Jovens e ensino médio em tempo integral: sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articulador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Arlene Aparecida de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/13102
Resumo: Esta tese, construída e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), teve como objeto de investigação o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), política que alterou a carga horária e a organização curricular do Ensino Médio. Assim sendo, o problema de pesquisa que orientou este estudo teve a seguinte formulação: Quais sentidos os estudantes jovens do Ensino Médio em Tempo Integral atribuem ao Macrocomponente Curricular Núcleo Articulador (MCNA)? E, objetivo geral foi compreender os sentidos atribuídos pelos estudantes jovens ao MCNA composto por: Projeto de Vida (PV), Projeto de Pesquisa (PP), Projeto de intervenção (PI) e Estudos Orientados (EO). Os objetivos específicos contemplaram a intenção de: contextualizar as Políticas Públicas Brasileiras do Ensino Médio e a relação com a juventude no tocante das principais reformas e legislações do Ensino Médio; compreender os aspectos que envolvem a concretude dos estudantes jovens que compõem o EMTI, do estudo, ou seja, quem são, como vivem seu cotidiano, seus tempos e espaços de vidas, as relações entre as singularidades de suas vidas com o MCNA; analisar as concepções que fundamentam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em Santa Catarina e os cadernos de sistematização do EMTI a partir dos pressupostos teóricos da relação com o saber; identificar, a partir das narrativas dos estudantes jovens em curso e pertencentes às duas turmas egressas (sujeitos de pesquisa), os sentidos mobilizados por meio da experiência vivida no âmbito do MCNA em seu percurso de vida. O referencial teórico contemplou as produções, dentre outras, de Charlot; Pais; Stecanela e Freire, respectivamente as temáticas da relação com o saber, sociologia do cotidiano, cotidiano juvenil e as pautas dialógicas freireanas. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: a primeira mapeou o estado do conhecimento sobre a contextualização do Ensino Médio até o campo da pesquisa; a segunda contemplou uma análise documental acerca da escola; a terceira fase considerou a realização de dois Grupos Focais e Entrevistas Narrativas totalizando trinta e um jovens; a quarta fase envolveu o processo de impregnação orientado para a Análise Textual Discursiva (ATD), na unitarização das narrativas produzidas pelos sujeitos de pesquisa e categorização do corpus da pesquisa. Acredita-se que a tessitura do MCNA apresenta inúmeras possibilidades nos processos de formação estudantil, pois acolhe as diferentes juventudes, minimizando a exclusão social, propiciando-lhes a conclusão da Educação Básica. Entre os resultados, tem-se a tese de que os sentidos atribuídos pelos estudantes jovens ao MCNA não podem ser compreendidos isoladamente, uma vez que os mesmos vivem e constituem a juventude de acordo com a sua compreensão de si e do mundo, na perspectiva da relação do saber, em grande parte no espaço escolar, e da mediação docente. [resumo fornecido pelo autor]
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Os objetivos específicos contemplaram a intenção de: contextualizar as Políticas Públicas Brasileiras do Ensino Médio e a relação com a juventude no tocante das principais reformas e legislações do Ensino Médio; compreender os aspectos que envolvem a concretude dos estudantes jovens que compõem o EMTI, do estudo, ou seja, quem são, como vivem seu cotidiano, seus tempos e espaços de vidas, as relações entre as singularidades de suas vidas com o MCNA; analisar as concepções que fundamentam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em Santa Catarina e os cadernos de sistematização do EMTI a partir dos pressupostos teóricos da relação com o saber; identificar, a partir das narrativas dos estudantes jovens em curso e pertencentes às duas turmas egressas (sujeitos de pesquisa), os sentidos mobilizados por meio da experiência vivida no âmbito do MCNA em seu percurso de vida. O referencial teórico contemplou as produções, dentre outras, de Charlot; Pais; Stecanela e Freire, respectivamente as temáticas da relação com o saber, sociologia do cotidiano, cotidiano juvenil e as pautas dialógicas freireanas. