Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carolina Mestriner
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6877
Resumo: Comportamentos, comunicação, formas de se relacionar e de se portar são alguns aspectos envolvidos pelas habilidades sociais. O desenvolvimento das habilidades sociais na infância é de extrema importância não só para a fase em que a criança se encontra, mas também para o seu desenvolvimento posterior. Este trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Como objetivos específicos propõe-se caracterizar desenvolvimento infantil saudável com foco nos aspectos relacionais e emocionais; caracterizar habilidades sociais e identificar habilidades sociais relevantes no contexto infantil. Definiu-se trabalhar com uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo e utilizar a série brasileira "Meu Amigãozão" como fonte. A série mostra situações do cotidiano de três crianças de seis anos que possuem amigos imaginários, no decorrer dos episódios, esses amigos ajudam as crianças a refletirem suas escolhas bem como mudar alguns de seus comportamentos. Como instrumento, o trabalho utilizará tabela para descrição e categorização das cenas, tendo como referencial de análise a análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto e a estratégia de emparelhamento. As categorias criadas e suas respectivas unidades de análise foram: 1. Autocontrole e expressividade emocional - reconhecimento das emoções e controle de ansiedade, 2. Civilidade - seguimento de instruções e uso de palavras mágicas, 3. Empatia - saber compartilhar e respeitar o próximo, 4. Assertividade - expressar desagrado e perceber que não concorda com tudo, 5. Fazer amizades - se apresentar, responder as perguntas feitas, dar continuidade aos assuntos, sugerir atividades e elogiar, 6. Solução de problemas interpessoais - se acalmar diante do problema, pensar antes de tomar alguma decisão e avaliar o processo de tomada de decisão e 7. Habilidades sociais acadêmicas - observar e prestar atenção, reconhecer e elogiar o desempenho do outro e cooperar. Resultados: a pesquisa realizada constata que o desenvolvimento de habilidades sociais favorece o desenvolvimento infantil, tornando-o mais saudável, visto que, está relacionado com uma melhor qualidade de vida, podendo auxiliar nos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais da criança. É um assunto de extrema importância, que tende a beneficiar tanto a criança quanto às pessoas com quem ela interage, podendo ser estudado por diferentes profissionais e áreas, como por exemplo psicólogos e educadores [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_be40563e6043b3f750d319601e488a0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6877
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pereira, Carolina MestrinerBraun, Karen Cristina RechLhullier, CristinaGodoy, Rossane Frizzo de2021-03-31T21:44:45Z2021-03-31T21:44:45Z2020-12-182020-12-03https://repositorio.ucs.br/11338/6877Comportamentos, comunicação, formas de se relacionar e de se portar são alguns aspectos envolvidos pelas habilidades sociais. O desenvolvimento das habilidades sociais na infância é de extrema importância não só para a fase em que a criança se encontra, mas também para o seu desenvolvimento posterior. Este trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Como objetivos específicos propõe-se caracterizar desenvolvimento infantil saudável com foco nos aspectos relacionais e emocionais; caracterizar habilidades sociais e identificar habilidades sociais relevantes no contexto infantil. Definiu-se trabalhar com uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo e utilizar a série brasileira "Meu Amigãozão" como fonte. A série mostra situações do cotidiano de três crianças de seis anos que possuem amigos imaginários, no decorrer dos episódios, esses amigos ajudam as crianças a refletirem suas escolhas bem como mudar alguns de seus comportamentos. Como instrumento, o trabalho utilizará tabela para descrição e categorização das cenas, tendo como referencial de análise a análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto e a estratégia de emparelhamento. As categorias criadas e suas respectivas unidades de análise foram: 1. Autocontrole e expressividade emocional - reconhecimento das emoções e controle de ansiedade, 2. Civilidade - seguimento de instruções e uso de palavras mágicas, 3. Empatia - saber compartilhar e respeitar o próximo, 4. Assertividade - expressar desagrado e perceber que não concorda com tudo, 5. Fazer amizades - se apresentar, responder as perguntas feitas, dar continuidade aos assuntos, sugerir atividades e elogiar, 6. Solução de problemas interpessoais - se acalmar diante do problema, pensar antes de tomar alguma decisão e avaliar o processo de tomada de decisão e 7. Habilidades sociais acadêmicas - observar e prestar atenção, reconhecer e elogiar o desempenho do outro e cooperar. Resultados: a pesquisa realizada constata que o desenvolvimento de habilidades sociais favorece o desenvolvimento infantil, tornando-o mais saudável, visto que, está relacionado com uma melhor qualidade de vida, podendo auxiliar nos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais da criança. É um assunto de extrema importância, que tende a beneficiar tanto a criança quanto às pessoas com quem ela interage, podendo ser estudado por diferentes profissionais e