Deficiência intelectual e letramento: compreensão de professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8977 |
Resumo: | A trajetória do estudante com deficiência intelectual, no Brasil, é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado discussões e reflexões que se intensificaram desde a implementação das políticas de inclusão nos diferentes níveis de ensino. Além do acesso e da garantia de matrícula, a educação inclusiva deve ter o compromisso de escolarização do estudante, ou seja, é preciso garantir que a aprendizagem esteja ocorrendo, de fato, através das práticas de letramento nas diferentes áreas do conhecimento. Visando contribuir com essas reflexões, esta dissertação, inserida no campo dos estudos da Educação, tem como objetivo caracterizar a percepção que os professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental têm acerca do processo de letramento do estudante com deficiência intelectual. O estudo também busca caracterizar o conceito de letramento e suas implicações; identificar quais são as concepções de letramento dos professores; identificar a concepção de Deficiência Intelectual para os professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental e analisar as práticas utilizadas pelos professores para o letramento do estudante com deficiência intelectual a partir das entrevistas. Os conceitos de "letramento?, "deficiência intelectual", "compensação" e "escolarização", propostos a partir de diversos autores, dão sustentação teórica a esta pesquisa. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo de natureza exploratória realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professoras de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental tanto de escolas públicas quanto privadas que atuaram entre 2017 e 2019 com estudantes com deficiência intelectual, no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Para a realização da análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, em que emergiram duas categorias: a) Difícil e desafiador: o "não-saber" do professor e b) É diferente. Os resultados apontam que os educadores, em sua maioria, parecem desconhecer os conceitos de "letramento" bem como de "deficiência intelectual" e sentem-se, muitas vezes, desamparados no ambiente escolar. Fatores como falta de formação, não disponibilização de recursos humanos e de sala de recursos multifuncionais também parecem contribuir para a fragilidade nas práticas de letramento para com o estudante com DI. Além disso, o olhar normalizador não permite ao professor atentar às singularidades e potencialidades, o que torna difícil conciliar o atendimento individualizado com a dedicação à turma e ainda desenvolver um atendimento que possa dar condições para que esse aluno se desenvolva integralmente, produzindo conhecimentos e se tornando um cidadão capaz de atuar no mundo. [resumo fornecido pelo autor] |
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Sassi, Suelen de MarcoBisol, Cláudia AlquatiCorrêa, YgorCotonhoto, Larissy AlvesValentini, Carla Beatris2021-11-04T13:50:21Z2021-11-04T13:50:21Z2021-11-022021-07-27https://repositorio.ucs.br/11338/8977A trajetória do estudante com deficiência intelectual, no Brasil, é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado discussões e reflexões que se intensificaram desde a implementação das políticas de inclusão nos diferentes níveis de ensino. Além do acesso e da garantia de matrícula, a educação inclusiva deve ter o compromisso de escolarização do estudante, ou seja, é preciso garantir que a aprendizagem esteja ocorrendo, de fato, através das práticas de letramento nas diferentes áreas do conhecimento. Visando contribuir com essas reflexões, esta dissertação, inserida no campo dos estudos da Educação, tem como objetivo caracterizar a percepção que os professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental têm acerca do processo de letramento do estudante com deficiência intelectual. O estudo também busca caracterizar o conceito de letramento e suas implicações; identificar quais são as concepções de letramento dos professores; identificar a concepção de Deficiência Intelectual para os professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental e analisar as práticas utilizadas pelos professores para o letramento do estudante com deficiência intelectual a partir das entrevistas. Os conceitos de "letramento?, "deficiência intelectual", "compensação" e "escolarização", propostos a partir de diversos autores, dão sustentação teórica a esta pesquisa. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo de natureza exploratória realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professoras de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental tanto de escolas públicas quanto privadas que atuaram entre 2017 e 2019 com estudantes com deficiência intelectual, no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Para a realização da análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, em que emergiram duas categorias: a) Difícil e desafiador: o "não-saber" do professor e b) É diferente. Os resultados apontam que os educadores, em sua maioria, parecem desconhecer os conceitos de "letramento" bem como de "deficiência intelectual" e sentem-se, muitas vezes, desamparados no ambiente escolar. Fatores como falta de formação, não disponibilização de recursos humanos e de sala de recursos multifuncionais também parecem contribuir para a fragilidade nas práticas de letramento para com o estudante com DI. Além disso, o olhar normalizador não permite ao professor atentar às singularidades e potencialidades, o que torna difícil conciliar o atendimento individualizado com a dedicação à turma e ainda desenvolver um atendimento que possa dar condições para que esse aluno se desenvolva integralmente, produzindo conhecimentos e se tornando um cidadão capaz de atuar no mundo. [resumo fornecido pelo autor]The trajectory of students with intellectual disabilities (ID) in Brazil is a recurrent theme in the educational context and has generated discussions and reflections since the implementation of inclusion policies in different teaching levels. In addition to access and enrollment guarantee, the importance of inclusive education is with the commitment to the schooling of these students, in that in addition to attending the regular classroom, it must be verified that learning is happening through the literacy practices in different knowledge areas. Aiming to contribute to these reflections, this dissertation, inserted in the field of education studies, aims to characterize the perception that Portuguese language teachers, working in the final years of elementary school, have about the literacy process of students with intellectual disabilities. The study also seeks to characterize the concept of literacy and its implications; identify what the teachers' conceptions of literacy are; identify the concept of Intellectual Disabilities for these teachers and analyze the practices used by teachers for literacy of the students with intellectual disabilities based on the speech of the interviewed teachers. The concepts of literacy, intellectual disability, compensation, and schooling proposed by several authors give theoretical support to this research. It is, therefore, an exploratory qualitative study conducted through semi-structured interviews with six Portuguese language teachers from the final years of elementary school, from public and private schools, who were working with students with intellectual disabilities, from 2017 to 2019 in Bento Gonçalves. To carry out the analysis of the collected data, Bardin's content analysis was used, in which two categories emerged: a) Difficult and challenging: the teacher's "not knowing", b) "It is different". The results show that most educators seem to be unaware of the concepts of literacy as well as intellectual disability and often feel helpless in the school environment. Factors such as lack of training, non-availability of human resources and a multifunctional resource room also seem to contribute to the lack of literacy practices for students with ID. In addition, the normalizing look does not allow the teacher to pay attention to the singularities and potential, which makes it difficult to reconcile individualized care with dedication to the class; due to these conditions, there is no way to develop quality care to provide conditions for these students to fully develop, producing knowledge and becoming citizens capable of acting in the world. [resumo fornecido pelo autor]LetramentoEducação inclusivaEducação especialIncapacidade intelectualProfessores de línguasLiteracyInclusive educationSpecial educationStupidityLanguage teachersDeficiência intelectual e letramento: compreensão de professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6314839411524285MARCO, S.Mestrado Acadêmico em EducaçãoPescador, Cristina MariaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-11-01TEXTDissertação Suelen De Marco Sassi.pdf.txtDissertação Suelen De Marco Sassi.pdf.txtExtracted texttext/plain217002https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8977/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Suelen%20De%20Marco%20Sassi.pdf.txt735e34fb20b161c8a536f9b554fbb6abMD52THUMBNAILDissertação Suelen De Marco Sassi.pdf.jpgDissertação Suelen De Marco Sassi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8977/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Suelen%20De%20Marco%20Sassi.pdf.jpgeada163ae9356f048a5ab4a0b46609f1MD53ORIGINALDissertação Suelen De Marco Sassi.pdfDissertação Suelen De Marco Sassi.pdfapplication/pdf916216https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8977/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Suelen%20De%20Marco%20Sassi.pdfab57f63a19a8dee507cc1d471160cb11MD5111338/89772022-10-18 17:45:24.901oai:repositorio.ucs.br:11338/8977Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:20.565961Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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