Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalsotto, Mariana Parise Brandalise
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10765
Resumo: A presente tese vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul objetivou analisar o contexto histórico e a constituição dos círculos de cultura, no Rio Grande do Sul mediados pela presença de Paulo Freire (e a partir dela) entre os anos de 1963 e 1964. A metodologia utilizada foi a análise documental histórica de jornais como Correio do Povo, Jornal do Dia e Diário de Notícias, bem como da análise de entrevistas realizadas mobilizando a metodologia da História Oral. Por meio do apoio teórico da História da Educação e História Cultural, mobilizo conceitos como representação, mediadores culturais, intelectuais mediadores e alfabetização. As categorias construídas com a análise foram: (i) a mobilização (a qual expressei como sendo a organização e a realização do curso de formação de coordenadores de debates, realizado em Porto Alegre), (ii) a ação (a partir da qual observei as práticas dos círculos de cultura realizadas no Estado) e (iii) a interrupção e os silenciamentos ocorridos após o início do regime civil-militar). Realizei, inicialmente, um estudo teórico para (i) conhecer aspectos históricos da educação no Brasil e no Rio Grande do Sul nas décadas de 1950 e 1960, (ii) aprofundar tema central da tese por intermédio de autores que refletem sobre o tema, além do próprio Paulo Freire e (iii) estudar o referencial teórico-metodológico. Tendo percorrido esse caminho de pesquisa, a tese que defendo com essa narrativa é de que entre os anos de 1963 e início de 1964, no contexto de efervescência de movimentos sociais e de cultura popular voltados para a Educação, no Brasil e no Rio Grande do Sul, algumas pessoas desse Estado transitaram pelo país para conhecer e se apropriar dos círculos de cultura que estabeleciam a forma na qual se organizava o programa de alfabetização fundamentado e proposto por Paulo Freire, o qual passava a ser propagado em nível nacional. Na sequência, essas pessoas - professores, mas primordialmente estudantes universitários e secundaristas, aqui caracterizados como intelectuais mediadores - orientadas pela Secretaria de Educação e Cultura estadual, disseminaram os ideais freireanos para a alfabetização através de suas redes de sociabilidade, em Porto Alegre (capital) e em algumas outras cidades do interior, constituindo representações, ou seja, modos de colocá-los em prática. Essas novas representações foram transcritas na forma de divulgação e execução de formações para coordenadores de debates, inicialmente sediadas em Porto Alegre e com a presença pontual de Paulo Freire - mas também programadas em outras cidades do interior, a partir de intelectuais mediadores do Estado - bem como na forma de experiências-piloto realizadas, que confirmam a efetivação dos círculos de cultura no Rio Grande do Sul, antes do regime civil-militar. Quando este ocorreu, as representações acerca do programa de alfabetização mais difundidas passaram a ser as suas críticas, o que acabou gerando o seu silenciamento. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_a3087089ffc148cfb9a8c43ead740a26
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10765
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Dalsotto, Mariana Parise BrandaliseStreck, Danilo RomeuSouza, José Edimar deCarvalho, Maria Elizete GuimarãesRossatto, César AugustoAlmeida, Doris BittencourtLuchese, Terciane Ângela2022-08-04T14:56:13Z2022-08-04T14:56:13Z2022-08-042022-04-28https://repositorio.ucs.br/11338/10765A presente tese vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul objetivou analisar o contexto histórico e a constituição dos círculos de cultura, no Rio Grande do Sul mediados pela presença de Paulo Freire (e a partir dela) entre os anos de 1963 e 1964. A metodologia utilizada foi a análise documental histórica de jornais como Correio do Povo, Jornal do Dia e Diário de Notícias, bem como da análise de entrevistas realizadas mobilizando a metodologia da História Oral. Por meio do apoio teórico da História da Educação e História Cultural, mobilizo conceitos como representação, mediadores culturais, intelectuais mediadores e alfabetização. As categorias construídas com a análise foram: (i) a mobilização (a qual expressei como sendo a organização e a realização do curso de formação de coordenadores de debates, realizado em Porto Alegre), (ii) a ação (a partir da qual observei as práticas dos círculos de cultura realizadas no Estado) e (iii) a interrupção e os silenciamentos ocorridos após o início do regime civil-militar). Realizei, inicialmente, um estudo teórico para (i) conhecer aspectos históricos da educação no Brasil e no Rio Grande do Sul nas décadas de 1950 e 1960, (ii) aprofundar tema central da tese por intermédio de autores que refletem sobre o tema, além do próprio Paulo Freire e (iii) estudar o referencial teórico-metodológico. Tendo percorrido esse caminho de pesquisa, a tese que defendo com essa narrativa é de que entre os anos de 1963 e início de 1964, no contexto de efervescência de movimentos sociais e de cultura popular voltados para a Educação, no Brasil e no Rio Grande do Sul, algumas pessoas desse Estado transitaram pelo país para conhecer e se apropriar dos círculos de cultura que estabeleciam a forma na qual se organizava o programa de alfabetização fundamentado e proposto por Paulo Freire, o qual passava a ser propagado em nível nacional. Na sequência, essas pessoas - professores, mas primordialmente estudantes universitários e secundaristas, aqui caracterizados como intelectuais mediadores - orientadas pela Secretaria de Educação e Cultura estadual, disseminaram os ideais freireanos para a alfabetização através de suas redes de sociabilidade, em Porto Alegre (capital) e em algumas outras cidades do interior, constituindo representações, ou seja, modos de colocá-los em prática. Essas novas representações foram transcritas na forma de divulgação e execução de formações para coordenadores de debates, inicialmente sediadas em Porto Alegre e com a presença pontual de Paulo Freire - mas também programadas em outras cidades do interior, a partir de intelectuais mediadores do Estado - bem como na forma de experiências-piloto realizadas, que confirmam a efetivação dos círculos de cultura no Rio Grande do Sul, antes do regime civil-militar. Quando este ocorreu, as representações acerca do programa de alfabetização mais difundidas passaram a ser as suas críticas, o que acabou gerando o seu silenciamento. [resumo fornecido pelo autor]The present thesis, linked to the research area of History and Philosophy of Education of the Graduate Program at the University of Caxias do Sul, aimed at analyzing the historical context and the constitution of culture circles in Rio Grande do Sul mediated by the presence of Paulo Freire (and from there) between the years 1963 and 1964. The methodology used was the historical documentary analysis of newspapers such as Correio do Povo, Jornal do Dia, and Diário de Notícias, as well as the analysis of interviews, which were carried out using the Oral History methodology. Through the theoretical support of the History of Education and Cultural History, I mobilize concepts such as representation, cultural mediators, mediating intellectuals, and literacy. The categories constructed with the analysis were: (i) mobilization (which I expressed as the organization and realization of the training course for debate coordinators, held in Porto Alegre), (ii) action (from which I observed the practices of culture circles carried out in the State) and (iii) the interruption and silencing (occurred after the beginning of the civil-military regime). Initially, I accomplished a theoretical study (i) to know historical aspects of education in Brazil and Rio Grande do Sul in the 1950s and 1960s, (ii) to deepen the centraltheme of the thesis through authors who reflect on it, in addition to Paulo Freire himself and (iii) to investigate the theoretical-methodological framework. Having followed this research path, the thesis that I defend with this narrative is that between the years 1963 and early 1964, in the context of the effervescence of social movements and popular culture focused on Education, in Brazil and Rio Grande do Sul, some people from that state moved around the country to get to know and appropriate themselves of the cultural circles that established how the literacy program based on and proposed by Paulo Freire was organized, which started to be propagated nationally. Subsequently, these people - teachers, but primarily university and high school students, characterized here as mediating intellectuals - guided by the State Department of Education and Culture, spread out Freires ideals for literacy through their sociability network in Porto Alegre (the state capital) and some other cities in the interior of the state, constituting representations and finding ways of putting them into practice. These new representations were transcribed in the form of dissemination and execution of training for debate coordinators, initially based in Porto Alegre and with the pontual presence of Paulo Freire - but also programmed in other cities in the interior, from intellectual mediators of the State - as well as in the form of pilot experiments carried out, which confirm the effectiveness of culture circles in Rio Grande do Sul before the civil-military regime. When this happened, the most widespread representations about the literacy program became its criticisms, which ended up generating its silencing. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporEducação - FilosofiaCultura - Rio Grande do Sul - HistóriaAlfabetizaçãoFreire, Paulo, 1921-1997Educação - Rio Grande do SulEducation - PhilosophyCulture - Rio Grande do Sul (Brazil) - HistoryLiteracyEducation - Rio Grande do Sul (Brazil)Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1745333979601965DALSOTTO, M. P. B.Doutorado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-08-03TEXTTese Mariana Parise Brandalise Dalsotto.pdf.txtTese Mariana Parise Brandalise Dalsotto.pdf.txtExtracted texttext/plain816510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10765/2/Tese%20Mariana%20Parise%20Brandalise%20Dalsotto.pdf.txt2b962c9ffbada2c3c925939b70e1fe24MD52THUMBNAILTese Mariana Parise Brandalise Dalsotto.pdf.jpgTese Mariana Parise Brandalise Dalsotto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10765/3/Tese%20Mariana%20Parise%20Brandalise%20Dalsotto.pdf.jpg0d17730ac6fcf01a9f23f31d72c14113MD53ORIGINALTese Mariana Parise Brandalise Dalsotto.pdfTese Mariana Parise Brandalise Dalsotto.pdfapplication/pdf2326591https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10765/1/Tese%20Mariana%20Parise%20Brandalise%20Dalsotto.pdf87d77b354eb4368b97ae729ae87814f7MD5111338/107652024-04-10 14:36:17.176oai:repositorio.ucs.br:11338/10765Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:19.900017Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
title Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
spellingShingle Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
Dalsotto, Mariana Parise Brandalise
Educação - Filosofia
Cultura - Rio Grande do Sul - História
Alfabetização
Freire, Paulo, 1921-1997
Educação - Rio Grande do Sul
Education - Philosophy
Culture - Rio Grande do Sul (Brazil) - History
Literacy
Education - Rio Grande do Sul (Brazil)
title_short Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
title_full Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
title_fullStr Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
title_full_unstemmed Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
title_sort Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
author Dalsotto, Mariana Parise Brandalise
author_facet Dalsotto, Mariana Parise Brandalise
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Streck, Danilo Romeu
Souza, José Edimar de
Carvalho, Maria Elizete Guimarães
Rossatto, César Augusto
Almeida, Doris Bittencourt
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalsotto, Mariana Parise Brandalise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luchese, Terciane Ângela
contributor_str_mv Luchese, Terciane Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Filosofia
Cultura - Rio Grande do Sul - História
Alfabetização
Freire, Paulo, 1921-1997
Educação - Rio Grande do Sul
topic Educação - Filosofia
Cultura - Rio Grande do Sul - História
Alfabetização
Freire, Paulo, 1921-1997
Educação - Rio Grande do Sul
Education - Philosophy
Culture - Rio Grande do Sul (Brazil) - History
Literacy
Education - Rio Grande do Sul (Brazil)
dc.subject.eng.fl_str_mv Education - Philosophy
Culture - Rio Grande do Sul (Brazil) - History
Literacy
Education - Rio Grande do Sul (Brazil)
description A presente tese vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul objetivou analisar o contexto histórico e a constituição dos círculos de cultura, no Rio Grande do Sul mediados pela presença de Paulo Freire (e a partir dela) entre os anos de 1963 e 1964. A metodologia utilizada foi a análise documental histórica de jornais como Correio do Povo, Jornal do Dia e Diário de Notícias, bem como da análise de entrevistas realizadas mobilizando a metodologia da História Oral. Por meio do apoio teórico da História da Educação e História Cultural, mobilizo conceitos como representação, mediadores culturais, intelectuais mediadores e alfabetização. As categorias construídas com a análise foram: (i) a mobilização (a qual expressei como sendo a organização e a realização do curso de formação de coordenadores de debates, realizado em Porto Alegre), (ii) a ação (a partir da qual observei as práticas dos círculos de cultura realizadas no Estado) e (iii) a interrupção e os silenciamentos ocorridos após o início do regime civil-militar). Realizei, inicialmente, um estudo teórico para (i) conhecer aspectos históricos da educação no Brasil e no Rio Grande do Sul nas décadas de 1950 e 1960, (ii) aprofundar tema central da tese por intermédio de autores que refletem sobre o tema, além do próprio Paulo Freire e (iii) estudar o referencial teórico-metodológico. Tendo percorrido esse caminho de pesquisa, a tese que defendo com essa narrativa é de que entre os anos de 1963 e início de 1964, no contexto de efervescência de movimentos sociais e de cultura popular voltados para a Educação, no Brasil e no Rio Grande do Sul, algumas pessoas desse Estado transitaram pelo país para conhecer e se apropriar dos círculos de cultura que estabeleciam a forma na qual se organizava o programa de alfabetização fundamentado e proposto por Paulo Freire, o qual passava a ser propagado em nível nacional. Na sequência, essas pessoas - professores, mas primordialmente estudantes universitários e secundaristas, aqui caracterizados como intelectuais mediadores - orientadas pela Secretaria de Educação e Cultura estadual, disseminaram os ideais freireanos para a alfabetização através de suas redes de sociabilidade, em Porto Alegre (capital) e em algumas outras cidades do interior, constituindo representações, ou seja, modos de colocá-los em prática. Essas novas representações foram transcritas na forma de divulgação e execução de formações para coordenadores de debates, inicialmente sediadas em Porto Alegre e com a presença pontual de Paulo Freire - mas também programadas em outras cidades do interior, a partir de intelectuais mediadores do Estado - bem como na forma de experiências-piloto realizadas, que confirmam a efetivação dos círculos de cultura no Rio Grande do Sul, antes do regime civil-militar. Quando este ocorreu, as representações acerca do programa de alfabetização mais difundidas passaram a ser as suas críticas, o que acabou gerando o seu silenciamento. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-04T14:56:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-04T14:56:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10765
url https://repositorio.ucs.br/11338/10765
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10765/2/Tese%20Mariana%20Parise%20Brandalise%20Dalsotto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10765/3/Tese%20Mariana%20Parise%20Brandalise%20Dalsotto.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10765/1/Tese%20Mariana%20Parise%20Brandalise%20Dalsotto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b962c9ffbada2c3c925939b70e1fe24
0d17730ac6fcf01a9f23f31d72c14113
87d77b354eb4368b97ae729ae87814f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258437307400192