Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Felipe Luciano dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9982
Resumo: As interações através das redes sociais lançam diariamente novos desafios à empresas e personalidades durante a interação e relacionamento com seus públicos. Isso não é diferente no segmento da indústria musical, onde fãs se utilizam destes meios para acompanhar e aproximar-se de artistas. Considerando isso, a presente monografia tem como objetivo analisar quais são as estratégias utilizadas por personalidades da indústria musical para a construção e manutenção dos relacionamentos com seus fãs, através das redes sociais. No referencial teórico, são apresentados temas relacionados ao mercado da música, expectativas dos fãs sobre o relacionamento e a comunicação no ambiente digital. Para análise do trabalho foi utilizado o estudo de caso da banda Atitude 67, onde através de uma triangulação de dados utilizou-se da análise netnográfica, assim como a entrevista em profundidade com o fã clube, e assessoria de Relações Públicas da banda. Após coleta e transcrição de entrevistas, os dados foram analisados permitindo identificar algumas das expectativas que os fãs possuem nessa interação on-line, bem como as estratégias utilizadas pela banda para promover estes relacionamentos. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_aa25bb956620e15ef51157455ef534ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9982
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Passos, Felipe Luciano dosAlbé, Jussania de FátimaCarnielli, Fiorenza ZandonadeRoveda, Vanessa2022-05-09T19:13:39Z2022-05-09T19:13:39Z2020-12-222020-12-07https://repositorio.ucs.br/11338/9982As interações através das redes sociais lançam diariamente novos desafios à empresas e personalidades durante a interação e relacionamento com seus públicos. Isso não é diferente no segmento da indústria musical, onde fãs se utilizam destes meios para acompanhar e aproximar-se de artistas. Considerando isso, a presente monografia tem como objetivo analisar quais são as estratégias utilizadas por personalidades da indústria musical para a construção e manutenção dos relacionamentos com seus fãs, através das redes sociais. No referencial teórico, são apresentados temas relacionados ao mercado da música, expectativas dos fãs sobre o relacionamento e a comunicação no ambiente digital. Para análise do trabalho foi utilizado o estudo de caso da banda Atitude 67, onde através de uma triangulação de dados utilizou-se da análise netnográfica, assim como a entrevista em profundidade com o fã clube, e assessoria de Relações Públicas da banda. Após coleta e transcrição de entrevistas, os dados foram analisados permitindo identificar algumas das expectativas que os fãs possuem nessa interação on-line, bem como as estratégias utilizadas pela banda para promover estes relacionamentos. [resumo fornecido pelo autor]The rise of interactions through social networks launches new challenges to companies and personalities in the interaction and relationship with their audiences. This is no different in the segment of the music industry, where fans use these means to follow and get closer to artists. Considering that, this undergraduate final project present aims to analyze which strategies are used by personalities in the music industry to build and maintain relationships with their fans, through social networks. Through the theoretical reference, themes related to the music market, fan expectations regarding the relationship and communication and digital interactions in the 21st century are presented. To analyze the work, the case study of the band Atitude 67 was used, where through a triangulation of data it was used the netnographic analysis and an in-depth interview with the fan club and public relations advisory of the band. After collecting and transcribing interviews, the data were analyzed allowing to identify some of the expectations that fans have in this online interaction, as well as the strategies used by the band to promote rapprochement and relationship. [resumo fornecido pelo autor]Relações públicasRelações humanas e culturaMúsicaCelebridadesNa batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulRelações PúblicasCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-19ORIGINALTCC Felipe Luciano dos Passos.pdfTCC Felipe Luciano dos Passos.pdfapplication/pdf3841277https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/1/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdfd7c8322882c88af212250ece96e9dbfdMD51TEXTTCC Felipe Luciano dos Passos.pdf.txtTCC Felipe Luciano dos Passos.pdf.txtExtracted texttext/plain332665https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/2/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdf.txt988b4d84578cff3ee04da212c7b525a9MD52THUMBNAILTCC Felipe Luciano dos Passos.pdf.jpgTCC Felipe Luciano dos Passos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/3/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdf.jpge6660ff43a94321e74aaab02ea170036MD5311338/99822022-10-18 18:40:27.415oai:repositorio.ucs.br:11338/9982Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:56.453670Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital
title Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital
spellingShingle Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital
Passos, Felipe Luciano dos
Relações públicas
Relações humanas e cultura
Música
Celebridades
title_short Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital
title_full Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital
title_fullStr Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital
title_full_unstemmed Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital
title_sort Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital
author Passos, Felipe Luciano dos
author_facet Passos, Felipe Luciano dos
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Albé, Jussania de Fátima
Carnielli, Fiorenza Zandonade
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Felipe Luciano dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roveda, Vanessa
contributor_str_mv Roveda, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Relações humanas e cultura
Música
Celebridades
topic Relações públicas
Relações humanas e cultura
Música
Celebridades
description As interações através das redes sociais lançam diariamente novos desafios à empresas e personalidades durante a interação e relacionamento com seus públicos. Isso não é diferente no segmento da indústria musical, onde fãs se utilizam destes meios para acompanhar e aproximar-se de artistas. Considerando isso, a presente monografia tem como objetivo analisar quais são as estratégias utilizadas por personalidades da indústria musical para a construção e manutenção dos relacionamentos com seus fãs, através das redes sociais. No referencial teórico, são apresentados temas relacionados ao mercado da música, expectativas dos fãs sobre o relacionamento e a comunicação no ambiente digital. Para análise do trabalho foi utilizado o estudo de caso da banda Atitude 67, onde através de uma triangulação de dados utilizou-se da análise netnográfica, assim como a entrevista em profundidade com o fã clube, e assessoria de Relações Públicas da banda. Após coleta e transcrição de entrevistas, os dados foram analisados permitindo identificar algumas das expectativas que os fãs possuem nessa interação on-line, bem como as estratégias utilizadas pela banda para promover estes relacionamentos. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-09T19:13:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-09T19:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9982
url https://repositorio.ucs.br/11338/9982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/1/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/2/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/3/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7c8322882c88af212250ece96e9dbfd
988b4d84578cff3ee04da212c7b525a9
e6660ff43a94321e74aaab02ea170036
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258446473003008