Pão e vinho no contexto de estudo do reino Fungi : uma unidade de ensino potencialmente significativa e interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4184 |
Resumo: | Neste trabalho, apresenta-se o estudo de uma abordagem dos temas reino Fungi e fermentação com enfoque nos processos de produção de pão e vinho, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, no componente curricular de Biologia. Tal abordagem foi proposta em uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) e interdisciplinar, que é também objeto desta pesquisa. Fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e nas concepções de Moreira, a UEPS prevê a utilização dos “momentos interdisciplinares” de Batista e Salvi, como forma de relacionar, articular e integrar os conhecimentos disciplinares no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação científica, na qual o educando adquira competências para interpretar a complexidade do mundo atual. O tempo utilizado para o desenvolvimento da aplicação foi de 18 horas-aula de 50 minutos, perfazendo um total de 900 minutos. As atividades que compõem esta unidade de ensino interdisciplinar ocorreram entre Biologia, Química, História, Ensino Religioso e Arte e foram planejadas de forma a apresentar complexidade crescente, buscando favorecer a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa. O principal objetivo deste trabalho é verificar, então, potenciais ocorrências de aprendizagem significativa, pela compreensão dos temas que constituem os conteúdos. Esta investigação é qualitativa e, dos pontos de vista da sua natureza e dos seus objetivos, é aplicada e exploratória. A avaliação se deu por meio de produção e comparação entre mapas conceituais iniciais e finais, produzidos pelos estudantes e analisados à luz de Trindade e Hartwig e Novak e Cañas. Outros instrumentos também foram utilizados como coleta de dados a fim de verificar a ocorrência da aprendizagem significativa, como: produções textuais na forma de relatórios, cartazes e jornais, avaliação final individual e dramatização. Os resultados apontaram que a metodologia adotada é um método de ensino com potencial para promover a aprendizagem significativa sobre os temas reino Fungi e fermentação alcoólica e, também, para contribuir com novas formas de ensinar e de aprender. |
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Rizzon, Mariluza ZuccoCunha, Gladis Franck daRochefort Neto, Odoaldo IvoMissell, Valquíria Villas Boas Gomes2018-12-05T11:14:03Z2018-12-05T11:14:03Z2018-12-052018-11-12https://repositorio.ucs.br/11338/4184Neste trabalho, apresenta-se o estudo de uma abordagem dos temas reino Fungi e fermentação com enfoque nos processos de produção de pão e vinho, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, no componente curricular de Biologia. Tal abordagem foi proposta em uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) e interdisciplinar, que é também objeto desta pesquisa. Fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e nas concepções de Moreira, a UEPS prevê a utilização dos “momentos interdisciplinares” de Batista e Salvi, como forma de relacionar, articular e integrar os conhecimentos disciplinares no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação científica, na qual o educando adquira competências para interpretar a complexidade do mundo atual. O tempo utilizado para o desenvolvimento da aplicação foi de 18 horas-aula de 50 minutos, perfazendo um total de 900 minutos. As atividades que compõem esta unidade de ensino interdisciplinar ocorreram entre Biologia, Química, História, Ensino Religioso e Arte e foram planejadas de forma a apresentar complexidade crescente, buscando favorecer a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa. O principal objetivo deste trabalho é verificar, então, potenciais ocorrências de aprendizagem significativa, pela compreensão dos temas que constituem os conteúdos. Esta investigação é qualitativa e, dos pontos de vista da sua natureza e dos seus objetivos, é aplicada e exploratória. A avaliação se deu por meio de produção e comparação entre mapas conceituais iniciais e finais, produzidos pelos estudantes e analisados à luz de Trindade e Hartwig e Novak e Cañas. Outros instrumentos também foram utilizados como coleta de dados a fim de verificar a ocorrência da aprendizagem significativa, como: produções textuais na forma de relatórios, cartazes e jornais, avaliação final individual e dramatização. Os resultados apontaram que a metodologia adotada é um método de ensino com potencial para promover a aprendizagem significativa sobre os temas reino Fungi e fermentação alcoólica e, também, para contribuir com novas formas de ensinar e de aprender.In this work, the approach of the fungi kingdom and fermentation themes, with emphasis on the production of bread and wine, foresees the use of Batista and Salvi's "interdisciplinary moments" as a way of relating, articulating and integrating disciplinary knowledge in the teaching-learning process, promoting a scientific education, in which the learner acquires competences to interpret the complexity of the current world. This approach was carried out through the elaboration, application and evaluation of a potentially meaningful teaching unit (PMTU) and interdisciplinary, based on Moreira and based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TML), whose main objective was to verify the potential occurrence of meaningful learning, to understand the mentioned themes. The research approach developed is qualitative, and from the point of view of its nature, research is applied and from the point of view of its objectives the research is exploratory. This PMTU was intended to be applied to the second year of high school, in the curricular component of Biology. The time taken for the development of the PMTU was of 18 hours of class, 50 minutes each, for a total of 900 minutes. The activities that comprise this interdisciplinary teaching unit occurred between Biology, Chemistry, History, Religious Education and Art and were planned in terms of increasing complexity seeking to favor progressive differentiation and integrative reconciliation. The evaluation was by means of production and comparison between initial and final conceptual maps, analyzed with reference to Trindade and Hartwig and Novak and Cañas. Other evaluation tools were also used to verify the occurrence of meaningful learning, such as: textual productions in the form of reports, posters and newspapers, individual final evaluation and dramatization. The results showed that the methodology adopted is a teaching method with potential to promote meaningful learning on the themes fungi kingdom and alcoholic fermentation and, also, to contribute with new ways of teaching and learning.AprendizagemAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoFungosBebidas fermentadasInterdisciplinary approach in educationLearningFungiBrewingPão e vinho no contexto de estudo do reino Fungi : uma unidade de ensino potencialmente significativa e interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3033286521278909RIZZON, M. 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Neste trabalho, apresenta-se o estudo de uma abordagem dos temas reino Fungi e fermentação com enfoque nos processos de produção de pão e vinho, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, no componente curricular de Biologia. Tal abordagem foi proposta em uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) e interdisciplinar, que é também objeto desta pesquisa. Fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e nas concepções de Moreira, a UEPS prevê a utilização dos “momentos interdisciplinares” de Batista e Salvi, como forma de relacionar, articular e integrar os conhecimentos disciplinares no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação científica, na qual o educando adquira competências para interpretar a complexidade do mundo atual. O tempo utilizado para o desenvolvimento da aplicação foi de 18 horas-aula de 50 minutos, perfazendo um total de 900 minutos. As atividades que compõem esta unidade de ensino interdisciplinar ocorreram entre Biologia, Química, História, Ensino Religioso e Arte e foram planejadas de forma a apresentar complexidade crescente, buscando favorecer a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa. O principal objetivo deste trabalho é verificar, então, potenciais ocorrências de aprendizagem significativa, pela compreensão dos temas que constituem os conteúdos. Esta investigação é qualitativa e, dos pontos de vista da sua natureza e dos seus objetivos, é aplicada e exploratória. A avaliação se deu por meio de produção e comparação entre mapas conceituais iniciais e finais, produzidos pelos estudantes e analisados à luz de Trindade e Hartwig e Novak e Cañas. Outros instrumentos também foram utilizados como coleta de dados a fim de verificar a ocorrência da aprendizagem significativa, como: produções textuais na forma de relatórios, cartazes e jornais, avaliação final individual e dramatização. Os resultados apontaram que a metodologia adotada é um método de ensino com potencial para promover a aprendizagem significativa sobre os temas reino Fungi e fermentação alcoólica e, também, para contribuir com novas formas de ensinar e de aprender. |
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