Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Luana Shaiane Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8482
Resumo: A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo investigar questões pertinentes ao gênero e a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do posicionamento dos docentes da cidade de Caxias do Sul, visto as alterações que a nova Base Nacional Comum Curricular trouxe em sua normativa, no qual deixa o assunto explícito apenas no conteúdo de ciências da natureza, no 8º ano. É importante que as questões que envolvam sexualidade e gênero ocorram nos espaços escolares, tendo em vista o retrocesso que o mesmo vêm sofrendo por setores conservadores da sociedade nos últimos anos, os quais acreditam que se a sexualidade for exposta para as crianças ou adolescentes, as mesmas podem ou irão desenvolver desejos e despertar curiosidades que as levarão a praticar atos sexuais. Ademais, torna-se necessário que o assunto seja abordado nos espaços escolares para que as crianças e adolescentes tenham contato com informações condizentes com as faixas etárias as quais estão inseridas, compreendendo também o direito de seus corpos, reconhecendo os limites do mesmo em relação ao outro e o outro em relação a si. O projeto de pesquisa de natureza exploratória, desenvolveu-se a partir da metodologia de estudo de caso, para a construção dos dados empíricos utilizou-se um questionário que contou com a participação de 27 professores dos anos iniciais das redes de ensino pública e privada da cidade de Caxias do Sul. Os dados foram analisados através da abordagem qualitativa e em alguns momentos os foram apresentados de forma quantitativa. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_a55dcbb809915d4e43fa0cf12005f05f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8482
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Varela, Luana Shaiane LopesMorés, AndréiaNeves, Mara dos SantosCosta, Flávia Fernanda2021-07-13T17:39:38Z2021-07-13T17:39:38Z2020-08-052020-07-15https://repositorio.ucs.br/11338/8482A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo investigar questões pertinentes ao gênero e a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do posicionamento dos docentes da cidade de Caxias do Sul, visto as alterações que a nova Base Nacional Comum Curricular trouxe em sua normativa, no qual deixa o assunto explícito apenas no conteúdo de ciências da natureza, no 8º ano. É importante que as questões que envolvam sexualidade e gênero ocorram nos espaços escolares, tendo em vista o retrocesso que o mesmo vêm sofrendo por setores conservadores da sociedade nos últimos anos, os quais acreditam que se a sexualidade for exposta para as crianças ou adolescentes, as mesmas podem ou irão desenvolver desejos e despertar curiosidades que as levarão a praticar atos sexuais. Ademais, torna-se necessário que o assunto seja abordado nos espaços escolares para que as crianças e adolescentes tenham contato com informações condizentes com as faixas etárias as quais estão inseridas, compreendendo também o direito de seus corpos, reconhecendo os limites do mesmo em relação ao outro e o outro em relação a si. O projeto de pesquisa de natureza exploratória, desenvolveu-se a partir da metodologia de estudo de caso, para a construção dos dados empíricos utilizou-se um questionário que contou com a participação de 27 professores dos anos iniciais das redes de ensino pública e privada da cidade de Caxias do Sul. Os dados foram analisados através da abordagem qualitativa e em alguns momentos os foram apresentados de forma quantitativa. [resumo fornecido pelo autor]Ensino fundamentalOrientação sexualIdentidade de gênero na educaçãoPrática de ensinoDiálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-08-11 00:00:00ORIGINALTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdfTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdfapplication/pdf779522https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/1/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf1aef661af942aa7bf0abbe22fa21d394MD51TEXTTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdf.txtTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdf.txtExtracted texttext/plain97998https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/2/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf.txtdae93bd87a5185819530d708069c7728MD52THUMBNAILTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdf.jpgTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/3/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf.jpged58da01bbe78081d0a72e8731d49a6bMD5311338/84822022-10-18 18:05:00.051oai:repositorio.ucs.br:11338/8482Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
title Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
Varela, Luana Shaiane Lopes
Ensino fundamental
Orientação sexual
Identidade de gênero na educação
Prática de ensino
title_short Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
author Varela, Luana Shaiane Lopes
author_facet Varela, Luana Shaiane Lopes
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Morés, Andréia
Neves, Mara dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Luana Shaiane Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Flávia Fernanda
contributor_str_mv Costa, Flávia Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Orientação sexual
Identidade de gênero na educação
Prática de ensino
topic Ensino fundamental
Orientação sexual
Identidade de gênero na educação
Prática de ensino
description A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo investigar questões pertinentes ao gênero e a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do posicionamento dos docentes da cidade de Caxias do Sul, visto as alterações que a nova Base Nacional Comum Curricular trouxe em sua normativa, no qual deixa o assunto explícito apenas no conteúdo de ciências da natureza, no 8º ano. É importante que as questões que envolvam sexualidade e gênero ocorram nos espaços escolares, tendo em vista o retrocesso que o mesmo vêm sofrendo por setores conservadores da sociedade nos últimos anos, os quais acreditam que se a sexualidade for exposta para as crianças ou adolescentes, as mesmas podem ou irão desenvolver desejos e despertar curiosidades que as levarão a praticar atos sexuais. Ademais, torna-se necessário que o assunto seja abordado nos espaços escolares para que as crianças e adolescentes tenham contato com informações condizentes com as faixas etárias as quais estão inseridas, compreendendo também o direito de seus corpos, reconhecendo os limites do mesmo em relação ao outro e o outro em relação a si. O projeto de pesquisa de natureza exploratória, desenvolveu-se a partir da metodologia de estudo de caso, para a construção dos dados empíricos utilizou-se um questionário que contou com a participação de 27 professores dos anos iniciais das redes de ensino pública e privada da cidade de Caxias do Sul. Os dados foram analisados através da abordagem qualitativa e em alguns momentos os foram apresentados de forma quantitativa. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T17:39:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-13T17:39:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8482
url https://repositorio.ucs.br/11338/8482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/1/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/2/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/3/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1aef661af942aa7bf0abbe22fa21d394
dae93bd87a5185819530d708069c7728
ed58da01bbe78081d0a72e8731d49a6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308876615942144