A TV que tem torcida: um estudo sobre o discurso e a afetividade dos sbtistas no mundo da cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Djeison da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5481
Resumo: A televisão é capaz de sensibilizar milhões de pessoas em um só instante, falar com todos ao mesmo tempo, e, todavia, tocar cada um, individualmente. Nessa linha, a televisão, em seu âmbito social, é capaz de formar grupos e comunidades de admiradores. Esta monografia busca compreender e analisar a manifestação, em especial, da comunidade de fãs da emissora Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) que, nas redes sociais, destaca-se por admirar o conteúdo produzido pelo canal. A emissora foi apontada em uma pesquisa da Aba/Top Brands como o canal mais querido e com mais defensores do Brasil. A partir disso, a pesquisa propõe-se compreender a relação dos fãs com a programação da emissora. Utilizando a análise de discurso, esta pesquisa analisa a manifestação social-virtual e afetiva dos fãs nos grupos do Facebook. A análise mostra a influência dos artistas, da emissora e dos números de audiência no discurso ideológico dos membros da comunidade. A interação entre os membros configura uma identidade própria que é explorada nesta pesquisa como a formação neotribal de Maffesoli. Os resultados desta pesquisa comprovam um conceito de organização, identidade e uma afetividade incomum relacionada, predominantemente, à comunicação estratégica do SBT (sic).
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