Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jorge Paulo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9860
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de identificar de que forma ocorreram as aulas do ensino fundamental de educação física em uma escola particular de Caxias do Sul, durante o período pandêmico. Além disso, os objetivos específicos visaram verificar as dificuldades no âmbito pessoal e profissional dos professores, compreender as aulas ministradas e conhecer os recursos materiais e estruturais utilizados durante a pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e transversal. Foi utilizada como instrumento para coleta de informações, uma entrevista semiestruturada com três professores da rede particular de ensino do município de Caxias do Sul. Os principais resultados em relação às dificuldades por parte de professores em ministrar as aulas foram, adaptações, infraestrutura e materiais bem como a dificuldade em trabalhar com equipamentos tecnológicos. Com relação à influência da tecnologia para cada professor, os principais resultados foram a preparação tecnológica fornecida pela escola, apoio do setor de TI, equipamentos fornecidos para o andamento da aula. Assim os principais resultados sobre a transformação que ocorreu com cada professor se resumiram em superação e criatividade. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_c194339fa079a11a813d9e8e162c6ccc
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9860
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Alves, Jorge PauloRech, RicardoBonone, Carlos Gabriel Gallina2022-04-18T16:45:41Z2022-04-18T16:45:41Z2021-12-182021-12-04https://repositorio.ucs.br/11338/9860O objetivo deste estudo foi o de identificar de que forma ocorreram as aulas do ensino fundamental de educação física em uma escola particular de Caxias do Sul, durante o período pandêmico. Além disso, os objetivos específicos visaram verificar as dificuldades no âmbito pessoal e profissional dos professores, compreender as aulas ministradas e conhecer os recursos materiais e estruturais utilizados durante a pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e transversal. Foi utilizada como instrumento para coleta de informações, uma entrevista semiestruturada com três professores da rede particular de ensino do município de Caxias do Sul. Os principais resultados em relação às dificuldades por parte de professores em ministrar as aulas foram, adaptações, infraestrutura e materiais bem como a dificuldade em trabalhar com equipamentos tecnológicos. Com relação à influência da tecnologia para cada professor, os principais resultados foram a preparação tecnológica fornecida pela escola, apoio do setor de TI, equipamentos fornecidos para o andamento da aula. Assim os principais resultados sobre a transformação que ocorreu com cada professor se resumiram em superação e criatividade. [resumo fornecido pelo autor]The aim of this study was to identify how physical education elementary school classes occurred, a case study in a pandemic period in a private school in Caxias do Sul., understand the classes taught and know the material and structural resources. This study is a qualitative, descriptive, and cross-sectional study. A semi-structured interview with 3 teachers from the private school system in the city of Caxias do Sul was used as an instrument for collecting information. such as the difficulty in working with technological equipment. Regarding the influence of technology for each teacher, the main results were, technological preparation provided by the school, support from the IT sector, equipment provided for the progress of the class. Thus, the main results on the transformation that occurred with each teacher summed up in resilience and creativity. [resumo fornecido pelo autor]Educação físicaProfessores de educação físicaPandemiasAtuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Educação FísicaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-17ORIGINALTCC Jorge Paulo Alves.pdfTCC Jorge Paulo Alves.pdfapplication/pdf281742https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/1/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf9d6f1594834b756623ef5f138aae152aMD51TEXTTCC Jorge Paulo Alves.pdf.txtTCC Jorge Paulo Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain37790https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/2/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf.txt6a440cb8a387d4a4a3e0737b1a7a07bdMD52THUMBNAILTCC Jorge Paulo Alves.pdf.jpgTCC Jorge Paulo Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/3/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf.jpg5220ae64795de9d841debed9b509667dMD5311338/98602022-10-18 18:02:39.745oai:repositorio.ucs.br:11338/9860Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:02:39Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico
title Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico
spellingShingle Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico
Alves, Jorge Paulo
Educação física
Professores de educação física
Pandemias
title_short Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico
title_full Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico
title_fullStr Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico
title_full_unstemmed Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico
title_sort Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico
author Alves, Jorge Paulo
author_facet Alves, Jorge Paulo
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Rech, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Jorge Paulo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonone, Carlos Gabriel Gallina
contributor_str_mv Bonone, Carlos Gabriel Gallina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Professores de educação física
Pandemias
topic Educação física
Professores de educação física
Pandemias
description O objetivo deste estudo foi o de identificar de que forma ocorreram as aulas do ensino fundamental de educação física em uma escola particular de Caxias do Sul, durante o período pandêmico. Além disso, os objetivos específicos visaram verificar as dificuldades no âmbito pessoal e profissional dos professores, compreender as aulas ministradas e conhecer os recursos materiais e estruturais utilizados durante a pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e transversal. Foi utilizada como instrumento para coleta de informações, uma entrevista semiestruturada com três professores da rede particular de ensino do município de Caxias do Sul. Os principais resultados em relação às dificuldades por parte de professores em ministrar as aulas foram, adaptações, infraestrutura e materiais bem como a dificuldade em trabalhar com equipamentos tecnológicos. Com relação à influência da tecnologia para cada professor, os principais resultados foram a preparação tecnológica fornecida pela escola, apoio do setor de TI, equipamentos fornecidos para o andamento da aula. Assim os principais resultados sobre a transformação que ocorreu com cada professor se resumiram em superação e criatividade. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-18T16:45:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-18T16:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9860
url https://repositorio.ucs.br/11338/9860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/1/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/2/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/3/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d6f1594834b756623ef5f138aae152a
6a440cb8a387d4a4a3e0737b1a7a07bd
5220ae64795de9d841debed9b509667d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308893225385984