O incentivo à leitura pela literatura fantástica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10061 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar em que medida a literatura fantástica pode servir como ferramenta para incentivar a leitura, a fim de compreender como se dá a interação literatura fantástica e leitor. Para isso, definições de leitura e de literatura foram apresentadas, tanto em sentido amplo quanto restrito. Além disso, verificou-se como normalmente são e como poderiam ocorrer a leitura do texto literário na escola e as aulas de literatura. Quanto à literatura fantástica, o(s) seu(s) percurso(s) histórico(s) e algumas concepções teóricas sobre ela foram apresentadas. Por fim, relacionou-se leitura, ensino e literatura fantástica, com a intenção de perceber como ela pode promover o incentivo à leitura. Para a realização deste trabalho, optou-se, principalmente, pela pesquisa bibliográfica, mas, também, uma pesquisa informal a partir de bases de dados e de levantamentos foi realizada. Constatou-se que a literatura fantástica pode incentivar a leitura, em especial, na medida em que depende da ativa participação do leitor ou de sua pró-atividade, bem como propõe um jogo entre o real e o irreal. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_a048320811ab081203a76c06239a0f40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/10061 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brezolin, AlanaZinani, Cecil Jeanine AlbertPagot, Suzana Maria LainKnapp, Cristina Loff2022-05-23T15:20:23Z2022-05-23T15:20:23Z2020-12-182020-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/10061Este trabalho tem como objetivo investigar em que medida a literatura fantástica pode servir como ferramenta para incentivar a leitura, a fim de compreender como se dá a interação literatura fantástica e leitor. Para isso, definições de leitura e de literatura foram apresentadas, tanto em sentido amplo quanto restrito. Além disso, verificou-se como normalmente são e como poderiam ocorrer a leitura do texto literário na escola e as aulas de literatura. Quanto à literatura fantástica, o(s) seu(s) percurso(s) histórico(s) e algumas concepções teóricas sobre ela foram apresentadas. Por fim, relacionou-se leitura, ensino e literatura fantástica, com a intenção de perceber como ela pode promover o incentivo à leitura. Para a realização deste trabalho, optou-se, principalmente, pela pesquisa bibliográfica, mas, também, uma pesquisa informal a partir de bases de dados e de levantamentos foi realizada. Constatou-se que a literatura fantástica pode incentivar a leitura, em especial, na medida em que depende da ativa participação do leitor ou de sua pró-atividade, bem como propõe um jogo entre o real e o irreal. [resumo fornecido pelo autor]LeituraLiteratura fantásticaIncentivo à leituraEnsinoO incentivo à leitura pela literatura fantásticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Letras - PortuguêsCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Alana Brezolin.pdfTCC Alana Brezolin.pdfapplication/pdf745026https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/1/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf94db82171aec1ec55200df6e8c2a8bc7MD51TEXTTCC Alana Brezolin.pdf.txtTCC Alana Brezolin.pdf.txtExtracted texttext/plain133645https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/2/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf.txtbe8f211a14ec3b91f364274362514c08MD52THUMBNAILTCC Alana Brezolin.pdf.jpgTCC Alana Brezolin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/3/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf.jpg99dee6a9b9071681180ec18b14c58e6cMD5311338/100612023-06-21 13:33:40.091oai:repositorio.ucs.br:11338/10061Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-06-21T13:33:40Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O incentivo à leitura pela literatura fantástica |
title |
O incentivo à leitura pela literatura fantástica |
spellingShingle |
O incentivo à leitura pela literatura fantástica Brezolin, Alana Leitura Literatura fantástica Incentivo à leitura Ensino |
title_short |
O incentivo à leitura pela literatura fantástica |
title_full |
O incentivo à leitura pela literatura fantástica |
title_fullStr |
O incentivo à leitura pela literatura fantástica |
title_full_unstemmed |
O incentivo à leitura pela literatura fantástica |
title_sort |
O incentivo à leitura pela literatura fantástica |
author |
Brezolin, Alana |
author_facet |
Brezolin, Alana |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Zinani, Cecil Jeanine Albert Pagot, Suzana Maria Lain |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brezolin, Alana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Knapp, Cristina Loff |
contributor_str_mv |
Knapp, Cristina Loff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literatura fantástica Incentivo à leitura Ensino |
topic |
Leitura Literatura fantástica Incentivo à leitura Ensino |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar em que medida a literatura fantástica pode servir como ferramenta para incentivar a leitura, a fim de compreender como se dá a interação literatura fantástica e leitor. Para isso, definições de leitura e de literatura foram apresentadas, tanto em sentido amplo quanto restrito. Além disso, verificou-se como normalmente são e como poderiam ocorrer a leitura do texto literário na escola e as aulas de literatura. Quanto à literatura fantástica, o(s) seu(s) percurso(s) histórico(s) e algumas concepções teóricas sobre ela foram apresentadas. Por fim, relacionou-se leitura, ensino e literatura fantástica, com a intenção de perceber como ela pode promover o incentivo à leitura. Para a realização deste trabalho, optou-se, principalmente, pela pesquisa bibliográfica, mas, também, uma pesquisa informal a partir de bases de dados e de levantamentos foi realizada. Constatou-se que a literatura fantástica pode incentivar a leitura, em especial, na medida em que depende da ativa participação do leitor ou de sua pró-atividade, bem como propõe um jogo entre o real e o irreal. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-23T15:20:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-23T15:20:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/10061 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/10061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/1/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/2/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/3/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94db82171aec1ec55200df6e8c2a8bc7 be8f211a14ec3b91f364274362514c08 99dee6a9b9071681180ec18b14c58e6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308890034569216 |