A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9425 |
Resumo: | O presente estudo possui como objetivo compreender como álbum conceitual pode representar, a partir da identidade visual, a marca pessoal da artista pop contemporânea. Para tanto, valemo-nos inicialmente da pesquisa bibliográfica, que nos permite encontrar a base teórica necessária para dar andamento à análise apresentada ao final, na qual são examinados álbuns musicais conceituais contemporâneos. A partir de princípios da semiótica e do design, observa-se como os elementos da identidade visual representam, de forma única e inovadora, o tema e o conceito de cada álbum e contribuem para a criação ou reforço da marca pessoal de cada artista. Isso permite concluir que o desenvolvimento da identidade visual no álbum conceitual é de grande importância para a compreensão total de uma obra fonográfica nos dias atuais, onde o consumo daquilo que é visual se torna cada vez maior. É principalmente através da imagem que a artista pop revela sua personalidade ao mundo e faz do seu legado sua marca pessoal, por isso a identidade visual e os elementos dela constituintes tornam-se uma peça-chave para o seu sucesso e posicionamento na indústria musical. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_9a41abff4693c1e3ce63522bfa0592e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9425 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bett, Vitória ElizaSilva, Ronei Teodoro daRech, Alessandra PaulaSilva, Ivana Almeida da2022-02-04T18:25:09Z2022-02-04T18:25:09Z2021-12-082021-06-29https://repositorio.ucs.br/11338/9425O presente estudo possui como objetivo compreender como álbum conceitual pode representar, a partir da identidade visual, a marca pessoal da artista pop contemporânea. Para tanto, valemo-nos inicialmente da pesquisa bibliográfica, que nos permite encontrar a base teórica necessária para dar andamento à análise apresentada ao final, na qual são examinados álbuns musicais conceituais contemporâneos. A partir de princípios da semiótica e do design, observa-se como os elementos da identidade visual representam, de forma única e inovadora, o tema e o conceito de cada álbum e contribuem para a criação ou reforço da marca pessoal de cada artista. Isso permite concluir que o desenvolvimento da identidade visual no álbum conceitual é de grande importância para a compreensão total de uma obra fonográfica nos dias atuais, onde o consumo daquilo que é visual se torna cada vez maior. É principalmente através da imagem que a artista pop revela sua personalidade ao mundo e faz do seu legado sua marca pessoal, por isso a identidade visual e os elementos dela constituintes tornam-se uma peça-chave para o seu sucesso e posicionamento na indústria musical. [resumo fornecido pelo autor]The present study aims to understand how a concept album can represent, from its visual identity, the personal brand of the contemporary female pop artist. To do so, we initially made use of bibliographical research, where the necessary theoretical basis is found to proceed with the analysis presented at the end, where contemporary concept albums are explored. Based on the principles of semiotics and design, it is observed how the visual identity elements represent, in a unique and creative way, the theme and concept of each album and how they contribute to the creation or reinforcement of each artist's personal brand. This allows us to conclude that the development of the visual identity in the concept album is of great importance for the full understanding of a phonographic work nowadays, where the consumption of visuals grows constantly. It is mainly through image that the pop artist reveals her personality to the world and makes her legacy her personal brand, so the visual identity and its constituent elements become a key to her success and emplacement in the music industry. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeMúsica popularComunicação visualArtistas - MulheresA representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-07ORIGINALTCC Vitoria Eliza Bett.pdfTCC Vitoria Eliza Bett.pdfapplication/pdf7228782https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/1/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdfd13b1fde36638aa35b734a9ee7c2e1efMD51TEXTTCC Vitoria Eliza Bett.pdf.txtTCC Vitoria Eliza Bett.pdf.txtExtracted texttext/plain312639https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/2/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdf.txtcd272bdeb4a47a289294ffd8a143ea60MD52THUMBNAILTCC Vitoria Eliza Bett.pdf.jpgTCC Vitoria Eliza Bett.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/3/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdf.jpgd422950d6d495f9c86f548013d8901b3MD5311338/94252022-10-18 18:35:44.235oai:repositorio.ucs.br:11338/9425Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:09.482786Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos |
title |
A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos |
spellingShingle |
A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos Bett, Vitória Eliza Publicidade Música popular Comunicação visual Artistas - Mulheres |
title_short |
A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos |
title_full |
A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos |
title_fullStr |
A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos |
title_full_unstemmed |
A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos |
title_sort |
A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos |
author |
Bett, Vitória Eliza |
author_facet |
Bett, Vitória Eliza |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Silva, Ronei Teodoro da Rech, Alessandra Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bett, Vitória Eliza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ivana Almeida da |
contributor_str_mv |
Silva, Ivana Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Música popular Comunicação visual Artistas - Mulheres |
topic |
Publicidade Música popular Comunicação visual Artistas - Mulheres |
description |
O presente estudo possui como objetivo compreender como álbum conceitual pode representar, a partir da identidade visual, a marca pessoal da artista pop contemporânea. Para tanto, valemo-nos inicialmente da pesquisa bibliográfica, que nos permite encontrar a base teórica necessária para dar andamento à análise apresentada ao final, na qual são examinados álbuns musicais conceituais contemporâneos. A partir de princípios da semiótica e do design, observa-se como os elementos da identidade visual representam, de forma única e inovadora, o tema e o conceito de cada álbum e contribuem para a criação ou reforço da marca pessoal de cada artista. Isso permite concluir que o desenvolvimento da identidade visual no álbum conceitual é de grande importância para a compreensão total de uma obra fonográfica nos dias atuais, onde o consumo daquilo que é visual se torna cada vez maior. É principalmente através da imagem que a artista pop revela sua personalidade ao mundo e faz do seu legado sua marca pessoal, por isso a identidade visual e os elementos dela constituintes tornam-se uma peça-chave para o seu sucesso e posicionamento na indústria musical. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-04T18:25:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-04T18:25:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9425 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/1/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/2/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/3/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d13b1fde36638aa35b734a9ee7c2e1ef cd272bdeb4a47a289294ffd8a143ea60 d422950d6d495f9c86f548013d8901b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258424891211776 |