A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bett, Vitória Eliza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9425
Resumo: O presente estudo possui como objetivo compreender como álbum conceitual pode representar, a partir da identidade visual, a marca pessoal da artista pop contemporânea. Para tanto, valemo-nos inicialmente da pesquisa bibliográfica, que nos permite encontrar a base teórica necessária para dar andamento à análise apresentada ao final, na qual são examinados álbuns musicais conceituais contemporâneos. A partir de princípios da semiótica e do design, observa-se como os elementos da identidade visual representam, de forma única e inovadora, o tema e o conceito de cada álbum e contribuem para a criação ou reforço da marca pessoal de cada artista. Isso permite concluir que o desenvolvimento da identidade visual no álbum conceitual é de grande importância para a compreensão total de uma obra fonográfica nos dias atuais, onde o consumo daquilo que é visual se torna cada vez maior. É principalmente através da imagem que a artista pop revela sua personalidade ao mundo e faz do seu legado sua marca pessoal, por isso a identidade visual e os elementos dela constituintes tornam-se uma peça-chave para o seu sucesso e posicionamento na indústria musical. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_9a41abff4693c1e3ce63522bfa0592e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9425
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Bett, Vitória ElizaSilva, Ronei Teodoro daRech, Alessandra PaulaSilva, Ivana Almeida da2022-02-04T18:25:09Z2022-02-04T18:25:09Z2021-12-082021-06-29https://repositorio.ucs.br/11338/9425O presente estudo possui como objetivo compreender como álbum conceitual pode representar, a partir da identidade visual, a marca pessoal da artista pop contemporânea. Para tanto, valemo-nos inicialmente da pesquisa bibliográfica, que nos permite encontrar a base teórica necessária para dar andamento à análise apresentada ao final, na qual são examinados álbuns musicais conceituais contemporâneos. A partir de princípios da semiótica e do design, observa-se como os elementos da identidade visual representam, de forma única e inovadora, o tema e o conceito de cada álbum e contribuem para a criação ou reforço da marca pessoal de cada artista. Isso permite concluir que o desenvolvimento da identidade visual no álbum conceitual é de grande importância para a compreensão total de uma obra fonográfica nos dias atuais, onde o consumo daquilo que é visual se torna cada vez maior. É principalmente através da imagem que a artista pop revela sua personalidade ao mundo e faz do seu legado sua marca pessoal, por isso a identidade visual e os elementos dela constituintes tornam-se uma peça-chave para o seu sucesso e posicionamento na indústria musical. [resumo fornecido pelo autor]The present study aims to understand how a concept album can represent, from its visual identity, the personal brand of the contemporary female pop artist. To do so, we initially made use of bibliographical research, where the necessary theoretical basis is found to proceed with the analysis presented at the end, where contemporary concept albums are explored. Based on the principles of semiotics and design, it is observed how the visual identity elements represent, in a unique and creative way, the theme and concept of each album and how they contribute to the creation or reinforcement of each artist's personal brand. This allows us to conclude that the development of the visual identity in the concept album is of great importance for the full understanding of a phonographic work nowadays, where the consumption of visuals grows constantly. It is mainly through image that the pop artist reveals her personality to the world and makes her legacy her personal brand, so the visual identity and its constituent elements become a key to her success and emplacement in the music industry. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeMúsica popularComunicação visualArtistas - MulheresA representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-07ORIGINALTCC Vitoria Eliza Bett.pdfTCC Vitoria Eliza Bett.pdfapplication/pdf7228782https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/1/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdfd13b1fde36638aa35b734a9ee7c2e1efMD51TEXTTCC Vitoria Eliza Bett.pdf.txtTCC Vitoria Eliza Bett.pdf.txtExtracted texttext/plain312639https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/2/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdf.txtcd272bdeb4a47a289294ffd8a143ea60MD52THUMBNAILTCC Vitoria Eliza Bett.pdf.jpgTCC Vitoria Eliza Bett.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/3/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdf.jpgd422950d6d495f9c86f548013d8901b3MD5311338/94252022-10-18 18:35:44.235oai:repositorio.ucs.br:11338/9425Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:35:44Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos
title A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos
spellingShingle A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos
Bett, Vitória Eliza
Publicidade
Música popular
Comunicação visual
Artistas - Mulheres
title_short A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos
title_full A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos
title_fullStr A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos
title_full_unstemmed A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos
title_sort A representação da marca pessoal de artistas femininas na música pop: uma análise de identidade visual em álbuns conceituais contemporâneos
author Bett, Vitória Eliza
author_facet Bett, Vitória Eliza
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Ronei Teodoro da
Rech, Alessandra Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Bett, Vitória Eliza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ivana Almeida da
contributor_str_mv Silva, Ivana Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Música popular
Comunicação visual
Artistas - Mulheres
topic Publicidade
Música popular
Comunicação visual
Artistas - Mulheres
description O presente estudo possui como objetivo compreender como álbum conceitual pode representar, a partir da identidade visual, a marca pessoal da artista pop contemporânea. Para tanto, valemo-nos inicialmente da pesquisa bibliográfica, que nos permite encontrar a base teórica necessária para dar andamento à análise apresentada ao final, na qual são examinados álbuns musicais conceituais contemporâneos. A partir de princípios da semiótica e do design, observa-se como os elementos da identidade visual representam, de forma única e inovadora, o tema e o conceito de cada álbum e contribuem para a criação ou reforço da marca pessoal de cada artista. Isso permite concluir que o desenvolvimento da identidade visual no álbum conceitual é de grande importância para a compreensão total de uma obra fonográfica nos dias atuais, onde o consumo daquilo que é visual se torna cada vez maior. É principalmente através da imagem que a artista pop revela sua personalidade ao mundo e faz do seu legado sua marca pessoal, por isso a identidade visual e os elementos dela constituintes tornam-se uma peça-chave para o seu sucesso e posicionamento na indústria musical. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-04T18:25:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-04T18:25:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9425
url https://repositorio.ucs.br/11338/9425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/1/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/2/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9425/3/TCC%20Vitoria%20Eliza%20Bett.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d13b1fde36638aa35b734a9ee7c2e1ef
cd272bdeb4a47a289294ffd8a143ea60
d422950d6d495f9c86f548013d8901b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308875220287488