Uma coordenação pedagógica e sua escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia dos Santos Costa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11753
Resumo: O que escreve uma coordenação pedagógica quando investe em movimentos de cartoculinar? Essa presumível pergunta é a questão que movimenta esta pesquisa. Toma-se cartoculinar, como ato de uma coordenação pedagógica baiana em meio aos microencontros com a culinária pela literatura jorgeamadense (2012), deste modo, pergunta-se pela função da escrita de uma coordenação pedagógica. Trata-se de um método cartográfico: cartoculinar. Esse método é constituído no processo de feitura do texto, enquanto a coordenadora-pesquisadora amplia sua investigação, ao mesmo tempo em que cozinha algumas receitas da culinária pela literatura jorgeamadense (2012), com ingredientes tipicamente baianos. Para mostrá-las na experiência, a coordenadora-pesquisadora: cartoculina na pesquisa, provocando escritas da função de uma coordenação pedagógica; tensiona a função da escrita instrumental da coordenação pedagógica em meio a culinária pela literatura jorgeamadense; e intui a escrita da função da coordenação pedagógica atravessada por movimentos macropolíticos, como a escrita instrumental, e micropolíticos, como o ato de cartoculinar. Por fim, vê-se que as forças determinantes das macropolíticas sobre a função da coordenação pedagógica se fazem pelo que denominam ação de escrita voltadas aos protocolos de organização, que vão determinando um tipo de escrita imposta por legislações e normativas, e tais macropolíticas forçam um tipo de modo prescritivo e burocrático, tornando a escrita instrumental. Por dentro e entre tal determinismo sobre a escrita, ao cartoculinar, instituem-se algumas experiências de singularidades, mostrando pelas receitas, fotografias e escritas que compõem o ato de cartoculinar. Uma coordenação pedagógica ao investir em cartoculinar, escreve acionando a experimentação da dissertação como um ato micropolítico, proveniente da sua função de micromilitância que insiste em resistir inventando entre movimentos de constituir-se em meio às subjetividades de devires que atravessam a escrita de uma coordenação pedagógica. A cartoculinância em proposta de fuga aos padrões impostos as formas burocratizadas, padronizantes e homogeinizantes dos textos da função de uma coordenação pedagógica abre-se na defesa da dissertação, feita em leitura de texto integrada a vídeo de fotografias do compósito da pesquisa, disponível no link https://youtu.be/WSjAWJ5-tEY, em vias de inserir o leitor na atmosfera do método cartoculinar.
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Para mostrá-las na experiência, a coordenadora-pesquisadora: cartoculina na pesquisa, provocando escritas da função de uma coordenação pedagógica; tensiona a função da escrita instrumental da coordenação pedagógica em meio a culinária pela literatura jorgeamadense; e intui a escrita da função da coordenação pedagógica atravessada por movimentos macropolíticos, como a escrita instrumental, e micropolíticos, como o ato de cartoculinar. Por fim, vê-se que as forças determinantes das macropolíticas sobre a função da coordenação pedagógica se fazem pelo que denominam ação de escrita voltadas aos protocolos de organização, que vão determinando um tipo de escrita imposta por legislações e normativas, e tais macropolíticas forçam um tipo de modo prescritivo e burocrático, tornando a escrita instrumental. Por dentro e entre tal determinismo sobre a escrita, ao cartoculinar, instituem-se algumas experiências de singularidades, mostrando pelas receitas, fotografias e escritas que compõem o ato de cartoculinar. Uma coordenação pedagógica ao investir em cartoculinar, escreve acionando a experimentação da dissertação como um ato micropolítico, proveniente da sua função de micromilitância que insiste em resistir inventando entre movimentos de constituir-se em meio às subjetividades de devires que atravessam a escrita de uma coordenação pedagógica. A cartoculinância em proposta de fuga aos padrões impostos as formas burocratizadas, padronizantes e homogeinizantes dos textos da função de uma coordenação pedagógica abre-se na defesa da dissertação, feita em leitura de texto integrada a vídeo de fotografias do compósito da pesquisa, disponível no link https://youtu.be/WSjAWJ5-tEY, em vias de inserir o leitor na atmosfera do método cartoculinar.What does a pedagogical coordination writes when it invests in cartoculinary movements? This presumed question is the issue that drives this research. Cartoculinary, is taken as an act of a pedagogical coordination from Bahia, amist microencounters with the cuisine in Jorge Amado´s literature (2012), thus, one wonders about the function of writing pedagogical coordination. This is a cartographic method: cartoculinary. This method is being constituted in the process of making the text, while the coordinator-researcher expands its investigation, while cooking some recipes of the cuisine in Jorge Amado´s literature (2012), with typical Bahia ingredients. To show them in the experience, the coordinator-researcher: cartoculin in research, provoking writings of the function of a pedagogical coordination; tensions the function of instrumental writing of the pedagogical coordination in the midst of cooking by the Jorge Amado´s literature; and intui writing of the function of pedagogical coordination crossed by macro-political movements, such as instrumental writing, and micro-political ones, such as the act of doing cartoculinary. Finally, one sees that the determining forces of macropolitics on the function of pedagogical coordination are done by the so called writing action focused on organization protocols, which determine a type of writing imposed by legislation and regulations. Such macropolitics force a type of prescriptive and bureaucratic mode, making writing instrumental. Inside and among such determinism about writing, when cartography through culinary is done, some experiences of singularities are instituted, showing the recipes, photographs and writings that make up the act of cartographing through culinary.A pedagogical coordination when investing in cartography through culinary writes , and at the same time triggers the experimentation of the dissertation as a micropolitical act, coming from its micromilitancy function that insists on resisting, and inventing among movements of constituting itself in the midst of the subjectivities of changes that cross writing of a pedagogical coordination. The act of doing cartography through culinary in a proposal to escape the imposed bureaucratized, standardizing and homogenizing forms of the texts of the function of a pedagogical coordination opens in the defense of the dissertation, made by reading a text, and showing a video of photographs of the research composite, available at the link https://youtu.be/WSjAWJ5-tEY, in the process of inserting the reader into the atmosphere of the cartoculinary method.engporEducaçãoSupervisão escolarCoordenadores educacionais - PráticaEscritaEducationSchool supervisionCoordenadores educacionais - PracticeWritingUma coordenação pedagógica e sua escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3971779624030952OLIVEIRA, P. S. 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