Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mateus Palhano da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9863
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi identificar como ocorreram as aulas de Educação Física de uma escola estadual em Caxias do Sul em período pandêmico, analisando a atuação do professor. Tendo como objetivos específicos compreender os desafios no âmbito pessoal e profissional, identificar as principais dificuldades enfrentadas e analisar as condições de trabalho (recursos materiais e estruturais) das professoras entrevistadas durante a pandemia do Covid-19. Foram analisados os sentimentos, aprendizagens e dificuldades impostas durante este período e a estrutura disponível para as aulas (de espaço físico, formações e equipamentos). Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal. Para a coleta das informações foi utilizada como ferramenta uma entrevista semiestruturada, com duas professoras da mesma escola estadual de Caxias do Sul. Entre os principais resultados encontrados durante o estudo apresentou-se a baixa devolutiva dos alunos perante as atividades online por acharem outras disciplinas mais importantes, a boa colaboração das famílias das participantes nos momentos de ministrar as aulas síncronas, a necessidade de adaptações no ambiente de casa para a realização das aulas, as formações ofertadas que foram em boa quantidade e qualidade para aprender a trabalhar com as ferramentas de ensino remoto e a necessidade de adequações dos aparelhos e serviços para um melhor suporte durante as aulas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_72eda3aa8e9725ef9c241f01e797d99a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9863
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Silva, Mateus Palhano daRech, Ricardo RodrigoBonone, Carlos Grabriel Gallina2022-04-18T19:01:34Z2022-04-18T19:01:34Z2021-12-182021-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/9863O objetivo do presente trabalho foi identificar como ocorreram as aulas de Educação Física de uma escola estadual em Caxias do Sul em período pandêmico, analisando a atuação do professor. Tendo como objetivos específicos compreender os desafios no âmbito pessoal e profissional, identificar as principais dificuldades enfrentadas e analisar as condições de trabalho (recursos materiais e estruturais) das professoras entrevistadas durante a pandemia do Covid-19. Foram analisados os sentimentos, aprendizagens e dificuldades impostas durante este período e a estrutura disponível para as aulas (de espaço físico, formações e equipamentos). Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal. Para a coleta das informações foi utilizada como ferramenta uma entrevista semiestruturada, com duas professoras da mesma escola estadual de Caxias do Sul. Entre os principais resultados encontrados durante o estudo apresentou-se a baixa devolutiva dos alunos perante as atividades online por acharem outras disciplinas mais importantes, a boa colaboração das famílias das participantes nos momentos de ministrar as aulas síncronas, a necessidade de adaptações no ambiente de casa para a realização das aulas, as formações ofertadas que foram em boa quantidade e qualidade para aprender a trabalhar com as ferramentas de ensino remoto e a necessidade de adequações dos aparelhos e serviços para um melhor suporte durante as aulas. [resumo fornecido pelo autor]The aim of this study was to identify how Physical Education classes in a state school in Caxias do Sul took place during a pandemic period, analyzing the teacher's performance. Having as specific objectives to understand the challenges in the personal and professional scope, to identify the main difficulties faced and to analyze the working conditions (material and structural resources) of the teachers interviewed during the Covid-19 pandemic. Feelings, learning and difficulties imposed during this period and the structure available for classes (physical space, training and equipment) were analyzed. This study is a qualitative, descriptive and transversal research. A semi-structured interview was used as a tool to collect the information, with two teachers from the same state school in Caxias do Sul. Among the main results found during the study, the low return of students to online activities because they found other subjects more important, the good collaboration of the families of the participants when teaching synchronous classes, the need for adaptations in the home environment to carry out the classes, the training offered in good quantity and quality to learn to work with the teaching tools remote and the need to adapt devices and services for better support during classes. [resumo fornecido pelo autor]Educação físicaProfessores de educação físicaPandemiasEstudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Educação FísicaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Mateus Palhano da Silva.pdfTCC Mateus Palhano da Silva.pdfapplication/pdf269887https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/1/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdffae32f85cbbd6d477dc91a08f7256436MD51TEXTTCC Mateus Palhano da Silva.pdf.txtTCC Mateus Palhano da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain40883https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/2/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdf.txtb2704499ce6645544bf524f2c1c7d1ceMD52THUMBNAILTCC Mateus Palhano da Silva.pdf.jpgTCC Mateus Palhano da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/3/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdf.jpg1032b0fb8902ade1e84d6ab1634d6ff6MD5311338/98632022-10-18 18:02:40.616oai:repositorio.ucs.br:11338/9863Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:02:40Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia
title Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia
spellingShingle Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia
Silva, Mateus Palhano da
Educação física
Professores de educação física
Pandemias
title_short Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia
title_full Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia
title_fullStr Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia
title_full_unstemmed Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia
title_sort Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia
author Silva, Mateus Palhano da
author_facet Silva, Mateus Palhano da
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Rech, Ricardo Rodrigo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mateus Palhano da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonone, Carlos Grabriel Gallina
contributor_str_mv Bonone, Carlos Grabriel Gallina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Professores de educação física
Pandemias
topic Educação física
Professores de educação física
Pandemias
description O objetivo do presente trabalho foi identificar como ocorreram as aulas de Educação Física de uma escola estadual em Caxias do Sul em período pandêmico, analisando a atuação do professor. Tendo como objetivos específicos compreender os desafios no âmbito pessoal e profissional, identificar as principais dificuldades enfrentadas e analisar as condições de trabalho (recursos materiais e estruturais) das professoras entrevistadas durante a pandemia do Covid-19. Foram analisados os sentimentos, aprendizagens e dificuldades impostas durante este período e a estrutura disponível para as aulas (de espaço físico, formações e equipamentos). Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal. Para a coleta das informações foi utilizada como ferramenta uma entrevista semiestruturada, com duas professoras da mesma escola estadual de Caxias do Sul. Entre os principais resultados encontrados durante o estudo apresentou-se a baixa devolutiva dos alunos perante as atividades online por acharem outras disciplinas mais importantes, a boa colaboração das famílias das participantes nos momentos de ministrar as aulas síncronas, a necessidade de adaptações no ambiente de casa para a realização das aulas, as formações ofertadas que foram em boa quantidade e qualidade para aprender a trabalhar com as ferramentas de ensino remoto e a necessidade de adequações dos aparelhos e serviços para um melhor suporte durante as aulas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-18T19:01:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-18T19:01:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9863
url https://repositorio.ucs.br/11338/9863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/1/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/2/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/3/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fae32f85cbbd6d477dc91a08f7256436
b2704499ce6645544bf524f2c1c7d1ce
1032b0fb8902ade1e84d6ab1634d6ff6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308898799616000