Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8482 |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo investigar questões pertinentes ao gênero e a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do posicionamento dos docentes da cidade de Caxias do Sul, visto as alterações que a nova Base Nacional Comum Curricular trouxe em sua normativa, no qual deixa o assunto explícito apenas no conteúdo de ciências da natureza, no 8º ano. É importante que as questões que envolvam sexualidade e gênero ocorram nos espaços escolares, tendo em vista o retrocesso que o mesmo vêm sofrendo por setores conservadores da sociedade nos últimos anos, os quais acreditam que se a sexualidade for exposta para as crianças ou adolescentes, as mesmas podem ou irão desenvolver desejos e despertar curiosidades que as levarão a praticar atos sexuais. Ademais, torna-se necessário que o assunto seja abordado nos espaços escolares para que as crianças e adolescentes tenham contato com informações condizentes com as faixas etárias as quais estão inseridas, compreendendo também o direito de seus corpos, reconhecendo os limites do mesmo em relação ao outro e o outro em relação a si. O projeto de pesquisa de natureza exploratória, desenvolveu-se a partir da metodologia de estudo de caso, para a construção dos dados empíricos utilizou-se um questionário que contou com a participação de 27 professores dos anos iniciais das redes de ensino pública e privada da cidade de Caxias do Sul. Os dados foram analisados através da abordagem qualitativa e em alguns momentos os foram apresentados de forma quantitativa. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_a55dcbb809915d4e43fa0cf12005f05f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8482 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Varela, Luana Shaiane LopesMorés, AndréiaNeves, Mara dos SantosCosta, Flávia Fernanda2021-07-13T17:39:38Z2021-07-13T17:39:38Z2020-08-052020-07-15https://repositorio.ucs.br/11338/8482A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo investigar questões pertinentes ao gênero e a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do posicionamento dos docentes da cidade de Caxias do Sul, visto as alterações que a nova Base Nacional Comum Curricular trouxe em sua normativa, no qual deixa o assunto explícito apenas no conteúdo de ciências da natureza, no 8º ano. É importante que as questões que envolvam sexualidade e gênero ocorram nos espaços escolares, tendo em vista o retrocesso que o mesmo vêm sofrendo por setores conservadores da sociedade nos últimos anos, os quais acreditam que se a sexualidade for exposta para as crianças ou adolescentes, as mesmas podem ou irão desenvolver desejos e despertar curiosidades que as levarão a praticar atos sexuais. Ademais, torna-se necessário que o assunto seja abordado nos espaços escolares para que as crianças e adolescentes tenham contato com informações condizentes com as faixas etárias as quais estão inseridas, compreendendo também o direito de seus corpos, reconhecendo os limites do mesmo em relação ao outro e o outro em relação a si. O projeto de pesquisa de natureza exploratória, desenvolveu-se a partir da metodologia de estudo de caso, para a construção dos dados empíricos utilizou-se um questionário que contou com a participação de 27 professores dos anos iniciais das redes de ensino pública e privada da cidade de Caxias do Sul. Os dados foram analisados através da abordagem qualitativa e em alguns momentos os foram apresentados de forma quantitativa. [resumo fornecido pelo autor]Ensino fundamentalOrientação sexualIdentidade de gênero na educaçãoPrática de ensinoDiálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-08-11 00:00:00ORIGINALTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdfTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdfapplication/pdf779522https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/1/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf1aef661af942aa7bf0abbe22fa21d394MD51TEXTTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdf.txtTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdf.txtExtracted texttext/plain97998https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/2/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf.txtdae93bd87a5185819530d708069c7728MD52THUMBNAILTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdf.jpgTCC Luana Shaiane Lopes Varela.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/3/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf.jpged58da01bbe78081d0a72e8731d49a6bMD5311338/84822022-10-18 18:05:00.051oai:repositorio.ucs.br:11338/8482Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental Varela, Luana Shaiane Lopes Ensino fundamental Orientação sexual Identidade de gênero na educação Prática de ensino |
title_short |
Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Varela, Luana Shaiane Lopes |
author_facet |
Varela, Luana Shaiane Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Morés, Andréia Neves, Mara dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Luana Shaiane Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Flávia Fernanda |
contributor_str_mv |
Costa, Flávia Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Orientação sexual Identidade de gênero na educação Prática de ensino |
topic |
Ensino fundamental Orientação sexual Identidade de gênero na educação Prática de ensino |
description |
A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo investigar questões pertinentes ao gênero e a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do posicionamento dos docentes da cidade de Caxias do Sul, visto as alterações que a nova Base Nacional Comum Curricular trouxe em sua normativa, no qual deixa o assunto explícito apenas no conteúdo de ciências da natureza, no 8º ano. É importante que as questões que envolvam sexualidade e gênero ocorram nos espaços escolares, tendo em vista o retrocesso que o mesmo vêm sofrendo por setores conservadores da sociedade nos últimos anos, os quais acreditam que se a sexualidade for exposta para as crianças ou adolescentes, as mesmas podem ou irão desenvolver desejos e despertar curiosidades que as levarão a praticar atos sexuais. Ademais, torna-se necessário que o assunto seja abordado nos espaços escolares para que as crianças e adolescentes tenham contato com informações condizentes com as faixas etárias as quais estão inseridas, compreendendo também o direito de seus corpos, reconhecendo os limites do mesmo em relação ao outro e o outro em relação a si. O projeto de pesquisa de natureza exploratória, desenvolveu-se a partir da metodologia de estudo de caso, para a construção dos dados empíricos utilizou-se um questionário que contou com a participação de 27 professores dos anos iniciais das redes de ensino pública e privada da cidade de Caxias do Sul. Os dados foram analisados através da abordagem qualitativa e em alguns momentos os foram apresentados de forma quantitativa. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T17:39:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-13T17:39:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8482 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/1/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/2/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8482/3/TCC%20Luana%20Shaiane%20Lopes%20Varela.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1aef661af942aa7bf0abbe22fa21d394 dae93bd87a5185819530d708069c7728 ed58da01bbe78081d0a72e8731d49a6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308876615942144 |