A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6040 |
Resumo: | O avanço da tecnologia e o poder exercido pela internet acarretaram mudança nos hábitos de vida e de consumo dos clientes, que fizeram com que as empresas tenham um novo olhar sobre o ambiente on-line, passando a vê-lo como canal de comunicação de extrema relevância para seus planos de marketing. O marketing digital surge como uma nova abordagem em relação ao marketing tradicional, com novas ferramentas e novas maneiras de atrair o consumidor atual. Assim, o presente trabalho busca verificar se existe relação entre a utilização de estratégias de marketing digital e o bom desempenho das organizações. Foram levantados dados sobre a história e a evolução da internet, a conceituação do marketing e do marketing digital, bem como de suas ferramentas estratégicas. O estudo se caracteriza por ser do tipo descritivo, com abordagem quantitativa e foi utilizado o método survey com o auxílio de questionário com escalas validadas para a coleta de dados de 162 empresas respondentes da cidade de Caxias do Sul. Os resultados indicam que a aplicação do marketing digital como estratégia de negócio tem contribuído de maneira significativa e impacta diretamente no desempenho das organizações (sic). |
id |
UCS_28d36680e33d5e500d5b80cd63c2c8fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6040 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Benelli, Laura Luiza MarzzaroEckert, AlexCamargo, Maria EmiliaBorella, Margareth Rodrigues de Carvalho2020-05-13T19:29:48Z2020-05-13T19:29:48Z2019-12-082019https://repositorio.ucs.br/11338/6040O avanço da tecnologia e o poder exercido pela internet acarretaram mudança nos hábitos de vida e de consumo dos clientes, que fizeram com que as empresas tenham um novo olhar sobre o ambiente on-line, passando a vê-lo como canal de comunicação de extrema relevância para seus planos de marketing. O marketing digital surge como uma nova abordagem em relação ao marketing tradicional, com novas ferramentas e novas maneiras de atrair o consumidor atual. Assim, o presente trabalho busca verificar se existe relação entre a utilização de estratégias de marketing digital e o bom desempenho das organizações. Foram levantados dados sobre a história e a evolução da internet, a conceituação do marketing e do marketing digital, bem como de suas ferramentas estratégicas. O estudo se caracteriza por ser do tipo descritivo, com abordagem quantitativa e foi utilizado o método survey com o auxílio de questionário com escalas validadas para a coleta de dados de 162 empresas respondentes da cidade de Caxias do Sul. Os resultados indicam que a aplicação do marketing digital como estratégia de negócio tem contribuído de maneira significativa e impacta diretamente no desempenho das organizações (sic).MarketingAssociações comerciaisCaxias do Sul (RS)A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-09 00:00:00ORIGINALTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdfTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdfapplication/pdf2260825https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/1/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdfbcd8ae83a14fa6b07108c691fe232514MD51TEXTTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdf.txtTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdf.txtExtracted texttext/plain112164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/2/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdf.txt4372d1c471cd5608187102ffe5f9a5d4MD52THUMBNAILTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdf.jpgTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/3/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdf.jpg9810059d6e1b9c0020c51fd4dadb98d7MD5311338/60402020-05-14 06:00:59.017oai:repositorio.ucs.br:11338/6040Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:15.447800Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul |
title |
A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul |
spellingShingle |
A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul Benelli, Laura Luiza Marzzaro Marketing Associações comerciais Caxias do Sul (RS) |
title_short |
A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul |
title_full |
A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul |
title_fullStr |
A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul |
title_full_unstemmed |
A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul |
title_sort |
A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul |
author |
Benelli, Laura Luiza Marzzaro |
author_facet |
Benelli, Laura Luiza Marzzaro |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Eckert, Alex Camargo, Maria Emilia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benelli, Laura Luiza Marzzaro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho |
contributor_str_mv |
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Associações comerciais Caxias do Sul (RS) |
topic |
Marketing Associações comerciais Caxias do Sul (RS) |
description |
O avanço da tecnologia e o poder exercido pela internet acarretaram mudança nos hábitos de vida e de consumo dos clientes, que fizeram com que as empresas tenham um novo olhar sobre o ambiente on-line, passando a vê-lo como canal de comunicação de extrema relevância para seus planos de marketing. O marketing digital surge como uma nova abordagem em relação ao marketing tradicional, com novas ferramentas e novas maneiras de atrair o consumidor atual. Assim, o presente trabalho busca verificar se existe relação entre a utilização de estratégias de marketing digital e o bom desempenho das organizações. Foram levantados dados sobre a história e a evolução da internet, a conceituação do marketing e do marketing digital, bem como de suas ferramentas estratégicas. O estudo se caracteriza por ser do tipo descritivo, com abordagem quantitativa e foi utilizado o método survey com o auxílio de questionário com escalas validadas para a coleta de dados de 162 empresas respondentes da cidade de Caxias do Sul. Os resultados indicam que a aplicação do marketing digital como estratégia de negócio tem contribuído de maneira significativa e impacta diretamente no desempenho das organizações (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-13T19:29:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-13T19:29:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6040 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/1/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/2/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/3/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcd8ae83a14fa6b07108c691fe232514 4372d1c471cd5608187102ffe5f9a5d4 9810059d6e1b9c0020c51fd4dadb98d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258448546037760 |