A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lauriana Flores dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6648
Resumo: O setor de serviços é um dos que mais crescem, gerando emprego e renda em todo mundo, tornando-se importante para o desenvolvimento econômico. A partir dessa ampliação surge a necessidade de uma mão de obra especializada,levando ao aumento da oferta e demanda pelo ensino superior, consequentemente cresce o número de Instituições de Ensino Superior (IES), gerando alta concorrência nesse mercado e fazendo com que as IES busquem manterem-se competitivas. O presente estudo buscou identificar a percepção que os discentes possuem sobre a qualidade dos serviços prestados pelas IES localizadas na cidade de Caxias do Sul/RS. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com a utilização de questionário para a coleta de dados. A população definida para a pesquisa foram estudantes de graduação da modalidade presencial, matriculados nas cinco maiores IES de Caxias do Sul, em números de matriculas, contando com uma amostra de 401 questionários validados. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS,utilizando-se médias, desvio padrão, e testes de significância. Os resultados obtidos podem contribuir para a visualização do cenário e melhoria dos serviços prestados [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_b824c497a92c0823c32df4627b9fb3db
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6648
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Santos, Lauriana Flores dosFochesatto, Sidnei AlbertoMartins, ElisandraPeretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto2020-11-17T22:31:55Z2020-11-17T22:31:55Z2020-07-162020https://repositorio.ucs.br/11338/6648O setor de serviços é um dos que mais crescem, gerando emprego e renda em todo mundo, tornando-se importante para o desenvolvimento econômico. A partir dessa ampliação surge a necessidade de uma mão de obra especializada,levando ao aumento da oferta e demanda pelo ensino superior, consequentemente cresce o número de Instituições de Ensino Superior (IES), gerando alta concorrência nesse mercado e fazendo com que as IES busquem manterem-se competitivas. O presente estudo buscou identificar a percepção que os discentes possuem sobre a qualidade dos serviços prestados pelas IES localizadas na cidade de Caxias do Sul/RS. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com a utilização de questionário para a coleta de dados. A população definida para a pesquisa foram estudantes de graduação da modalidade presencial, matriculados nas cinco maiores IES de Caxias do Sul, em números de matriculas, contando com uma amostra de 401 questionários validados. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS,utilizando-se médias, desvio padrão, e testes de significância. Os resultados obtidos podem contribuir para a visualização do cenário e melhoria dos serviços prestados [resumo fornecido pelo autor].Prestação de serviçosControle de qualidadeSatisfaçãoA percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-16 00:00:00ORIGINALTCC Lauriana Flores dos Santos.pdfTCC Lauriana Flores dos Santos.pdfapplication/pdf658498https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/1/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf75f799e1a4af6114bd05398e589ba278MD51TEXTTCC Lauriana Flores dos Santos.pdf.txtTCC Lauriana Flores dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain124211https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/2/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf.txt785a5f16e39c35f383133da5b14631c3MD52THUMBNAILTCC Lauriana Flores dos Santos.pdf.jpgTCC Lauriana Flores dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/3/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf.jpg6de8327dc7d019d4d63a285f15743fbcMD5311338/66482020-12-10 12:38:29.642oai:repositorio.ucs.br:11338/6648Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-12-10T12:38:29Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul
title A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul
spellingShingle A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul
Santos, Lauriana Flores dos
Prestação de serviços
Controle de qualidade
Satisfação
title_short A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul
title_full A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul
title_fullStr A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul
title_full_unstemmed A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul
title_sort A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul
author Santos, Lauriana Flores dos
author_facet Santos, Lauriana Flores dos
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Fochesatto, Sidnei Alberto
Martins, Elisandra
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lauriana Flores dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
contributor_str_mv Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
dc.subject.por.fl_str_mv Prestação de serviços
Controle de qualidade
Satisfação
topic Prestação de serviços
Controle de qualidade
Satisfação
description O setor de serviços é um dos que mais crescem, gerando emprego e renda em todo mundo, tornando-se importante para o desenvolvimento econômico. A partir dessa ampliação surge a necessidade de uma mão de obra especializada,levando ao aumento da oferta e demanda pelo ensino superior, consequentemente cresce o número de Instituições de Ensino Superior (IES), gerando alta concorrência nesse mercado e fazendo com que as IES busquem manterem-se competitivas. O presente estudo buscou identificar a percepção que os discentes possuem sobre a qualidade dos serviços prestados pelas IES localizadas na cidade de Caxias do Sul/RS. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com a utilização de questionário para a coleta de dados. A população definida para a pesquisa foram estudantes de graduação da modalidade presencial, matriculados nas cinco maiores IES de Caxias do Sul, em números de matriculas, contando com uma amostra de 401 questionários validados. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS,utilizando-se médias, desvio padrão, e testes de significância. Os resultados obtidos podem contribuir para a visualização do cenário e melhoria dos serviços prestados [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-17T22:31:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-17T22:31:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6648
url https://repositorio.ucs.br/11338/6648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/1/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/2/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/3/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75f799e1a4af6114bd05398e589ba278
785a5f16e39c35f383133da5b14631c3
6de8327dc7d019d4d63a285f15743fbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308914423398400