Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sengik, Aline Sberse
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/460
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de compreensão) do aluno, especialmente, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O procedimento adotado é essencialmente bibliográfico, e os conceitos trabalhados fundamentam-se em referenciais teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende e Condemarín, entre outros autores que estudam o desenvolvimento humano, a educação, a aprendizagem e a leitura. O estudo permite constatar que a aprendizagem da leitura é uma prática social complexa que acontece na interação leitor/autor. Nesse processo, vários elementos entram em ação ao mesmo tempo, como os conhecimentos prévios do leitor e os elementos do texto. Para que essa operação ocorra de maneira eficaz, é recomendável ao aprendiz desenvolver uma série de habilidades e utilizar algumas estratégias de leitura. Nesse sentido, quanto mais informações o docente possuir sobre os processos de alfabetização e letramento, bem como acerca das operações que a leitura proficiente requer, mais qualificadamente poderá avaliar o nível de leitura do aluno e intervir significativamente quando necessário. A investigação possibilitou concluir que um docente bem instrumentalizado pode criar um contexto de interação, colocando-se como mediador no processo que envolve o ensino de habilidades imbricadas pela leitura, identificando, mais apropriadamente, as dificuldades que venham a ocorrer nesse percurso e promovendo condições mais favoráveis para uma aprendizagem significativa.
id UCS_be365f4e38b470307890bf9665ac8e4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/460
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Sengik, Aline SberseToldo, CláudiaPaviani, Neires Maria SoldatelliAzevedo, Tânia Maris de2014-05-30T11:41:44Z2014-05-30T11:41:44Z2014-05-302013-12-13https://repositorio.ucs.br/handle/11338/460A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de compreensão) do aluno, especialmente, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O procedimento adotado é essencialmente bibliográfico, e os conceitos trabalhados fundamentam-se em referenciais teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende e Condemarín, entre outros autores que estudam o desenvolvimento humano, a educação, a aprendizagem e a leitura. O estudo permite constatar que a aprendizagem da leitura é uma prática social complexa que acontece na interação leitor/autor. Nesse processo, vários elementos entram em ação ao mesmo tempo, como os conhecimentos prévios do leitor e os elementos do texto. Para que essa operação ocorra de maneira eficaz, é recomendável ao aprendiz desenvolver uma série de habilidades e utilizar algumas estratégias de leitura. Nesse sentido, quanto mais informações o docente possuir sobre os processos de alfabetização e letramento, bem como acerca das operações que a leitura proficiente requer, mais qualificadamente poderá avaliar o nível de leitura do aluno e intervir significativamente quando necessário. A investigação possibilitou concluir que um docente bem instrumentalizado pode criar um contexto de interação, colocando-se como mediador no processo que envolve o ensino de habilidades imbricadas pela leitura, identificando, mais apropriadamente, as dificuldades que venham a ocorrer nesse percurso e promovendo condições mais favoráveis para uma aprendizagem significativa.This thesis has as a main goal to propose guidelines for a major instrumentation that helps teachers to identify difficulties in the development of reading skills (decoding and comprehension) of the student, especially in the early years of Elementary School. The procedure adopted is essentially bibliographic and concepts used are based mainly on theoretical references by Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende and Condemarín, among other authors who study human development, education, learning and reading. The study reveals that learning to read is a social practice, which is complex, occurring in the interaction between the reader and the author. In this process, several factors come into play at the same time such as the prior knowledge of the reader and the text elements. For this operation to take place effectively, it is recommended that the learner develop a range of skills and use some reading strategies. In this sense, the more information the teacher has on the processes of literacy, as well as about the operations that proficient reading requires more qualifiedly tends to assess the reading level of the students and intervene whenever necessary. The investigation concluded that it enables a teacher to be able to create a well-instrumented interaction context, placing himself or herself as a mediator in the process that involves teaching skills overlapped by reading, more appropriately identifying the difficulties that may occur in this pathway and promoting more favorable conditions for meaningful learning.Inabilidade na leituraAprendizagemLeitura - DesenvolvimentoEducação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5046253029005618SENGIK, A. S.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Aline Sberse Sengik.pdf.txtDissertacao Aline Sberse Sengik.pdf.txtExtracted texttext/plain304647https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/3/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdf.txt55caa9cd7a76a964d4f761e68aecb251MD53THUMBNAILDissertacao Aline Sberse Sengik.pdf.jpgDissertacao Aline Sberse Sengik.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/4/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdf.jpg091f0e15d098a21716c9e7d59c4863b7MD54ORIGINALDissertacao Aline Sberse Sengik.pdfDissertacao Aline Sberse Sengik.pdfapplication/pdf975235https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/1/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdfc809a645df1d9d63732ccd553d891268MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4602018-08-17 06:09:19.752oai:repositorio.ucs.br:11338/460IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:37.824483Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
title Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
spellingShingle Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
Sengik, Aline Sberse
Inabilidade na leitura
Aprendizagem
Leitura - Desenvolvimento
title_short Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
title_full Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
title_fullStr Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
title_full_unstemmed Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
title_sort Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental
author Sengik, Aline Sberse
author_facet Sengik, Aline Sberse
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Toldo, Cláudia
Paviani, Neires Maria Soldatelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Sengik, Aline Sberse
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
contributor_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
dc.subject.por.fl_str_mv Inabilidade na leitura
Aprendizagem
Leitura - Desenvolvimento
topic Inabilidade na leitura
Aprendizagem
Leitura - Desenvolvimento
description A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de compreensão) do aluno, especialmente, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O procedimento adotado é essencialmente bibliográfico, e os conceitos trabalhados fundamentam-se em referenciais teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Solé, Alliende e Condemarín, entre outros autores que estudam o desenvolvimento humano, a educação, a aprendizagem e a leitura. O estudo permite constatar que a aprendizagem da leitura é uma prática social complexa que acontece na interação leitor/autor. Nesse processo, vários elementos entram em ação ao mesmo tempo, como os conhecimentos prévios do leitor e os elementos do texto. Para que essa operação ocorra de maneira eficaz, é recomendável ao aprendiz desenvolver uma série de habilidades e utilizar algumas estratégias de leitura. Nesse sentido, quanto mais informações o docente possuir sobre os processos de alfabetização e letramento, bem como acerca das operações que a leitura proficiente requer, mais qualificadamente poderá avaliar o nível de leitura do aluno e intervir significativamente quando necessário. A investigação possibilitou concluir que um docente bem instrumentalizado pode criar um contexto de interação, colocando-se como mediador no processo que envolve o ensino de habilidades imbricadas pela leitura, identificando, mais apropriadamente, as dificuldades que venham a ocorrer nesse percurso e promovendo condições mais favoráveis para uma aprendizagem significativa.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T11:41:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-30T11:41:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/460
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/3/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/4/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/1/Dissertacao%20Aline%20Sberse%20Sengik.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/460/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 55caa9cd7a76a964d4f761e68aecb251
091f0e15d098a21716c9e7d59c4863b7
c809a645df1d9d63732ccd553d891268
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258427398356992