A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6648 |
Resumo: | O setor de serviços é um dos que mais crescem, gerando emprego e renda em todo mundo, tornando-se importante para o desenvolvimento econômico. A partir dessa ampliação surge a necessidade de uma mão de obra especializada,levando ao aumento da oferta e demanda pelo ensino superior, consequentemente cresce o número de Instituições de Ensino Superior (IES), gerando alta concorrência nesse mercado e fazendo com que as IES busquem manterem-se competitivas. O presente estudo buscou identificar a percepção que os discentes possuem sobre a qualidade dos serviços prestados pelas IES localizadas na cidade de Caxias do Sul/RS. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com a utilização de questionário para a coleta de dados. A população definida para a pesquisa foram estudantes de graduação da modalidade presencial, matriculados nas cinco maiores IES de Caxias do Sul, em números de matriculas, contando com uma amostra de 401 questionários validados. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS,utilizando-se médias, desvio padrão, e testes de significância. Os resultados obtidos podem contribuir para a visualização do cenário e melhoria dos serviços prestados [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_b824c497a92c0823c32df4627b9fb3db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6648 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Lauriana Flores dosFochesatto, Sidnei AlbertoMartins, ElisandraPeretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto2020-11-17T22:31:55Z2020-11-17T22:31:55Z2020-07-162020https://repositorio.ucs.br/11338/6648O setor de serviços é um dos que mais crescem, gerando emprego e renda em todo mundo, tornando-se importante para o desenvolvimento econômico. A partir dessa ampliação surge a necessidade de uma mão de obra especializada,levando ao aumento da oferta e demanda pelo ensino superior, consequentemente cresce o número de Instituições de Ensino Superior (IES), gerando alta concorrência nesse mercado e fazendo com que as IES busquem manterem-se competitivas. O presente estudo buscou identificar a percepção que os discentes possuem sobre a qualidade dos serviços prestados pelas IES localizadas na cidade de Caxias do Sul/RS. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com a utilização de questionário para a coleta de dados. A população definida para a pesquisa foram estudantes de graduação da modalidade presencial, matriculados nas cinco maiores IES de Caxias do Sul, em números de matriculas, contando com uma amostra de 401 questionários validados. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS,utilizando-se médias, desvio padrão, e testes de significância. Os resultados obtidos podem contribuir para a visualização do cenário e melhoria dos serviços prestados [resumo fornecido pelo autor].Prestação de serviçosControle de qualidadeSatisfaçãoA percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-16 00:00:00ORIGINALTCC Lauriana Flores dos Santos.pdfTCC Lauriana Flores dos Santos.pdfapplication/pdf658498https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/1/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf75f799e1a4af6114bd05398e589ba278MD51TEXTTCC Lauriana Flores dos Santos.pdf.txtTCC Lauriana Flores dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain124211https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/2/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf.txt785a5f16e39c35f383133da5b14631c3MD52THUMBNAILTCC Lauriana Flores dos Santos.pdf.jpgTCC Lauriana Flores dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/3/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf.jpg6de8327dc7d019d4d63a285f15743fbcMD5311338/66482020-12-10 12:38:29.642oai:repositorio.ucs.br:11338/6648Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:10.697443Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul |
title |
A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul |
spellingShingle |
A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul Santos, Lauriana Flores dos Prestação de serviços Controle de qualidade Satisfação |
title_short |
A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul |
title_full |
A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul |
title_fullStr |
A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul |
title_full_unstemmed |
A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul |
title_sort |
A percepção dos discentes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior de Caxias do Sul |
author |
Santos, Lauriana Flores dos |
author_facet |
Santos, Lauriana Flores dos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Fochesatto, Sidnei Alberto Martins, Elisandra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lauriana Flores dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto |
contributor_str_mv |
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prestação de serviços Controle de qualidade Satisfação |
topic |
Prestação de serviços Controle de qualidade Satisfação |
description |
O setor de serviços é um dos que mais crescem, gerando emprego e renda em todo mundo, tornando-se importante para o desenvolvimento econômico. A partir dessa ampliação surge a necessidade de uma mão de obra especializada,levando ao aumento da oferta e demanda pelo ensino superior, consequentemente cresce o número de Instituições de Ensino Superior (IES), gerando alta concorrência nesse mercado e fazendo com que as IES busquem manterem-se competitivas. O presente estudo buscou identificar a percepção que os discentes possuem sobre a qualidade dos serviços prestados pelas IES localizadas na cidade de Caxias do Sul/RS. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com a utilização de questionário para a coleta de dados. A população definida para a pesquisa foram estudantes de graduação da modalidade presencial, matriculados nas cinco maiores IES de Caxias do Sul, em números de matriculas, contando com uma amostra de 401 questionários validados. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS,utilizando-se médias, desvio padrão, e testes de significância. Os resultados obtidos podem contribuir para a visualização do cenário e melhoria dos serviços prestados [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-17T22:31:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-17T22:31:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6648 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/1/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/2/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6648/3/TCC%20Lauriana%20Flores%20dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75f799e1a4af6114bd05398e589ba278 785a5f16e39c35f383133da5b14631c3 6de8327dc7d019d4d63a285f15743fbc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258459255144448 |