Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6877 |
Resumo: | Comportamentos, comunicação, formas de se relacionar e de se portar são alguns aspectos envolvidos pelas habilidades sociais. O desenvolvimento das habilidades sociais na infância é de extrema importância não só para a fase em que a criança se encontra, mas também para o seu desenvolvimento posterior. Este trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Como objetivos específicos propõe-se caracterizar desenvolvimento infantil saudável com foco nos aspectos relacionais e emocionais; caracterizar habilidades sociais e identificar habilidades sociais relevantes no contexto infantil. Definiu-se trabalhar com uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo e utilizar a série brasileira "Meu Amigãozão" como fonte. A série mostra situações do cotidiano de três crianças de seis anos que possuem amigos imaginários, no decorrer dos episódios, esses amigos ajudam as crianças a refletirem suas escolhas bem como mudar alguns de seus comportamentos. Como instrumento, o trabalho utilizará tabela para descrição e categorização das cenas, tendo como referencial de análise a análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto e a estratégia de emparelhamento. As categorias criadas e suas respectivas unidades de análise foram: 1. Autocontrole e expressividade emocional - reconhecimento das emoções e controle de ansiedade, 2. Civilidade - seguimento de instruções e uso de palavras mágicas, 3. Empatia - saber compartilhar e respeitar o próximo, 4. Assertividade - expressar desagrado e perceber que não concorda com tudo, 5. Fazer amizades - se apresentar, responder as perguntas feitas, dar continuidade aos assuntos, sugerir atividades e elogiar, 6. Solução de problemas interpessoais - se acalmar diante do problema, pensar antes de tomar alguma decisão e avaliar o processo de tomada de decisão e 7. Habilidades sociais acadêmicas - observar e prestar atenção, reconhecer e elogiar o desempenho do outro e cooperar. Resultados: a pesquisa realizada constata que o desenvolvimento de habilidades sociais favorece o desenvolvimento infantil, tornando-o mais saudável, visto que, está relacionado com uma melhor qualidade de vida, podendo auxiliar nos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais da criança. É um assunto de extrema importância, que tende a beneficiar tanto a criança quanto às pessoas com quem ela interage, podendo ser estudado por diferentes profissionais e áreas, como por exemplo psicólogos e educadores [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_be40563e6043b3f750d319601e488a0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6877 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Carolina MestrinerBraun, Karen Cristina RechLhullier, CristinaGodoy, Rossane Frizzo de2021-03-31T21:44:45Z2021-03-31T21:44:45Z2020-12-182020-12-03https://repositorio.ucs.br/11338/6877Comportamentos, comunicação, formas de se relacionar e de se portar são alguns aspectos envolvidos pelas habilidades sociais. O desenvolvimento das habilidades sociais na infância é de extrema importância não só para a fase em que a criança se encontra, mas também para o seu desenvolvimento posterior. Este trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Como objetivos específicos propõe-se caracterizar desenvolvimento infantil saudável com foco nos aspectos relacionais e emocionais; caracterizar habilidades sociais e identificar habilidades sociais relevantes no contexto infantil. Definiu-se trabalhar com uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo e utilizar a série brasileira "Meu Amigãozão" como fonte. A série mostra situações do cotidiano de três crianças de seis anos que possuem amigos imaginários, no decorrer dos episódios, esses amigos ajudam as crianças a refletirem suas escolhas bem como mudar alguns de seus comportamentos. Como instrumento, o trabalho utilizará tabela para descrição e categorização das cenas, tendo como referencial de análise a análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto e a estratégia de emparelhamento. As categorias criadas e suas respectivas unidades de análise foram: 1. Autocontrole e expressividade emocional - reconhecimento das emoções e controle de ansiedade, 2. Civilidade - seguimento de instruções e uso de palavras mágicas, 3. Empatia - saber compartilhar e respeitar o próximo, 4. Assertividade - expressar desagrado e perceber que não concorda com tudo, 5. Fazer amizades - se apresentar, responder as perguntas feitas, dar continuidade aos assuntos, sugerir atividades e elogiar, 6. Solução de problemas interpessoais - se acalmar diante do problema, pensar antes de tomar alguma decisão e avaliar o processo de tomada de decisão e 7. Habilidades sociais acadêmicas - observar e prestar atenção, reconhecer e elogiar o desempenho do outro e cooperar. Resultados: a pesquisa realizada constata que o desenvolvimento de habilidades sociais favorece o desenvolvimento infantil, tornando-o mais saudável, visto que, está relacionado com uma melhor qualidade de vida, podendo auxiliar nos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais da criança. É um assunto de extrema importância, que tende a beneficiar tanto a criança quanto às pessoas com quem ela interage, podendo ser estudado por diferentes profissionais e áreas, como por exemplo psicólogos