O incentivo à leitura pela literatura fantástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brezolin, Alana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10061
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar em que medida a literatura fantástica pode servir como ferramenta para incentivar a leitura, a fim de compreender como se dá a interação literatura fantástica e leitor. Para isso, definições de leitura e de literatura foram apresentadas, tanto em sentido amplo quanto restrito. Além disso, verificou-se como normalmente são e como poderiam ocorrer a leitura do texto literário na escola e as aulas de literatura. Quanto à literatura fantástica, o(s) seu(s) percurso(s) histórico(s) e algumas concepções teóricas sobre ela foram apresentadas. Por fim, relacionou-se leitura, ensino e literatura fantástica, com a intenção de perceber como ela pode promover o incentivo à leitura. Para a realização deste trabalho, optou-se, principalmente, pela pesquisa bibliográfica, mas, também, uma pesquisa informal a partir de bases de dados e de levantamentos foi realizada. Constatou-se que a literatura fantástica pode incentivar a leitura, em especial, na medida em que depende da ativa participação do leitor ou de sua pró-atividade, bem como propõe um jogo entre o real e o irreal. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_a048320811ab081203a76c06239a0f40
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10061
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Brezolin, AlanaZinani, Cecil Jeanine AlbertPagot, Suzana Maria LainKnapp, Cristina Loff2022-05-23T15:20:23Z2022-05-23T15:20:23Z2020-12-182020-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/10061Este trabalho tem como objetivo investigar em que medida a literatura fantástica pode servir como ferramenta para incentivar a leitura, a fim de compreender como se dá a interação literatura fantástica e leitor. Para isso, definições de leitura e de literatura foram apresentadas, tanto em sentido amplo quanto restrito. Além disso, verificou-se como normalmente são e como poderiam ocorrer a leitura do texto literário na escola e as aulas de literatura. Quanto à literatura fantástica, o(s) seu(s) percurso(s) histórico(s) e algumas concepções teóricas sobre ela foram apresentadas. Por fim, relacionou-se leitura, ensino e literatura fantástica, com a intenção de perceber como ela pode promover o incentivo à leitura. Para a realização deste trabalho, optou-se, principalmente, pela pesquisa bibliográfica, mas, também, uma pesquisa informal a partir de bases de dados e de levantamentos foi realizada. Constatou-se que a literatura fantástica pode incentivar a leitura, em especial, na medida em que depende da ativa participação do leitor ou de sua pró-atividade, bem como propõe um jogo entre o real e o irreal. [resumo fornecido pelo autor]LeituraLiteratura fantásticaIncentivo à leituraEnsinoO incentivo à leitura pela literatura fantásticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Letras - PortuguêsCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Alana Brezolin.pdfTCC Alana Brezolin.pdfapplication/pdf745026https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/1/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf94db82171aec1ec55200df6e8c2a8bc7MD51TEXTTCC Alana Brezolin.pdf.txtTCC Alana Brezolin.pdf.txtExtracted texttext/plain133645https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/2/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf.txtbe8f211a14ec3b91f364274362514c08MD52THUMBNAILTCC Alana Brezolin.pdf.jpgTCC Alana Brezolin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/3/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf.jpg99dee6a9b9071681180ec18b14c58e6cMD5311338/100612023-06-21 13:33:40.091oai:repositorio.ucs.br:11338/10061Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-06-21T13:33:40Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O incentivo à leitura pela literatura fantástica
title O incentivo à leitura pela literatura fantástica
spellingShingle O incentivo à leitura pela literatura fantástica
Brezolin, Alana
Leitura
Literatura fantástica
Incentivo à leitura
Ensino
title_short O incentivo à leitura pela literatura fantástica
title_full O incentivo à leitura pela literatura fantástica
title_fullStr O incentivo à leitura pela literatura fantástica
title_full_unstemmed O incentivo à leitura pela literatura fantástica
title_sort O incentivo à leitura pela literatura fantástica
author Brezolin, Alana
author_facet Brezolin, Alana
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Zinani, Cecil Jeanine Albert
Pagot, Suzana Maria Lain
dc.contributor.author.fl_str_mv Brezolin, Alana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knapp, Cristina Loff
contributor_str_mv Knapp, Cristina Loff
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura fantástica
Incentivo à leitura
Ensino
topic Leitura
Literatura fantástica
Incentivo à leitura
Ensino
description Este trabalho tem como objetivo investigar em que medida a literatura fantástica pode servir como ferramenta para incentivar a leitura, a fim de compreender como se dá a interação literatura fantástica e leitor. Para isso, definições de leitura e de literatura foram apresentadas, tanto em sentido amplo quanto restrito. Além disso, verificou-se como normalmente são e como poderiam ocorrer a leitura do texto literário na escola e as aulas de literatura. Quanto à literatura fantástica, o(s) seu(s) percurso(s) histórico(s) e algumas concepções teóricas sobre ela foram apresentadas. Por fim, relacionou-se leitura, ensino e literatura fantástica, com a intenção de perceber como ela pode promover o incentivo à leitura. Para a realização deste trabalho, optou-se, principalmente, pela pesquisa bibliográfica, mas, também, uma pesquisa informal a partir de bases de dados e de levantamentos foi realizada. Constatou-se que a literatura fantástica pode incentivar a leitura, em especial, na medida em que depende da ativa participação do leitor ou de sua pró-atividade, bem como propõe um jogo entre o real e o irreal. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-23T15:20:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-23T15:20:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10061
url https://repositorio.ucs.br/11338/10061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/1/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/2/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10061/3/TCC%20Alana%20Brezolin.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 94db82171aec1ec55200df6e8c2a8bc7
be8f211a14ec3b91f364274362514c08
99dee6a9b9071681180ec18b14c58e6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308890034569216