Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/460 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de compreensão) do aluno, especialmente, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O procedimento adotado é essencialmente bibliográfico, e os conceitos trabalhados fundamentam-se em referenciais teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende e Condemarín, entre outros autores que estudam o desenvolvimento humano, a educação, a aprendizagem e a leitura. O estudo permite constatar que a aprendizagem da leitura é uma prática social complexa que acontece na interação leitor/autor. Nesse processo, vários elementos entram em ação ao mesmo tempo, como os conhecimentos prévios do leitor e os elementos do texto. Para que essa operação ocorra de maneira eficaz, é recomendável ao aprendiz desenvolver uma série de habilidades e utilizar algumas estratégias de leitura. Nesse sentido, quanto mais informações o docente possuir sobre os processos de alfabetização e letramento, bem como acerca das operações que a leitura proficiente requer, mais qualificadamente poderá avaliar o nível de leitura do aluno e intervir significativamente quando necessário. A investigação possibilitou concluir que um docente bem instrumentalizado pode criar um contexto de interação, colocando-se como mediador no processo que envolve o ensino de habilidades imbricadas pela leitura, identificando, mais apropriadamente, as dificuldades que venham a ocorrer nesse percurso e promovendo condições mais favoráveis para uma aprendizagem significativa. |
id |
UCS_be365f4e38b470307890bf9665ac8e4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/460 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sengik, Aline SberseToldo, CláudiaPaviani, Neires Maria SoldatelliAzevedo, Tânia Maris de2014-05-30T11:41:44Z2014-05-30T11:41:44Z2014-05-302013-12-13https://repositorio.ucs.br/handle/11338/460A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de compreensão) do aluno, especialmente, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O procedimento adotado é essencialmente bibliográfico, e os conceitos trabalhados fundamentam-se em referenciais teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende e Condemarín, entre outros autores que estudam o desenvolvimento humano, a educação, a aprendizagem e a leitura. O estudo permite constatar que a aprendizagem da leitura é uma prática social complexa que acontece na interação leitor/autor. Nesse processo, vários elementos entram em ação ao mesmo tempo, como os conhecimentos prévios do leitor e os elementos do texto. Para que essa operação ocorra de maneira eficaz, é recomendável ao aprendiz desenvolver uma série de habilidades e utilizar algumas estratégias de leitura. Nesse sentido, quanto mais informações o docente possuir sobre os processos de alfabetização e letramento, bem como acerca das operações que a leitura proficiente requer, mais qualificadamente poderá avaliar o nível de leitura do aluno e intervir significativamente quando necessário. A investigação possibilitou concluir que um docente bem instrumentalizado pode criar um contexto de interação, colocando-se como mediador no processo que envolve o ensino de habilidades imbricadas pela leitura, identificando, mais apropriadamente, as dificuldades que venham a ocorrer nesse percurso e promovendo condições mais favoráveis para uma aprendizagem significativa.This thesis has as a main goal to propose guidelines for a major instrumentation that helps teachers to identify difficulties in the development of reading skills (decoding and comprehension) of the student, especially in the early years of Elementary School. The procedure adopted is essentially bibliographic and concepts used are based mainly on theoretical references by Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende and Condemarín, among other authors who study human development, education, learning and reading. The study reveals that learning to read is a social practice, which is complex, occurring in the interaction between the reader and the author. In this process, several factors come into play at the same time such as the prior knowledge of the reader and the text elements. For this operation to take place effectively, it is recommended that the learner develop a range of skills and use some reading strategies. In this sense, the more information the teacher has on the processes of literacy, as well as about the operations that proficient reading requires more qualifiedly tends to assess the reading level of the students and intervene whenever necessary. The investigation concluded that it enables a teacher to be able to create a well-instrumented interaction context, placing himself or herself as a mediator in the process that involves teaching skills overlapped by reading, more appropriately identifying the difficulties that may occur in this pathway and promoting more favorable conditions for meaningful learning.Inabilidade na leituraAprendizagemLeitura - DesenvolvimentoEducação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5046253029005618SENGIK, A. S.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Aline Sberse Sengik.pdf.txtDissertacao Aline Sberse Sengik.pdf.txtExtracted texttext/plain304647https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/3/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdf.txt55caa9cd7a76a964d4f761e68aecb251MD53THUMBNAILDissertacao Aline Sberse Sengik.pdf.jpgDissertacao Aline Sberse Sengik.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/4/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdf.jpg091f0e15d098a21716c9e7d59c4863b7MD54ORIGINALDissertacao Aline Sberse Sengik.pdfDissertacao Aline Sberse Sengik.pdfapplication/pdf975235https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/1/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdfc809a645df1d9d63732ccd553d891268MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4602018-08-17 06:09:19.752oai:repositorio.ucs.br:11338/460IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:37.824483Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental |
title |
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental |
spellingShingle |
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental Sengik, Aline Sberse Inabilidade na leitura Aprendizagem Leitura - Desenvolvimento |
title_short |
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental |
title_full |
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental |
title_fullStr |
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental |
title_sort |
Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental |
author |
Sengik, Aline Sberse |
author_facet |
Sengik, Aline Sberse |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Toldo, Cláudia Paviani, Neires Maria Soldatelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sengik, Aline Sberse |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Tânia Maris de |
contributor_str_mv |
Azevedo, Tânia Maris de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inabilidade na leitura Aprendizagem Leitura - Desenvolvimento |
topic |
Inabilidade na leitura Aprendizagem Leitura - Desenvolvimento |
description |
A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de compreensão) do aluno, especialmente, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O procedimento adotado é essencialmente bibliográfico, e os conceitos trabalhados fundamentam-se em referenciais teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende e Condemarín, entre outros autores que estudam o desenvolvimento humano, a educação, a aprendizagem e a leitura. O estudo permite constatar que a aprendizagem da leitura é uma prática social complexa que acontece na interação leitor/autor. Nesse processo, vários elementos entram em ação ao mesmo tempo, como os conhecimentos prévios do leitor e os elementos do texto. Para que essa operação ocorra de maneira eficaz, é recomendável ao aprendiz desenvolver uma série de habilidades e utilizar algumas estratégias de leitura. Nesse sentido, quanto mais informações o docente possuir sobre os processos de alfabetização e letramento, bem como acerca das operações que a leitura proficiente requer, mais qualificadamente poderá avaliar o nível de leitura do aluno e intervir significativamente quando necessário. A investigação possibilitou concluir que um docente bem instrumentalizado pode criar um contexto de interação, colocando-se como mediador no processo que envolve o ensino de habilidades imbricadas pela leitura, identificando, mais apropriadamente, as dificuldades que venham a ocorrer nesse percurso e promovendo condições mais favoráveis para uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T11:41:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-30T11:41:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/460 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/3/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/4/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/1/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55caa9cd7a76a964d4f761e68aecb251 091f0e15d098a21716c9e7d59c4863b7 c809a645df1d9d63732ccd553d891268 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258427398356992 |