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: a primeira mapeou o estado do conhecimento sobre a contextualização do Ensino Médio até o campo da pesquisa; a segunda contemplou uma análise documental acerca da escola; a terceira fase considerou a realização de dois Grupos Focais e Entrevistas Narrativas totalizando trinta e um jovens; a quarta fase envolveu o processo de impregnação orientado para a Análise Textual Discursiva (ATD), na unitarização das narrativas produzidas pelos sujeitos de pesquisa e categorização do corpus da pesquisa. Acredita-se que a tessitura do MCNA apresenta inúmeras possibilidades nos processos de formação estudantil, pois acolhe as diferentes juventudes, minimizando a exclusão social, propiciando-lhes a conclusão da Educação Básica. Entre os resultados, tem-se a tese de que os sentidos atribuídos pelos estudantes jovens ao MCNA não podem ser compreendidos isoladamente, uma vez que os mesmos vivem e constituem a juventude de acordo com a sua compreensão de si e do mundo, na perspectiva da relação do saber, em grande parte no espaço escolar, e da mediação docente. [resumo fornecido pelo autor]This thesis, constructed and defended with the Postgraduate Program of the University of Caxias do Sul (UCS), had as its object of investigation the Full-Time High School Program (EMTI), a policy that changed the workload and curricular organization from high school. Therefore, the research problem that guided this study had the following formulation: What meanings do young full-time high school students attribute to the Macrocomponent Curricular Articulator Nucleus (MCNA)? And the general objective was to understand the meanings attributed by young students to MCNA composed of: Life Project (PV), Research Project (PP), Intervention Project (PI) and Oriented Studies (EO). to: contextualize Brazilian Public Policies on Secondary Education and the relationship with youth regarding the main reforms and legislation on Secondary Education; understand the aspects that involve the concreteness of the young students who make up the EMTI, of the study, that is: who they are, how they live their daily lives, their times and spaces of life, the relationships between the singularities of their lives and the MCNA; analyze the concepts that underlie Full-Time Secondary Education (EMTI) in Santa Catarina and the EMTI systematization notebooks based on the theoretical assumptions of the relations with knowledge; identify, based on the narratives of young students in the course and belonging to the two graduating classes (research subjects), the meanings mobilized through the vivid experience within the scope of MCNA in their life path. The theoretical framework included the productions, among others, by Charlot; Pais; Stecanela and Freire, respectively the themes of the relations with knowledge, everyday sociology, youth everyday life and Freire's dialogical guidelines. The research was developed in four phases: the first mapped the state of knowledge about the contextualization of High School to the research field; the second included a documentary analysis about the school; the third phase involved the holding of two Focus Groups and Narrative Interviews totaling thirty-one young people; the fourth phase involved the impregnation process oriented towards Discursive Textual Analysis (ATD), in the unitarization of the narratives produced by the research subjects and categorization of the research corpus. It is believed that the MCNA structure presents countless possibilities in the student training processes, as it welcomes different youth, minimizing social exclusion, enabling them to complete Basic Education. Among the results, there is the thesis that the meanings attributed to young students in MCNA cannot be understood in isolation, since they live and constitute their youth according to their understanding of themselves and the world, from the perspective of relations with knowledge, largely in the school space, and from teaching mediation. [resumo fornecido pelo autor]Fundo de apoio à manutenção e ao desenvolvimento da educação superior, FUMDESengporEnsino médioEducação do adolescenteEducaçãoHigh schoolTeenage educationEducationJovens e ensino médio em tempo integral: sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articuladorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/5702020492566156ARRUDA, ARLENE APARECIDA DEDoutorado Acadêmico em EducaçãoValentini, Carla BeatrisCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTese Arlene Aparecida de Arruda.pdfTese Arlene Aparecida de Arruda.pdfapplication/pdf11872368https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13102/1/Tese%20Arlene%20Aparecida%20de%20Arruda.pdfa9298b8ed37d33fae52987f62e9bbc84MD51TEXTTese Arlene Aparecida de Arruda.pdf.txtTese Arlene Aparecida de Arruda.pdf.txtExtracted texttext/plain538562https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13102/2/Tese%20Arlene%20Aparecida%20de%20Arruda.pdf.txt92143f3f543e72398c6ecebc18e025aeMD52THUMBNAILTese Arlene Aparecida de Arruda.pdf.jpgTese Arlene Aparecida de Arruda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13102/3/Tese%20Arlene%20Aparecida%20de%20Arruda.pdf.jpg58d2ebba3066fb2b94ba294e5b7d560aMD5311338/131022024-02-29 07:00:21.628oai:repositorio.ucs.br:11338/13102Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:52.587080Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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