Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Leonardo Duarte
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6586
Resumo: Este artigo objetiva identificar os impactos do subprojeto de Educação Física do Pibid-UCS em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS, de 2018 a 2019. Trata-se de estudo qualitativo realizado em três etapas. A primeira, foi a realização de uma pesquisa bibliográfica. A segunda, a realização de entrevistas com o(a) professor(a) vinculado(a) à escola, bem como com a direção da escola. As entrevistas foram realizadas mediante consentimento por meio de Termo de Anuência e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As entrevistas foram realizadas de modo online devido à Pandemia do Covid-19, gravadas e transcritas para posterior análise de conteúdo conforme Bardin (2011). A terceira etapa objetivou realizar um questionário com os alunos do 9º ano da escola que acompanharam a totalidade da inserção do Programa na escola. Contudo, por conta da Pandemia, o envio do questionário e TCLE se deu por e-mail, sendo enviado duas vezes devido à pouca adesão. Visto que somente um(a) aluno(a) respondeu, os dados não foram inseridos nesta análise, e incidiram em lacunas neste estudo, que podem ser aprofundadas em pesquisas futuras. Os dados analisados apontam que o Pibid teve impactos positivos em relação ao aprendizado, participação, e envolvimento dos alunos possibilitados a partir da relação teoria e prática e da realização de um planejamento contínuo [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_de5bf28e3a8032e4f7116b59624941a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6586
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Corrêa, Leonardo DuarteFrank, Tiago JoséScopél, Eliéte Maria2020-10-06T14:47:33Z2020-10-06T14:47:33Z2020-07-192020https://repositorio.ucs.br/11338/6586Este artigo objetiva identificar os impactos do subprojeto de Educação Física do Pibid-UCS em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS, de 2018 a 2019. Trata-se de estudo qualitativo realizado em três etapas. A primeira, foi a realização de uma pesquisa bibliográfica. A segunda, a realização de entrevistas com o(a) professor(a) vinculado(a) à escola, bem como com a direção da escola. As entrevistas foram realizadas mediante consentimento por meio de Termo de Anuência e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As entrevistas foram realizadas de modo online devido à Pandemia do Covid-19, gravadas e transcritas para posterior análise de conteúdo conforme Bardin (2011). A terceira etapa objetivou realizar um questionário com os alunos do 9º ano da escola que acompanharam a totalidade da inserção do Programa na escola. Contudo, por conta da Pandemia, o envio do questionário e TCLE se deu por e-mail, sendo enviado duas vezes devido à pouca adesão. Visto que somente um(a) aluno(a) respondeu, os dados não foram inseridos nesta análise, e incidiram em lacunas neste estudo, que podem ser aprofundadas em pesquisas futuras. Os dados analisados apontam que o Pibid teve impactos positivos em relação ao aprendizado, participação, e envolvimento dos alunos possibilitados a partir da relação teoria e prática e da realização de um planejamento contínuo [resumo fornecido pelo autor].Educação FísicaEnsinoProfessores - FormaçãoPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEducação Física – LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdfTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdfapplication/pdf171059https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/1/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf7451e06a4d2883b13c49129b781e33e6MD51TEXTTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdf.txtTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdf.txtExtracted texttext/plain30606https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/2/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf.txtc362be50e055f8373452f808aaae36a1MD52THUMBNAILTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdf.jpgTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1547https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/3/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf.jpg8baa86c174f0752d8be692ae6b331a5aMD5311338/65862020-12-10 12:37:14.933oai:repositorio.ucs.br:11338/6586Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:32.314267Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS
title Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS
spellingShingle Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS
Corrêa, Leonardo Duarte
Educação Física
Ensino
Professores - Formação
title_short Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS
title_full Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS
title_fullStr Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS
title_full_unstemmed Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS
title_sort Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS
author Corrêa, Leonardo Duarte
author_facet Corrêa, Leonardo Duarte
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Frank, Tiago José
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Leonardo Duarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scopél, Eliéte Maria
contributor_str_mv Scopél, Eliéte Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino
Professores - