Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbi, Andréia Michelon
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6844
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma investigação em Ensino de Ciências e Matemática, que teve por objetivo verificar a ocorrência dos atributos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) - autonomia, domínio e comunicação, por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que fez uso do método de construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), de Gérard Fourez. O tema da IIR intitulado "Churrasco saudável" foi problematizado, de modo a instigar a curiosidade dos estudantes pelo assunto, pois faz parte das características culturais do Rio Grande do Sul (RS), estado em que se localiza a escola em que este trabalho foi desenvolvido. As atividades em torno da construção da IIR se deram em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola situada em um contexto de vulnerabilidade social, no primeiro semestre letivo de 2017. A pesquisa está dentro da linha "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática", proposta no Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade de Caxias do Sul e tem por objetivo: investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais à luz dos fundamentos da educação. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, qualitativa e de natureza aplicada, sendo descritiva quanto aos objetivos. O corpus, proveniente das atividades realizadas na escola demonstrou evidências de que foi possível trabalhar a interdisciplinaridade, por meio do tema proposto, a partir da construção da IIR, no componente curricular de Língua Portuguesa. Além disso, conferiu o desenvolvimento dos atributos da ACT: a autonomia para a organização das atividades em grupos e investigação, o domínio dos conteúdos/informações sobre o tema escolhido e as relações destes com o cotidiano/realidade, bem como a comunicação do que foi aprendido em diferentes situações vivenciadas. Como produto educacional esta dissertação apresenta um guia didático para que outros professores possam aplicar intervenções pedagógicas utilizando a metodologia das IIR na educação básica. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_adccc8df572e446734a63f40da787a98
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6844
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Gobbi, Andréia MichelonNehring, Cátia MariaLima, Isolda Gianni deFadanelli, Sabrina BonquevesMissell, Valquíria Villas Boas Gomes2021-03-24T12:52:34Z2021-03-24T12:52:34Z2021-03-242020-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/6844Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma investigação em Ensino de Ciências e Matemática, que teve por objetivo verificar a ocorrência dos atributos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) - autonomia, domínio e comunicação, por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que fez uso do método de construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), de Gérard Fourez. O tema da IIR intitulado "Churrasco saudável" foi problematizado, de modo a instigar a curiosidade dos estudantes pelo assunto, pois faz parte das características culturais do Rio Grande do Sul (RS), estado em que se localiza a escola em que este trabalho foi desenvolvido. As atividades em torno da construção da IIR se deram em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola situada em um contexto de vulnerabilidade social, no primeiro semestre letivo de 2017. A pesquisa está dentro da linha "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática", proposta no Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade de Caxias do Sul e tem por objetivo: investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais à luz dos fundamentos da educação. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, qualitativa e de natureza aplicada, sendo descritiva quanto aos objetivos. O corpus, proveniente das atividades realizadas na escola demonstrou evidências de que foi possível trabalhar a interdisciplinaridade, por meio do tema proposto, a partir da construção da IIR, no componente curricular de Língua Portuguesa. Além disso, conferiu o desenvolvimento dos atributos da ACT: a autonomia para a organização das atividades em grupos e investigação, o domínio dos conteúdos/informações sobre o tema escolhido e as relações destes com o cotidiano/realidade, bem como a comunicação do que foi aprendido em diferentes situações vivenciadas. Como produto educacional esta dissertação apresenta um guia didático para que outros professores possam aplicar intervenções pedagógicas utilizando a metodologia das IIR na educação básica. [resumo fornecido pelo autor]This paper presents the development and results of a research in Science and Mathematics Teaching, which aimed to verify the occurrence of the attributes of Scientific and Technological Literacy (STL) - autonomy, dominance and communication, through a research of the type pedagogical intervention, that made use of the method of construction of an Interdisciplinary Island of Rationality (IIR), by Gérard Fourez. The theme of the IIR entitled "Healthy Churrasco" was problematized, in order to instigate the curiosity of the students for the subject, because it is part of the cultural characteristics of Rio Grande do Sul (RS), state in which the school where this work was developed is based. The activities surrounding the construction of IIR took place in an 8th grade class of Elementary School II, a school located in a context of social vulnerability, in the first semester of 2017. The research is within the line "Foundations and Educational Strategies in the Teaching of Sciences and Mathematics," proposed in the Master's Degree in Teaching Science and Mathematics of the University of Caxias do Sul and aims to: investigate, evaluate and implement educational strategies in the light of the foundations of education. It is described as a research of the type pedagogical intervention, qualitative and applied nature, being descriptive as to the objectives. The corpus, coming from the activities carried out at the school demonstrated evidence that it was possible to work interdisciplinary, through the proposed theme, from the construction of the IIR, in the curricular component of Portuguese Language. In addition, it conferred the development of the attributes of the STL: the autonomy for the organization of activities in groups and research, the domain of the contents/information on the chosen topic and the relations of these with the everyday/reality, as well as the communication of what was learned in different situations experienced. As an educational product this dissertation