Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4864 |
Resumo: | O setor de esportes tem se evidenciado na economia a nível mundial. O Brasil, especialmente, tem ocupado posições de destaque no que se refere à receita gerada, número de clientes e de academias de ginástica e condicionamento físico. Contudo, o país ainda sofre com a recessão da economia local, o que tem exigido das academias mudanças na estratégia de comunicação para retenção de clientes. Uma alternativa encontrada pelas academias é utilizar as mídias sociais como estratégia de marketing digital em suas comunicações. Com isso, este estudo teve como objetivo identificar como o marketing digital é utilizado como estratégia de comunicação para retenção de clientes nas academias de ginástica e condicionamento físico de Caxias do Sul. A metodologia utilizada para a construção deste estudo foi a pesquisa qualitativa de nível exploratório e como estratégia de pesquisa foi adotado o estudo de casos múltiplos. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade, sendo aplicado um roteiro de perguntas semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com os profissionais responsáveis pela área de marketing de 10 (dez) academias de Caxias do Sul. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 12 Pro®. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa demonstram que a utilização das redes sociais já é parte da rotina das academias. Porém há a necessidade de capacitação de academias de menor porte em relação às demais ferramentas de marketing digital, de modo a aprimorar as estratégias de comunicação para retenção de clientes. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_ac8bc5c40ed397118009766164eb8450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/4864 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silocchi, PatríciaRoth, LeonardoBertolazzi, Marco AurélioMunhoz Olea, Pelayo2019-08-06T18:37:21Z2019-08-06T18:37:21Z2019-08-062018-11-22https://repositorio.ucs.br/11338/4864O setor de esportes tem se evidenciado na economia a nível mundial. O Brasil, especialmente, tem ocupado posições de destaque no que se refere à receita gerada, número de clientes e de academias de ginástica e condicionamento físico. Contudo, o país ainda sofre com a recessão da economia local, o que tem exigido das academias mudanças na estratégia de comunicação para retenção de clientes. Uma alternativa encontrada pelas academias é utilizar as mídias sociais como estratégia de marketing digital em suas comunicações. Com isso, este estudo teve como objetivo identificar como o marketing digital é utilizado como estratégia de comunicação para retenção de clientes nas academias de ginástica e condicionamento físico de Caxias do Sul. A metodologia utilizada para a construção deste estudo foi a pesquisa qualitativa de nível exploratório e como estratégia de pesquisa foi adotado o estudo de casos múltiplos. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade, sendo aplicado um roteiro de perguntas semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com os profissionais responsáveis pela área de marketing de 10 (dez) academias de Caxias do Sul. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 12 Pro®. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa demonstram que a utilização das redes sociais já é parte da rotina das academias. Porém há a necessidade de capacitação de academias de menor porte em relação às demais ferramentas de marketing digital, de modo a aprimorar as estratégias de comunicação para retenção de clientes. [resumo fornecido pelo autor]MarketingComunicaçãoAcademias de ginástica - Caxias do Sul (RS)Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoORIGINALTCC Patricia Silocchi.pdfTCC Patricia Silocchi.pdfapplication/pdf937993https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/1/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf4efdfca7850fbd9f9cda4a1a23727d98MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTTCC Patricia Silocchi.pdf.txtTCC Patricia Silocchi.pdf.txtExtracted texttext/plain204266https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/3/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf.txt4681ce63508a7e83bdd7aa490257fe30MD53THUMBNAILTCC Patricia Silocchi.pdf.jpgTCC Patricia Silocchi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/4/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf.jpgc904bacf1331db112c51ba1a3a2631eeMD5411338/48642022-01-27 11:28:33.898oai:repositorio.ucs.br:11338/4864Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-01-27T11:28:33Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul |
title |
Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul |
spellingShingle |
Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul Silocchi, Patrícia Marketing Comunicação Academias de ginástica - Caxias do Sul (RS) |
title_short |
Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul |
title_full |
Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul |
title_fullStr |
Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul |
title_full_unstemmed |
Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul |
title_sort |
Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul |
author |
Silocchi, Patrícia |
author_facet |
Silocchi, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Roth, Leonardo Bertolazzi, Marco Aurélio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silocchi, Patrícia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Munhoz Olea, Pelayo |
contributor_str_mv |
Munhoz Olea, Pelayo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Comunicação Academias de ginástica - Caxias do Sul (RS) |
topic |
Marketing Comunicação Academias de ginástica - Caxias do Sul (RS) |
description |
O setor de esportes tem se evidenciado na economia a nível mundial. O Brasil, especialmente, tem ocupado posições de destaque no que se refere à receita gerada, número de clientes e de academias de ginástica e condicionamento físico. Contudo, o país ainda sofre com a recessão da economia local, o que tem exigido das academias mudanças na estratégia de comunicação para retenção de clientes. Uma alternativa encontrada pelas academias é utilizar as mídias sociais como estratégia de marketing digital em suas comunicações. Com isso, este estudo teve como objetivo identificar como o marketing digital é utilizado como estratégia de comunicação para retenção de clientes nas academias de ginástica e condicionamento físico de Caxias do Sul. A metodologia utilizada para a construção deste estudo foi a pesquisa qualitativa de nível exploratório e como estratégia de pesquisa foi adotado o estudo de casos múltiplos. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade, sendo aplicado um roteiro de perguntas semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com os profissionais responsáveis pela área de marketing de 10 (dez) academias de Caxias do Sul. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 12 Pro®. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa demonstram que a utilização das redes sociais já é parte da rotina das academias. Porém há a necessidade de capacitação de academias de menor porte em relação às demais ferramentas de marketing digital, de modo a aprimorar as estratégias de comunicação para retenção de clientes. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-06T18:37:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-06T18:37:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/4864 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/4864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/1/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/2/license.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/3/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/4/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4efdfca7850fbd9f9cda4a1a23727d98 0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40 4681ce63508a7e83bdd7aa490257fe30 c904bacf1331db112c51ba1a3a2631ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308863900909568 |