áreas, como por exemplo psicólogos e educadores [resumo fornecido pelo autor].Crianças - DesenvolvimentoHabilidades sociais em criançasPsicologia infantilPossíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-17ORIGINALTCC Carolina Mestriner Pereira.pdfTCC Carolina Mestriner Pereira.pdfapplication/pdf280762https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/1/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf9eb69d27d62ab8b763612da993e4b528MD51TEXTTCC Carolina Mestriner Pereira.pdf.txtTCC Carolina Mestriner Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain76912https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/2/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf.txt4e782d23041bb6a7ade3c34da9b2e1fcMD52THUMBNAILTCC Carolina Mestriner Pereira.pdf.jpgTCC Carolina Mestriner Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/3/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf.jpg31dc41e80303ae9b27fc5fe9e58e8cb3MD5311338/68772021-05-07 14:13:33.491oai:repositorio.ucs.br:11338/6877Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:13:33Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil
title Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil
spellingShingle Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil
Pereira, Carolina Mestriner
Crianças - Desenvolvimento
Habilidades sociais em crianças
Psicologia infantil
title_short Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil
title_full Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil
title_fullStr Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil
title_full_unstemmed Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil
title_sort Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil
author Pereira, Carolina Mestriner
author_facet Pereira, Carolina Mestriner
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Braun, Karen Cristina Rech
Lhullier, Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carolina Mestriner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godoy, Rossane Frizzo de
contributor_str_mv Godoy, Rossane Frizzo de
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Desenvolvimento
Habilidades sociais em crianças
Psicologia infantil
topic Crianças - Desenvolvimento
Habilidades sociais em crianças
Psicologia infantil
description Comportamentos, comunicação, formas de se relacionar e de se portar são alguns aspectos envolvidos pelas habilidades sociais. O desenvolvimento das habilidades sociais na infância é de extrema importância não só para a fase em que a criança se encontra, mas também para o seu desenvolvimento posterior. Este trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Como objetivos específicos propõe-se caracterizar desenvolvimento infantil saudável com foco nos aspectos relacionais e emocionais; caracterizar habilidades sociais e identificar habilidades sociais relevantes no contexto infantil. Definiu-se trabalhar com uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo e utilizar a série brasileira "Meu Amigãozão" como fonte. A série mostra situações do cotidiano de três crianças de seis anos que possuem amigos imaginários, no decorrer dos episódios, esses amigos ajudam as crianças a refletirem suas escolhas bem como mudar alguns de seus comportamentos. Como instrumento, o trabalho utilizará tabela para descrição e categorização das cenas, tendo como referencial de análise a análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto e a estratégia de emparelhamento. As categorias criadas e suas respectivas unidades de análise foram: 1. Autocontrole e expressividade emocional - reconhecimento das emoções e controle de ansiedade, 2. Civilidade - seguimento de instruções e uso de palavras mágicas, 3. Empatia - saber compartilhar e respeitar o próximo, 4. Assertividade - expressar desagrado e perceber que não concorda com tudo, 5. Fazer amizades - se apresentar, responder as perguntas feitas, dar continuidade aos assuntos, sugerir atividades e elogiar, 6. Solução de problemas interpessoais - se acalmar diante do problema, pensar antes de tomar alguma decisão e avaliar o processo de tomada de decisão e 7. Habilidades sociais acadêmicas - observar e prestar atenção, reconhecer e elogiar o desempenho do outro e cooperar. Resultados: a pesquisa realizada constata que o desenvolvimento de habilidades sociais favorece o desenvolvimento infantil, tornando-o mais saudável, visto que, está relacionado com uma melhor qualidade de vida, podendo auxiliar nos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais da criança. É um assunto de extrema importância, que tende a beneficiar tanto a criança quanto às pessoas com quem ela interage, podendo ser estudado por diferentes profissionais e áreas, como por exemplo psicólogos e educadores [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-31T21:44:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-31T21:44:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6877
url https://repositorio.ucs.br/11338/6877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/1/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/2/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6877/3/TCC%20Carolina%20Mestriner%20Pereira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9eb69d27d62ab8b763612da993e4b528
4e782d23041bb6a7ade3c34da9b2e1fc
31dc41e80303ae9b27fc5fe9e58e8cb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308868963434496