Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1019 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado está vinculada à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O estudo discute práticas de mediação de leitura literária, a partir da perspectiva da educação, tendo como foco obras de literatura selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)/2008 para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A investigação busca analisar o trajeto dessas obras no contexto escolar do município de Caxias do Sul/RS, especialmente nas bibliotecas dessas instituições de ensino, as quais se configuram como o espaço educacional que recebe o material do Governo e estão vinculadas ao docente que realiza a mediação. Para fundamentar as discussões acerca da educação e da literatura, visando à formação do sujeito, utilizam-se pressupostos teóricos de Candido (1995), Dewey (1971/1978), Larrosa (2002), Paviani (2003/2005) e Zilberman (1998). Autores como Chartier (2005), Hauser (1973), Saraiva & Mugge (2006) e Vygotsky (1991) auxiliam a pensar sobre questões referentes à mediação de leitura. A partir desse estudo, a pesquisa evidencia que a realidade escolar demonstra a falta de preparo do agir docente em relação ao tratamento das obras, que se constituem como acervos de boa qualidade literária. Dessa maneira, o papel da biblioteca escolar no processo de formação do leitor literário precisa ser repensado. Tais apontamentos conduzem à elaboração de roteiros de leitura, tendo como base livros do PNBE/2008 analisados nesse estudo – Contos de animais do mundo todo (2003), de Naomi Adler, Maria Mole (2002), de André Neves, O rei maluco e a rainha mais ainda (2006), de Fernanda Lopes de Almeida e Os Lusíadas em quadrinhos (2006), de Fido Nesti – e apoio teórico na Estética da Recepção, cuja proposta coloca o leitor no lugar do processo, concentrando as ações nos modos de percepção e de recepção do texto literário. Os roteiros, intencionalmente planejados, podem contribuir para a atuação do mediador de leitura e, em especial, para promover a competência leitora e a fruição da literatura dos estudantes. Eis a relevância deste estudo, que ficará à disposição de profissionais interessados no tema e preocupados em oferecer à criança leituras emancipadoras, a partir do texto literário. |
id |
UCS_94b4055213f5021f553ba69d982362a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/1019 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kich, MorganaMota, Rildo José CossonRamos, Flávia Brocchetto2015-10-01T12:16:50Z2015-10-01T12:16:50Z2015-10-012011-04-09https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1019A presente dissertação de mestrado está vinculada à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O estudo discute práticas de mediação de leitura literária, a partir da perspectiva da educação, tendo como foco obras de literatura selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)/2008 para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A investigação busca analisar o trajeto dessas obras no contexto escolar do município de Caxias do Sul/RS, especialmente nas bibliotecas dessas instituições de ensino, as quais se configuram como o espaço educacional que recebe o material do Governo e estão vinculadas ao docente que realiza a mediação. Para fundamentar as discussões acerca da educação e da literatura, visando à formação do sujeito, utilizam-se pressupostos teóricos de Candido (1995), Dewey (1971/1978), Larrosa (2002), Paviani (2003/2005) e Zilberman (1998). Autores como Chartier (2005), Hauser (1973), Saraiva & Mugge (2006) e Vygotsky (1991) auxiliam a pensar sobre questões referentes à mediação de leitura. A partir desse estudo, a pesquisa evidencia que a realidade escolar demonstra a falta de preparo do agir docente em relação ao tratamento das obras, que se constituem como acervos de boa qualidade literária. Dessa maneira, o papel da biblioteca escolar no processo de formação do leitor literário precisa ser repensado. Tais apontamentos conduzem à elaboração de roteiros de leitura, tendo como base livros do PNBE/2008 analisados nesse estudo – Contos de animais do mundo todo (2003), de Naomi Adler, Maria Mole (2002), de André Neves, O rei maluco e a rainha mais ainda (2006), de Fernanda Lopes de Almeida e Os Lusíadas em quadrinhos (2006), de Fido Nesti – e apoio teórico na Estética da Recepção, cuja proposta coloca o leitor no lugar do processo, concentrando as ações nos modos de percepção e de recepção do texto literário. Os roteiros, intencionalmente planejados, podem contribuir para a atuação do mediador de leitura e, em especial, para promover a competência leitora e a fruição da literatura dos estudantes. Eis a relevância deste estudo, que ficará à disposição de profissionais interessados no tema e preocupados em oferecer à criança leituras emancipadoras, a partir do texto literário.This master dissertation is related to the research line of Education, Epistemology and Language, of the Post-Graduation Program in Education at the Caxias do Sul University. This study focuses on practices of mediation in reading of the literary text, considering an educational perspective and literary books selected by Programa Nacional Biblioteca da Escola [School Library National Program] (PNBE)/2008, which are published and directed to students of the first years of Elementary School. The investigation shows how the books are managed in schools of the city of Caxias do Sul/RS, specially, in the libraries of these learning institutions, which are the places that receive the material from the Brazilian Government and which are linked to the teachers who practices the mediation. In order to provide elements that could contribute to think about Education and Literature, considering both as ways to educate the person, the concepts are analyzed by ideas of Candido (1995), Dewey (1971), Larrosa (2002), Paviani (2005) e Zilberman (1998). Authors as Chartier (2005), Hauser (1973), Saraiva and Mugge (2006) and Vygotsky (1991) help to think about issues concerning reading mediation. The research shows that there are not well prepared teachers to use the books, which are very good ones considering their quality. Thus, the library function needs to be rethought. Because of that, guidelines for reading are created, using books of PNBE/2008 – Contos de animais do mundo todo [Tales about animals around the world] (2003), by Naomi Adler, Maria Mole [Floppy