Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silocchi, Patrícia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4864
Resumo: O setor de esportes tem se evidenciado na economia a nível mundial. O Brasil, especialmente, tem ocupado posições de destaque no que se refere à receita gerada, número de clientes e de academias de ginástica e condicionamento físico. Contudo, o país ainda sofre com a recessão da economia local, o que tem exigido das academias mudanças na estratégia de comunicação para retenção de clientes. Uma alternativa encontrada pelas academias é utilizar as mídias sociais como estratégia de marketing digital em suas comunicações. Com isso, este estudo teve como objetivo identificar como o marketing digital é utilizado como estratégia de comunicação para retenção de clientes nas academias de ginástica e condicionamento físico de Caxias do Sul. A metodologia utilizada para a construção deste estudo foi a pesquisa qualitativa de nível exploratório e como estratégia de pesquisa foi adotado o estudo de casos múltiplos. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade, sendo aplicado um roteiro de perguntas semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com os profissionais responsáveis pela área de marketing de 10 (dez) academias de Caxias do Sul. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 12 Pro®. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa demonstram que a utilização das redes sociais já é parte da rotina das academias. Porém há a necessidade de capacitação de academias de menor porte em relação às demais ferramentas de marketing digital, de modo a aprimorar as estratégias de comunicação para retenção de clientes. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_ac8bc5c40ed397118009766164eb8450
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4864
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Silocchi, PatríciaRoth, LeonardoBertolazzi, Marco AurélioMunhoz Olea, Pelayo2019-08-06T18:37:21Z2019-08-06T18:37:21Z2019-08-062018-11-22https://repositorio.ucs.br/11338/4864O setor de esportes tem se evidenciado na economia a nível mundial. O Brasil, especialmente, tem ocupado posições de destaque no que se refere à receita gerada, número de clientes e de academias de ginástica e condicionamento físico. Contudo, o país ainda sofre com a recessão da economia local, o que tem exigido das academias mudanças na estratégia de comunicação para retenção de clientes. Uma alternativa encontrada pelas academias é utilizar as mídias sociais como estratégia de marketing digital em suas comunicações. Com isso, este estudo teve como objetivo identificar como o marketing digital é utilizado como estratégia de comunicação para retenção de clientes nas academias de ginástica e condicionamento físico de Caxias do Sul. A metodologia utilizada para a construção deste estudo foi a pesquisa qualitativa de nível exploratório e como estratégia de pesquisa foi adotado o estudo de casos múltiplos. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade, sendo aplicado um roteiro de perguntas semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com os profissionais responsáveis pela área de marketing de 10 (dez) academias de Caxias do Sul. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 12 Pro®. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa demonstram que a utilização das redes sociais já é parte da rotina das academias. Porém há a necessidade de capacitação de academias de menor porte em relação às demais ferramentas de marketing digital, de modo a aprimorar as estratégias de comunicação para retenção de clientes. [resumo fornecido pelo autor]MarketingComunicaçãoAcademias de ginástica - Caxias do Sul (RS)Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoORIGINALTCC Patricia Silocchi.pdfTCC Patricia Silocchi.pdfapplication/pdf937993https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/1/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf4efdfca7850fbd9f9cda4a1a23727d98MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTTCC Patricia Silocchi.pdf.txtTCC Patricia Silocchi.pdf.txtExtracted texttext/plain204266https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/3/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf.txt4681ce63508a7e83bdd7aa490257fe30MD53THUMBNAILTCC Patricia Silocchi.pdf.jpgTCC Patricia Silocchi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/4/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf.jpgc904bacf1331db112c51ba1a3a2631eeMD5411338/48642022-01-27 11:28:33.898oai:repositorio.ucs.br:11338/4864Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-01-27T11:28:33Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul
title Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul
spellingShingle Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul
Silocchi, Patrícia
Marketing
Comunicação
Academias de ginástica - Caxias do Sul (RS)
title_short Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul
title_full Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul
title_fullStr Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul
title_full_unstemmed Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul
title_sort Marketing digital como estratégia de comunicação para a retenção de clientes em academias de ginástica e condicionamento físico em Caxias do Sul
author Silocchi, Patrícia
author_facet Silocchi, Patrícia
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Roth, Leonardo
Bertolazzi, Marco Aurélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Silocchi, Patrícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Munhoz Olea, Pelayo
contributor_str_mv Munhoz Olea, Pelayo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comunicação
Academias de ginástica - Caxias do Sul (RS)
topic Marketing
Comunicação
Academias de ginástica - Caxias do Sul (RS)
description O setor de esportes tem se evidenciado na economia a nível mundial. O Brasil, especialmente, tem ocupado posições de destaque no que se refere à receita gerada, número de clientes e de academias de ginástica e condicionamento físico. Contudo, o país ainda sofre com a recessão da economia local, o que tem exigido das academias mudanças na estratégia de comunicação para retenção de clientes. Uma alternativa encontrada pelas academias é utilizar as mídias sociais como estratégia de marketing digital em suas comunicações. Com isso, este estudo teve como objetivo identificar como o marketing digital é utilizado como estratégia de comunicação para retenção de clientes nas academias de ginástica e condicionamento físico de Caxias do Sul. A metodologia utilizada para a construção deste estudo foi a pesquisa qualitativa de nível exploratório e como estratégia de pesquisa foi adotado o estudo de casos múltiplos. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade, sendo aplicado um roteiro de perguntas semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com os profissionais responsáveis pela área de marketing de 10 (dez) academias de Caxias do Sul. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 12 Pro®. Os resultados obtidos com a realização da pesquisa demonstram que a utilização das redes sociais já é parte da rotina das academias. Porém há a necessidade de capacitação de academias de menor porte em relação às demais ferramentas de marketing digital, de modo a aprimorar as estratégias de comunicação para retenção de clientes. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T18:37:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-06T18:37:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4864
url https://repositorio.ucs.br/11338/4864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/1/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/3/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4864/4/TCC%20Patricia%20Silocchi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4efdfca7850fbd9f9cda4a1a23727d98
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
4681ce63508a7e83bdd7aa490257fe30
c904bacf1331db112c51ba1a3a2631ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308863900909568