price formation, in a retail trade in Serra Gaúcha. Thus, the methodology was based on: Case study, bibliographic research, quantitative research and descriptive research. The study was carried out in a commercial retail company located in Serra Gaúcha, combining the theoretical concepts presented in the bibliographic research and applying them in a practical way. Through this format, it was possible to suggest the implementation of new Markups for certain product lines, which aim to position the company in a more competitive way in the market. Still, the company object of study made possible the real knowledge of its cost structure and of its profit margin in a segmented way, being able to be visualized through each product line and, even, for each item, being even possible to determine what the desired profit will be. It is suggested that the company periodically maintain and review the suggested criteria and, it was also recommended for future studies, to analyze the variables by the Real Profit regime, for purposes of comparability with the results obtained in this. [resumo fornecido pelo autor]CustoVendaPreçosAnálise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulCiências Contábeis - BachareladoCampus Universitário da Região dos VinhedosTEXTTCC Claucir Claus Mariano.pdf.txtTCC Claucir Claus Mariano.pdf.txtExtracted texttext/plain57616https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11525/2/TCC%20Claucir%20Claus%20Mariano.pdf.txt51018dc110b3612d5487f458f1d41e6eMD52THUMBNAILTCC Claucir Claus Mariano.pdf.jpgTCC Claucir Claus Mariano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1735https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11525/3/TCC%20Claucir%20Claus%20Mariano.pdf.jpge4cb970d4074a6318825f185e11945adMD53ORIGINALTCC Claucir Claus Mariano.pdfTCC Claucir Claus Mariano.pdfapplication/pdf670161https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11525/1/TCC%20Claucir%20Claus%20Mariano.pdf12175d391bf52ed00f9f37f82d3ca4cfMD5111338/115252023-03-16 17:07:44.295oai:repositorio.ucs.br:11338/11525Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:31.835274Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúcha
title Análise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúcha
spellingShingle Análise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúcha
Mariano, Claucir Claus
Custo
Venda
Preços
title_short Análise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúcha
title_full Análise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúcha
title_fullStr Análise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúcha
title_full_unstemmed Análise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúcha
title_sort Análise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúcha
author Mariano, Claucir Claus
author_facet Mariano, Claucir Claus
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Souza, Joice
Bertollo, Diego Luis
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Claucir Claus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dornelles, Matheus Tumelero
contributor_str_mv Dornelles, Matheus Tumelero
dc.subject.por.fl_str_mv Custo
Venda
Preços
topic Custo
Venda
Preços
description O sucesso e a longevidade de um empreendimento passam pelo gerenciamento de custos e a devida formação do preço de venda, tornando estes temas fatores determinantes para a competitividade da empresa. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar quais seriam os critérios que deveriam ser estabelecidos na análise dos custos e formação de preço de venda, em um comércio varejista da Serra Gaúcha. Deste modo, a metodologia foi embasada em: Estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa e pesquisa descritiva. O estudo foi realizado em uma empresa comercial varejista localizada na Serra Gaúcha, aliando os conceitos teóricos apresentados da pesquisa bibliográfica e, aplicando-os de forma prática. Através deste formato, foi possível sugerir a implantação de novos Markups para determinadas linhas de produtos, que visam posicionar a empresa de uma maneira mais competitiva no mercado. Ainda, possibilitou a empresa objeto de estudo o real conhecimento da sua estruturação de custos e da sua margem de lucro de uma forma segmentada, podendo ser visualizada através de cada linha produto e, até mesmo, para cada item, sendo possível, inclusive, determinar qual será o lucro almejado. Sugere-se que a empresa mantenha e revise periodicamente os critérios sugeridos e, também, recomendou-se para estudos futuros, analisar as variáveis pelo regime do Lucro Real, para fins de comparabilidade com os resultados obtidos neste. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-27T15:46:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-27T15:46:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11525
url https://repositorio.ucs.br/11338/11525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11525/2/TCC%20Claucir%20Claus%20Mariano.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11525/3/TCC%20Claucir%20Claus%20Mariano.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11525/1/TCC%20Claucir%20Claus%20Mariano.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 51018dc110b3612d5487f458f1d41e6e
e4cb970d4074a6318825f185e11945ad
12175d391bf52ed00f9f37f82d3ca4cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258415331344384