Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9860 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi o de identificar de que forma ocorreram as aulas do ensino fundamental de educação física em uma escola particular de Caxias do Sul, durante o período pandêmico. Além disso, os objetivos específicos visaram verificar as dificuldades no âmbito pessoal e profissional dos professores, compreender as aulas ministradas e conhecer os recursos materiais e estruturais utilizados durante a pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e transversal. Foi utilizada como instrumento para coleta de informações, uma entrevista semiestruturada com três professores da rede particular de ensino do município de Caxias do Sul. Os principais resultados em relação às dificuldades por parte de professores em ministrar as aulas foram, adaptações, infraestrutura e materiais bem como a dificuldade em trabalhar com equipamentos tecnológicos. Com relação à influência da tecnologia para cada professor, os principais resultados foram a preparação tecnológica fornecida pela escola, apoio do setor de TI, equipamentos fornecidos para o andamento da aula. Assim os principais resultados sobre a transformação que ocorreu com cada professor se resumiram em superação e criatividade. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_c194339fa079a11a813d9e8e162c6ccc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9860 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Jorge PauloRech, RicardoBonone, Carlos Gabriel Gallina2022-04-18T16:45:41Z2022-04-18T16:45:41Z2021-12-182021-12-04https://repositorio.ucs.br/11338/9860O objetivo deste estudo foi o de identificar de que forma ocorreram as aulas do ensino fundamental de educação física em uma escola particular de Caxias do Sul, durante o período pandêmico. Além disso, os objetivos específicos visaram verificar as dificuldades no âmbito pessoal e profissional dos professores, compreender as aulas ministradas e conhecer os recursos materiais e estruturais utilizados durante a pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e transversal. Foi utilizada como instrumento para coleta de informações, uma entrevista semiestruturada com três professores da rede particular de ensino do município de Caxias do Sul. Os principais resultados em relação às dificuldades por parte de professores em ministrar as aulas foram, adaptações, infraestrutura e materiais bem como a dificuldade em trabalhar com equipamentos tecnológicos. Com relação à influência da tecnologia para cada professor, os principais resultados foram a preparação tecnológica fornecida pela escola, apoio do setor de TI, equipamentos fornecidos para o andamento da aula. Assim os principais resultados sobre a transformação que ocorreu com cada professor se resumiram em superação e criatividade. [resumo fornecido pelo autor]The aim of this study was to identify how physical education elementary school classes occurred, a case study in a pandemic period in a private school in Caxias do Sul., understand the classes taught and know the material and structural resources. This study is a qualitative, descriptive, and cross-sectional study. A semi-structured interview with 3 teachers from the private school system in the city of Caxias do Sul was used as an instrument for collecting information. such as the difficulty in working with technological equipment. Regarding the influence of technology for each teacher, the main results were, technological preparation provided by the school, support from the IT sector, equipment provided for the progress of the class. Thus, the main results on the transformation that occurred with each teacher summed up in resilience and creativity. [resumo fornecido pelo autor]Educação físicaProfessores de educação físicaPandemiasAtuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Educação FísicaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-17ORIGINALTCC Jorge Paulo Alves.pdfTCC Jorge Paulo Alves.pdfapplication/pdf281742https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/1/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf9d6f1594834b756623ef5f138aae152aMD51TEXTTCC Jorge Paulo Alves.pdf.txtTCC Jorge Paulo Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain37790https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/2/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf.txt6a440cb8a387d4a4a3e0737b1a7a07bdMD52THUMBNAILTCC Jorge Paulo Alves.pdf.jpgTCC Jorge Paulo Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/3/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf.jpg5220ae64795de9d841debed9b509667dMD5311338/98602022-10-18 18:02:39.745oai:repositorio.ucs.br:11338/9860Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:02:39Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico |
title |
Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico |
spellingShingle |
Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico Alves, Jorge Paulo Educação física Professores de educação física Pandemias |
title_short |
Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico |
title_full |
Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico |
title_fullStr |
Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico |
title_full_unstemmed |
Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico |
title_sort |
Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico |
author |
Alves, Jorge Paulo |
author_facet |
Alves, Jorge Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Rech, Ricardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Jorge Paulo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bonone, Carlos Gabriel Gallina |
contributor_str_mv |
Bonone, Carlos Gabriel Gallina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Professores de educação física Pandemias |
topic |
Educação física Professores de educação física Pandemias |
description |
O objetivo deste estudo foi o de identificar de que forma ocorreram as aulas do ensino fundamental de educação física em uma escola particular de Caxias do Sul, durante o período pandêmico. Além disso, os objetivos específicos visaram verificar as dificuldades no âmbito pessoal e profissional dos professores, compreender as aulas ministradas e conhecer os recursos materiais e estruturais utilizados durante a pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e transversal. Foi utilizada como instrumento para coleta de informações, uma entrevista semiestruturada com três professores da rede particular de ensino do município de Caxias do Sul. Os principais resultados em relação às dificuldades por parte de professores em ministrar as aulas foram, adaptações, infraestrutura e materiais bem como a dificuldade em trabalhar com equipamentos tecnológicos. Com relação à influência da tecnologia para cada professor, os principais resultados foram a preparação tecnológica fornecida pela escola, apoio do setor de TI, equipamentos fornecidos para o andamento da aula. Assim os principais resultados sobre a transformação que ocorreu com cada professor se resumiram em superação e criatividade. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-12-04 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-18T16:45:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-18T16:45:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9860 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/1/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/2/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9860/3/TCC%20Jorge%20Paulo%20Alves.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d6f1594834b756623ef5f138aae152a 6a440cb8a387d4a4a3e0737b1a7a07bd 5220ae64795de9d841debed9b509667d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308893225385984 |