e educadores [resumo fornecido pelo autor].Crianças - DesenvolvimentoHabilidades sociais em criançasPsicologia infantilPossíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-17ORIGINALTCC Carolina Mestriner Pereira.pdfTCC Carolina Mestriner Pereira.pdfapplication/pdf280762https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/1/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf9eb69d27d62ab8b763612da993e4b528MD51TEXTTCC Carolina Mestriner Pereira.pdf.txtTCC Carolina Mestriner Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain76912https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/2/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf.txt4e782d23041bb6a7ade3c34da9b2e1fcMD52THUMBNAILTCC Carolina Mestriner Pereira.pdf.jpgTCC Carolina Mestriner Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/3/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf.jpg31dc41e80303ae9b27fc5fe9e58e8cb3MD5311338/68772021-05-07 14:13:33.491oai:repositorio.ucs.br:11338/6877Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:13:33Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil |
title |
Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil |
spellingShingle |
Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil Pereira, Carolina Mestriner Crianças - Desenvolvimento Habilidades sociais em crianças Psicologia infantil |
title_short |
Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil |
title_full |
Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil |
title_fullStr |
Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil |
title_full_unstemmed |
Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil |
title_sort |
Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil |
author |
Pereira, Carolina Mestriner |
author_facet |
Pereira, Carolina Mestriner |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Braun, Karen Cristina Rech Lhullier, Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Carolina Mestriner |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Godoy, Rossane Frizzo de |
contributor_str_mv |
Godoy, Rossane Frizzo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças - Desenvolvimento Habilidades sociais em crianças Psicologia infantil |
topic |
Crianças - Desenvolvimento Habilidades sociais em crianças Psicologia infantil |
description |
Comportamentos, comunicação, formas de se relacionar e de se portar são alguns aspectos envolvidos pelas habilidades sociais. O desenvolvimento das habilidades sociais na infância é de extrema importância não só para a fase em que a criança se encontra, mas também para o seu desenvolvimento posterior. Este trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Como objetivos específicos propõe-se caracterizar desenvolvimento infantil saudável com foco nos aspectos relacionais e emocionais; caracterizar habilidades sociais e identificar habilidades sociais relevantes no contexto infantil. Definiu-se trabalhar com uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo e utilizar a série brasileira "Meu Amigãozão" como fonte. A série mostra situações do cotidiano de três crianças de seis anos que possuem amigos imaginários, no decorrer dos episódios, esses amigos ajudam as crianças a refletirem suas escolhas bem como mudar alguns de seus comportamentos. Como instrumento, o trabalho utilizará tabela para descrição e categorização das cenas, tendo como referencial de análise a análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto e a estratégia de emparelhamento. As categorias criadas e suas respectivas unidades de análise foram: 1. Autocontrole e expressividade emocional - reconhecimento das emoções e controle de ansiedade, 2. Civilidade - seguimento de instruções e uso de palavras mágicas, 3. Empatia - saber compartilhar e respeitar o próximo, 4. Assertividade - expressar desagrado e perceber que não concorda com tudo, 5. Fazer amizades - se apresentar, responder as perguntas feitas, dar continuidade aos assuntos, sugerir atividades e elogiar, 6. Solução de problemas interpessoais - se acalmar diante do problema, pensar antes de tomar alguma decisão e avaliar o processo de tomada de decisão e 7. Habilidades sociais acadêmicas - observar e prestar atenção, reconhecer e elogiar o desempenho do outro e cooperar. Resultados: a pesquisa realizada constata que o desenvolvimento de habilidades sociais favorece o desenvolvimento infantil, tornando-o mais saudável, visto que, está relacionado com uma melhor qualidade de vida, podendo auxiliar nos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais da criança. É um assunto de extrema importância, que tende a beneficiar tanto a criança quanto às pessoas com quem ela interage, podendo ser estudado por diferentes profissionais e áreas, como por exemplo psicólogos e educadores [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-31T21:44:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-31T21:44:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6877 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/1/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/2/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/3/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9eb69d27d62ab8b763612da993e4b528 4e782d23041bb6a7ade3c34da9b2e1fc 31dc41e80303ae9b27fc5fe9e58e8cb3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308868963434496 |