Mary] (2002), by André Neves, O rei maluco e a rainha mais ainda [Crazy king and the craziest queen] (2006), by Fernanda Lopes de Almeida and Os Lusíadas em quadrinhos [Comic version of the Lusiads] (2006), by Fido Nesti – and theoretical background provided by Reception Aesthetics – a theory that emphasizes the reader’s reception of a literary text, originated in twentieth century. The guidelines for reading, purposely planned, can contribute to the mediation processes of teachers and to the enjoyment of literature by students. Therefore, this study is important because it will be available for professionals whom are interested on the study and worried about offering to children opportunities of emancipation reading through the literary text.Fundação Universidade de Caxias do Sul.Leitura - Estudo e ensinoBibliotecas escolaresLiteratura infantilAlfabetizaçãoReading - Study and teachingSchool librariesChildren's literatureLiteracyMediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6133401237010883KICH, MorganaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Morgana Kich.pdf.txtDissertacao Morgana Kich.pdf.txtExtracted texttext/plain315486https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1019/3/Dissertacao%20Morgana%20Kich.pdf.txt6630cf58add19bb39649ac58f197451bMD53THUMBNAILDissertacao Morgana Kich.pdf.jpgDissertacao Morgana Kich.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1019/4/Dissertacao%20Morgana%20Kich.pdf.jpge0f9c365c0232dc3a2e3263f58331962MD54ORIGINALDissertacao Morgana Kich.pdfDissertacao Morgana Kich.pdfapplication/pdf4870262https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1019/1/Dissertacao%20Morgana%20Kich.pdf7cc0a24505d583bbcae37fcc8e976a2aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1019/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10192018-08-17 06:13:51.357oai:repositorio.ucs.br:11338/1019IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:18.865087Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) |
title |
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) |
spellingShingle |
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) Kich, Morgana Leitura - Estudo e ensino Bibliotecas escolares Literatura infantil Alfabetização Reading - Study and teaching School libraries Children's literature Literacy |
title_short |
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) |
title_full |
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) |
title_fullStr |
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) |
title_full_unstemmed |
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) |
title_sort |
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) |
author |
Kich, Morgana |
author_facet |
Kich, Morgana |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Mota, Rildo José Cosson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kich, Morgana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Flávia Brocchetto |
contributor_str_mv |
Ramos, Flávia Brocchetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura - Estudo e ensino Bibliotecas escolares Literatura infantil Alfabetização |
topic |
Leitura - Estudo e ensino Bibliotecas escolares Literatura infantil Alfabetização Reading - Study and teaching School libraries Children's literature Literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading - Study and teaching School libraries Children's literature Literacy |
description |
A presente dissertação de mestrado está vinculada à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O estudo discute práticas de mediação de leitura literária, a partir da perspectiva da educação, tendo como foco obras de literatura selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)/2008 para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A investigação busca analisar o trajeto dessas obras no contexto escolar do município de Caxias do Sul/RS, especialmente nas bibliotecas dessas instituições de ensino, as quais se configuram como o espaço educacional que recebe o material do Governo e estão vinculadas ao docente que realiza a mediação. Para fundamentar as discussões acerca da educação e da literatura, visando à formação do sujeito, utilizam-se pressupostos teóricos de Candido (1995), Dewey (1971/1978), Larrosa (2002), Paviani (2003/2005) e Zilberman (1998). Autores como Chartier (2005), Hauser (1973), Saraiva & Mugge (2006) e Vygotsky (1991) auxiliam a pensar sobre questões referentes à mediação de leitura. A partir desse estudo, a pesquisa evidencia que a realidade escolar demonstra a falta de preparo do agir docente em relação ao tratamento das obras, que se constituem como acervos de boa qualidade literária. Dessa maneira, o papel da biblioteca escolar no processo de formação do leitor literário precisa ser repensado. Tais apontamentos conduzem à elaboração de roteiros de leitura, tendo como base livros do PNBE/2008 analisados nesse estudo – Contos de animais do mundo todo (2003), de Naomi Adler, Maria Mole (2002), de André Neves, O rei maluco e a rainha mais ainda (2006), de Fernanda Lopes de Almeida e Os Lusíadas em quadrinhos (2006), de Fido Nesti – e apoio teórico na Estética da Recepção, cuja proposta coloca o leitor no lugar do processo, concentrando as ações nos modos de percepção e de recepção do texto literário. Os roteiros, intencionalmente planejados, podem contribuir para a atuação do mediador de leitura e, em especial, para promover a competência leitora e a fruição da literatura dos estudantes. Eis a relevância deste estudo, que ficará à disposição de profissionais interessados no tema e preocupados em oferecer à criança leituras emancipadoras, a partir do texto literário. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-04-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-01T12:16:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-10-01T12:16:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1019 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1019/3/Dissertacao%20Morgana%20Kich.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1019/4/Dissertacao%20Morgana%20Kich.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1019/1/Dissertacao%20Morgana%20Kich.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1019/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6630cf58add19bb39649ac58f197451b e0f9c365c0232dc3a2e3263f58331962 7cc0a24505d583bbcae37fcc8e976a2a deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258431553863680 |