Antecedentes da retenção de funcionários em empresas prestadoras de serviços contábeis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10096 |
Resumo: | Com a expansão do setor de serviços nas últimas décadas e o consequente aumento de competividade, as empresas viram-se ainda mais dependentes do capital humano para enfrentar as mudanças. O desenvolvimento dos recursos humanos se mostra essencial visto que os funcionários estão fortemente relacionados ao serviço entregue e aos consumidores. Portanto, reter funcionários experientes se torna necessário para oferecer serviços de qualidade e assim, se destacar em mercados competitivos. A partir disso, este estudo teve como objetivo analisar a influência do engajamento, do empoderamento e da satisfação na retenção dos funcionários em empresas prestadoras de serviços contábeis. Para implementar o estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de uma survey e os dados foram analisados por meio de estatísticas multivariadas, incluindo a técnica na MEE - Modelagem de Equações Estruturais, a fim de testar as hipóteses de pesquisa e validar o modelo teórico proposto. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários de autopreenchimento disponibilizados por meio eletrônico. A amostra compreendeu 198 funcionários de escritórios contábeis brasileiros. O estudo revelou que o engajamento e o empoderamento impactam na satisfação dos funcionários, que por sua vez, impacta na retenção dos funcionários. No entanto, não se constatou efeitos diretos do engajamento e empoderamento sobre a retenção de funcionários, apenas quando mediado pela satisfação. A partir dos achados deste estudo, contribui-se para uma melhor compreensão dos antecedentes da retenção de funcionários. Além disso, se evidencia a importância dos funcionários se sentirem satisfeitos com as estratégias de engajamento e empoderamento para que haja reflexos na retenção de funcionários. [resumo fornecido pelo autor] |
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Pioner, AneliseGonçalves, Roberto BirchQuintana, Alexandre CostaMotta, Marta Elisete Ventura daEckert, Alex2022-06-02T19:07:26Z2022-06-02T19:07:26Z2022-05-252022-04-12https://repositorio.ucs.br/11338/10096Com a expansão do setor de serviços nas últimas décadas e o consequente aumento de competividade, as empresas viram-se ainda mais dependentes do capital humano para enfrentar as mudanças. O desenvolvimento dos recursos humanos se mostra essencial visto que os funcionários estão fortemente relacionados ao serviço entregue e aos consumidores. Portanto, reter funcionários experientes se torna necessário para oferecer serviços de qualidade e assim, se destacar em mercados competitivos. A partir disso, este estudo teve como objetivo analisar a influência do engajamento, do empoderamento e da satisfação na retenção dos funcionários em empresas prestadoras de serviços contábeis. Para implementar o estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de uma survey e os dados foram analisados por meio de estatísticas multivariadas, incluindo a técnica na MEE - Modelagem de Equações Estruturais, a fim de testar as hipóteses de pesquisa e validar o modelo teórico proposto. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários de autopreenchimento disponibilizados por meio eletrônico. A amostra compreendeu 198 funcionários de escritórios contábeis brasileiros. O estudo revelou que o engajamento e o empoderamento impactam na satisfação dos funcionários, que por sua vez, impacta na retenção dos funcionários. No entanto, não se constatou efeitos diretos do engajamento e empoderamento sobre a retenção de funcionários, apenas quando mediado pela satisfação. A partir dos achados deste estudo, contribui-se para uma melhor compreensão dos antecedentes da retenção de funcionários. Além disso, se evidencia a importância dos funcionários se sentirem satisfeitos com as estratégias de engajamento e empoderamento para que haja reflexos na retenção de funcionários. [resumo fornecido pelo autor]With the expansion of the service sector in recent decades and the consequent increase in competitiveness, companies found themselves even more dependent on human capital to face changes. The human resources development is essential since employees are strongly related to the service delivered and to consumers. Therefore, retaining experienced employees becomes necessary to offer quality services and thus stand out in competitive markets. This study aimed to analyze the influence of engagement, empowerment, and satisfaction on employee retention in accounting service providers. To implement the study, quantitative research was carried out, through the application of a survey, and the data were analyzed using multivariate statistics, including the technique in MEE - Structural Equation Modeling, to test the research hypotheses and validate the proposed theoretical model. Data collection took place through self-completion questionnaires made available electronically. The sample comprised 198 employees of Brazilian accounting offices. The study revealed that engagement and empowerment impact employee satisfaction, which impacts employee retention. However, there were no direct effects of engagement and empowerment on employee retention, only when mediated by satisfaction. In addition, it is evident the importance of employees feeling satisfied with the engagement and empowerment strategies so that there are reflections on employee retention. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporAdministração de pessoalRecursos humanosSatisfação no trabalhoMotivação no trabalhoPersonnel managementHuman resourcesJob satisfactionEmployee motivationAntecedentes da retenção de funcionários em empresas prestadoras de serviços contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0986690507072351Pioner, AneliseMestrado Acadêmico em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTDissertação Anelise Pioner.pdf.txtDissertação Anelise Pioner.pdf.txtExtracted texttext/plain274840https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10096/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Anelise%20Pioner.pdf.txt050953de8b3b93265fe2d194b5f465e7MD52THUMBNAILDissertação Anelise Pioner.pdf.jpgDissertação Anelise Pioner.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10096/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Anelise%20Pioner.pdf.jpg8906ae54942f80634afb09e9e79614bcMD53ORIGINALDissertação Anelise Pioner.pdfDissertação Anelise Pioner.pdfapplication/pdf786308https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10096/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Anelise%20Pioner.pdf2872efff4feb30d5cd7787b2f2f43749MD5111338/100962022-11-07 13:00:32.983oai:repositorio.ucs.br:11338/10096Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:10.555465Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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