Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9982 |
Resumo: | As interações através das redes sociais lançam diariamente novos desafios à empresas e personalidades durante a interação e relacionamento com seus públicos. Isso não é diferente no segmento da indústria musical, onde fãs se utilizam destes meios para acompanhar e aproximar-se de artistas. Considerando isso, a presente monografia tem como objetivo analisar quais são as estratégias utilizadas por personalidades da indústria musical para a construção e manutenção dos relacionamentos com seus fãs, através das redes sociais. No referencial teórico, são apresentados temas relacionados ao mercado da música, expectativas dos fãs sobre o relacionamento e a comunicação no ambiente digital. Para análise do trabalho foi utilizado o estudo de caso da banda Atitude 67, onde através de uma triangulação de dados utilizou-se da análise netnográfica, assim como a entrevista em profundidade com o fã clube, e assessoria de Relações Públicas da banda. Após coleta e transcrição de entrevistas, os dados foram analisados permitindo identificar algumas das expectativas que os fãs possuem nessa interação on-line, bem como as estratégias utilizadas pela banda para promover estes relacionamentos. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_aa25bb956620e15ef51157455ef534ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9982 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Passos, Felipe Luciano dosAlbé, Jussania de FátimaCarnielli, Fiorenza ZandonadeRoveda, Vanessa2022-05-09T19:13:39Z2022-05-09T19:13:39Z2020-12-222020-12-07https://repositorio.ucs.br/11338/9982As interações através das redes sociais lançam diariamente novos desafios à empresas e personalidades durante a interação e relacionamento com seus públicos. Isso não é diferente no segmento da indústria musical, onde fãs se utilizam destes meios para acompanhar e aproximar-se de artistas. Considerando isso, a presente monografia tem como objetivo analisar quais são as estratégias utilizadas por personalidades da indústria musical para a construção e manutenção dos relacionamentos com seus fãs, através das redes sociais. No referencial teórico, são apresentados temas relacionados ao mercado da música, expectativas dos fãs sobre o relacionamento e a comunicação no ambiente digital. Para análise do trabalho foi utilizado o estudo de caso da banda Atitude 67, onde através de uma triangulação de dados utilizou-se da análise netnográfica, assim como a entrevista em profundidade com o fã clube, e assessoria de Relações Públicas da banda. Após coleta e transcrição de entrevistas, os dados foram analisados permitindo identificar algumas das expectativas que os fãs possuem nessa interação on-line, bem como as estratégias utilizadas pela banda para promover estes relacionamentos. [resumo fornecido pelo autor]The rise of interactions through social networks launches new challenges to companies and personalities in the interaction and relationship with their audiences. This is no different in the segment of the music industry, where fans use these means to follow and get closer to artists. Considering that, this undergraduate final project present aims to analyze which strategies are used by personalities in the music industry to build and maintain relationships with their fans, through social networks. Through the theoretical reference, themes related to the music market, fan expectations regarding the relationship and communication and digital interactions in the 21st century are presented. To analyze the work, the case study of the band Atitude 67 was used, where through a triangulation of data it was used the netnographic analysis and an in-depth interview with the fan club and public relations advisory of the band. After collecting and transcribing interviews, the data were analyzed allowing to identify some of the expectations that fans have in this online interaction, as well as the strategies used by the band to promote rapprochement and relationship. [resumo fornecido pelo autor]Relações públicasRelações humanas e culturaMúsicaCelebridadesNa batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulRelações PúblicasCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-19ORIGINALTCC Felipe Luciano dos Passos.pdfTCC Felipe Luciano dos Passos.pdfapplication/pdf3841277https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/1/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdfd7c8322882c88af212250ece96e9dbfdMD51TEXTTCC Felipe Luciano dos Passos.pdf.txtTCC Felipe Luciano dos Passos.pdf.txtExtracted texttext/plain332665https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/2/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdf.txt988b4d84578cff3ee04da212c7b525a9MD52THUMBNAILTCC Felipe Luciano dos Passos.pdf.jpgTCC Felipe Luciano dos Passos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/3/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdf.jpge6660ff43a94321e74aaab02ea170036MD5311338/99822022-10-18 18:40:27.415oai:repositorio.ucs.br:11338/9982Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:56.453670Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital |
title |
Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital |
spellingShingle |
Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital Passos, Felipe Luciano dos Relações públicas Relações humanas e cultura Música Celebridades |
title_short |
Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital |
title_full |
Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital |
title_fullStr |
Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital |
title_full_unstemmed |
Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital |
title_sort |
Na batida da fama: construção e manutenção de relacionamentos entre fãs e personalidades da indústria musical na esfera digital |
author |
Passos, Felipe Luciano dos |
author_facet |
Passos, Felipe Luciano dos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Albé, Jussania de Fátima Carnielli, Fiorenza Zandonade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Felipe Luciano dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Roveda, Vanessa |
contributor_str_mv |
Roveda, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Relações humanas e cultura Música Celebridades |
topic |
Relações públicas Relações humanas e cultura Música Celebridades |
description |
As interações através das redes sociais lançam diariamente novos desafios à empresas e personalidades durante a interação e relacionamento com seus públicos. Isso não é diferente no segmento da indústria musical, onde fãs se utilizam destes meios para acompanhar e aproximar-se de artistas. Considerando isso, a presente monografia tem como objetivo analisar quais são as estratégias utilizadas por personalidades da indústria musical para a construção e manutenção dos relacionamentos com seus fãs, através das redes sociais. No referencial teórico, são apresentados temas relacionados ao mercado da música, expectativas dos fãs sobre o relacionamento e a comunicação no ambiente digital. Para análise do trabalho foi utilizado o estudo de caso da banda Atitude 67, onde através de uma triangulação de dados utilizou-se da análise netnográfica, assim como a entrevista em profundidade com o fã clube, e assessoria de Relações Públicas da banda. Após coleta e transcrição de entrevistas, os dados foram analisados permitindo identificar algumas das expectativas que os fãs possuem nessa interação on-line, bem como as estratégias utilizadas pela banda para promover estes relacionamentos. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-09T19:13:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-09T19:13:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9982 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/1/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/2/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9982/3/TCC%20Felipe%20Luciano%20dos%20Passos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7c8322882c88af212250ece96e9dbfd 988b4d84578cff3ee04da212c7b525a9 e6660ff43a94321e74aaab02ea170036 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258446473003008 |