Análise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tristacci, Bruna Mezaroba
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11415
Resumo: O comércio internacional é o campo de conhecimento que permite a possibilidade de negociação e ligação entre os quatro continentes, fazendo com que produtos de todo o mundo circulem por diversas culturas e novos consumidores. Os vinhos são parte dessa economia mundial do comércio internacional, gerando grandes lucros e proporcionando novas experiências aos seus consumidores. Desse modo, o país de origem muitas vezes influencia diretamente na escolha do produto por parte do consumidor, que possui uma ideia pré estabelecida, dando preferência para alguns vinhos de acordo com a origem, o que algumas vezes é feita de forma equivocada. Com o objetivo de identificar a relevância do país de origem na escolha do produto, bem como identificar o padrão de consumo dos brasileiros e americanos, foi aplicada através de entrevistas com atuantes do setor de comércio internacional de vinícolas, pesquisa quantitativa com consumidores finais norte americanos e uma pesquisa experimental através da realização de degustação as cegas com consumidores e sommeliers especializados, onde eles avaliaram os produtos sem saber o país de origem do mesmo. Em linhas gerais, os resultados obtidos indicam que os consumidores de vinho são exigentes aos aspectos avaliados, principalmente conforme indica o resultado da pesquisa experimental, onde os participantes foram surpreendidos com o resultado ao final da degustação as cegas, que constata diferentes origens de vinhos eleitos os mais bem avaliados. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_9b91f9ba818a5a09171fca6e5a9a5ad8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11415
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Tristacci, Bruna MezarobaDe Toni, DeonirKlein, Simone Fonseca de AndradeMachado, Rosimeri2023-01-10T23:35:26Z2023-01-10T23:35:26Z2021-12-092021-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11415O comércio internacional é o campo de conhecimento que permite a possibilidade de negociação e ligação entre os quatro continentes, fazendo com que produtos de todo o mundo circulem por diversas culturas e novos consumidores. Os vinhos são parte dessa economia mundial do comércio internacional, gerando grandes lucros e proporcionando novas experiências aos seus consumidores. Desse modo, o país de origem muitas vezes influencia diretamente na escolha do produto por parte do consumidor, que possui uma ideia pré estabelecida, dando preferência para alguns vinhos de acordo com a origem, o que algumas vezes é feita de forma equivocada. Com o objetivo de identificar a relevância do país de origem na escolha do produto, bem como identificar o padrão de consumo dos brasileiros e americanos, foi aplicada através de entrevistas com atuantes do setor de comércio internacional de vinícolas, pesquisa quantitativa com consumidores finais norte americanos e uma pesquisa experimental através da realização de degustação as cegas com consumidores e sommeliers especializados, onde eles avaliaram os produtos sem saber o país de origem do mesmo. Em linhas gerais, os resultados obtidos indicam que os consumidores de vinho são exigentes aos aspectos avaliados, principalmente conforme indica o resultado da pesquisa experimental, onde os participantes foram surpreendidos com o resultado ao final da degustação as cegas, que constata diferentes origens de vinhos eleitos os mais bem avaliados. [resumo fornecido pelo autor]International trade is the field of knowledge that allows the possibility of negotiation and connection between the four continents, making products from all over the world circulate through diverse cultures and new consumers. Wines are part of this international trade global economy, generating large profits and providing new experiences to its consumers. Thus, often the country of origin directly influences the consumer's product choice, who has a pre-established idea, giving preference to some wines according to their origin, which sometimes is done erroneously. To identify the relevance of the country of origin in product choice, as well as to identify the consumption pattern of Brazilians and Americans, it was applied, through interviews with people working in the international trade sector of wineries, quantitative research with American final consumers, and experimental research through blind tasting with consumers and specialized sommeliers, where they evaluated the products without knowing the country of origin. In general, the obtained results indicate that wine consumers are demanding in the evaluated aspects, especially as indicated by the experimental research results, where the participants were surprised by the results at the end of the blind tasting, which found different origins of wines elected as the best evaluated. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalConsumidoresVinho e vinificaçãoAnálise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário da Região dos Vinhedos2021-12-08TEXTTCC Bruna Mezaroba Tristacci.pdf.txtTCC Bruna Mezaroba Tristacci.pdf.txtExtracted texttext/plain150018https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11415/2/TCC%20Bruna%20Mezaroba%20Tristacci.pdf.txteedace1e170170fe44094b9c864b511eMD52THUMBNAILTCC Bruna Mezaroba Tristacci.pdf.jpgTCC Bruna Mezaroba Tristacci.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11415/3/TCC%20Bruna%20Mezaroba%20Tristacci.pdf.jpg7ddbbae0c58c1ef736fc6f7eb36dc00bMD53ORIGINALTCC Bruna Mezaroba Tristacci.pdfTCC Bruna Mezaroba Tristacci.pdfapplication/pdf1064744https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11415/1/TCC%20Bruna%20Mezaroba%20Tristacci.pdf0f1a816c14c40cc99d807116105f06dfMD5111338/114152023-03-16 17:08:30.79oai:repositorio.ucs.br:11338/11415Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T17:08:30Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finos
title Análise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finos
spellingShingle Análise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finos
Tristacci, Bruna Mezaroba
Comércio internacional
Consumidores
Vinho e vinificação
title_short Análise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finos
title_full Análise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finos
title_fullStr Análise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finos
title_full_unstemmed Análise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finos
title_sort Análise comparativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro e norte americano quanto a vinhos finos
author Tristacci, Bruna Mezaroba
author_facet Tristacci, Bruna Mezaroba
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv De Toni, Deonir
Klein, Simone Fonseca de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Tristacci, Bruna Mezaroba
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Rosimeri
contributor_str_mv Machado, Rosimeri
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Consumidores
Vinho e vinificação
topic Comércio internacional
Consumidores
Vinho e vinificação
description O comércio internacional é o campo de conhecimento que permite a possibilidade de negociação e ligação entre os quatro continentes, fazendo com que produtos de todo o mundo circulem por diversas culturas e novos consumidores. Os vinhos são parte dessa economia mundial do comércio internacional, gerando grandes lucros e proporcionando novas experiências aos seus consumidores. Desse modo, o país de origem muitas vezes influencia diretamente na escolha do produto por parte do consumidor, que possui uma ideia pré estabelecida, dando preferência para alguns vinhos de acordo com a origem, o que algumas vezes é feita de forma equivocada. Com o objetivo de identificar a relevância do país de origem na escolha do produto, bem como identificar o padrão de consumo dos brasileiros e americanos, foi aplicada através de entrevistas com atuantes do setor de comércio internacional de vinícolas, pesquisa quantitativa com consumidores finais norte americanos e uma pesquisa experimental através da realização de degustação as cegas com consumidores e sommeliers especializados, onde eles avaliaram os produtos sem saber o país de origem do mesmo. Em linhas gerais, os resultados obtidos indicam que os consumidores de vinho são exigentes aos aspectos avaliados, principalmente conforme indica o resultado da pesquisa experimental, onde os participantes foram surpreendidos com o resultado ao final da degustação as cegas, que constata diferentes origens de vinhos eleitos os mais bem avaliados. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-10T23:35:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-10T23:35:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11415
url https://repositorio.ucs.br/11338/11415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11415/2/TCC%20Bruna%20Mezaroba%20Tristacci.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11415/3/TCC%20Bruna%20Mezaroba%20Tristacci.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11415/1/TCC%20Bruna%20Mezaroba%20Tristacci.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eedace1e170170fe44094b9c864b511e
7ddbbae0c58c1ef736fc6f7eb36dc00b
0f1a816c14c40cc99d807116105f06df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308900264476672