presents a didactic guide so that other teachers can apply pedagogical interventions using the IIR methodology in Basic Education. [resumo fornecido pelo autor]AlfabetizaçãoCiência e tecnologiaLíngua portuguesaEnsino fundamentalLiteracyScience and technologyPortuguese languageElementary SchoolIlha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0033964870661113Gobbi, Andréia MichelonMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaMesquita, Diana Isabel de AraújoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-03-23ORIGINALDissertação Andreia Michelon Gobbi.pdfDissertação Andreia Michelon Gobbi.pdfapplication/pdf4175039https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andreia%20Michelon%20Gobbi.pdf8ff2f59553655474a1262255cbccdabdMD51Produto educacional Andréia Michelon Gobbi.pdfProduto educacional Andréia Michelon Gobbi.pdfapplication/pdf865427https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/2/Produto%20educacional%20Andr%c3%a9ia%20Michelon%20Gobbi.pdf3759bacadf942af2c586d52fb08ef5caMD52TEXTDissertação Andreia Michelon Gobbi.pdf.txtDissertação Andreia Michelon Gobbi.pdf.txtExtracted texttext/plain275704https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andreia%20Michelon%20Gobbi.pdf.txt581168911d26f7d839b4ed390b20d41aMD53Produto educacional Andréia Michelon Gobbi.pdf.txtProduto educacional Andréia Michelon Gobbi.pdf.txtExtracted texttext/plain112672https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/5/Produto%20educacional%20Andr%c3%a9ia%20Michelon%20Gobbi.pdf.txt8212a81ad611b0f12510aa31ce3f296fMD55THUMBNAILDissertação Andreia Michelon Gobbi.pdf.jpgDissertação Andreia Michelon Gobbi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andreia%20Michelon%20Gobbi.pdf.jpg9c7bf60bf6a25a241eba079ce2e4c849MD54Produto educacional Andréia Michelon Gobbi.pdf.jpgProduto educacional Andréia Michelon Gobbi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2076https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/6/Produto%20educacional%20Andr%c3%a9ia%20Michelon%20Gobbi.pdf.jpgdf460bdd445872110502581ea60e87adMD5611338/68442021-05-07 14:12:01.01oai:repositorio.ucs.br:11338/6844Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:09.652845Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
title Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
spellingShingle Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
Gobbi, Andréia Michelon
Alfabetização
Ciência e tecnologia
Língua portuguesa
Ensino fundamental
Literacy
Science and technology
Portuguese language
Elementary School
title_short Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
title_full Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
title_fullStr Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
title_sort Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
author Gobbi, Andréia Michelon
author_facet Gobbi, Andréia Michelon
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Nehring, Cátia Maria
Lima, Isolda Gianni de
Fadanelli, Sabrina Bonqueves
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobbi, Andréia Michelon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
contributor_str_mv Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ciência e tecnologia
Língua portuguesa
Ensino fundamental
topic Alfabetização
Ciência e tecnologia
Língua portuguesa
Ensino fundamental
Literacy
Science and technology
Portuguese language
Elementary School
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Science and technology
Portuguese language
Elementary School
description Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma investigação em Ensino de Ciências e Matemática, que teve por objetivo verificar a ocorrência dos atributos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) - autonomia, domínio e comunicação, por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que fez uso do método de construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), de Gérard Fourez. O tema da IIR intitulado "Churrasco saudável" foi problematizado, de modo a instigar a curiosidade dos estudantes pelo assunto, pois faz parte das características culturais do Rio Grande do Sul (RS), estado em que se localiza a escola em que este trabalho foi desenvolvido. As atividades em torno da construção da IIR se deram em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola situada em um contexto de vulnerabilidade social, no primeiro semestre letivo de 2017. A pesquisa está dentro da linha "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática", proposta no Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade de Caxias do Sul e tem por objetivo: investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais à luz dos fundamentos da educação. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, qualitativa e de natureza aplicada, sendo descritiva quanto aos objetivos. O corpus, proveniente das atividades realizadas na escola demonstrou evidências de que foi possível trabalhar a interdisciplinaridade, por meio do tema proposto, a partir da construção da IIR, no componente curricular de Língua Portuguesa. Além disso, conferiu o desenvolvimento dos atributos da ACT: a autonomia para a organização das atividades em grupos e investigação, o domínio dos conteúdos/informações sobre o tema escolhido e as relações destes com o cotidiano/realidade, bem como a comunicação do que foi aprendido em diferentes situações vivenciadas. Como produto educacional esta dissertação apresenta um guia didático para que outros professores possam aplicar intervenções pedagógicas utilizando a metodologia das IIR na educação básica. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-24T12:52:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-24T12:52:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6844
url https://repositorio.ucs.br/11338/6844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andreia%20Michelon%20Gobbi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/2/Produto%20educacional%20Andr%c3%a9ia%20Michelon%20Gobbi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andreia%20Michelon%20Gobbi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/5/Produto%20educacional%20Andr%c3%a9ia%20Michelon%20Gobbi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andreia%20Michelon%20Gobbi.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6844/6/Produto%20educacional%20Andr%c3%a9ia%20Michelon%20Gobbi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ff2f59553655474a1262255cbccdabd
3759bacadf942af2c586d52fb08ef5ca
581168911d26f7d839b4ed390b20d41a
8212a81ad611b0f12510aa31ce3f296f
9c7bf60bf6a25a241eba079ce2e4c849
df460bdd445872110502581ea60e87ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822887763142246400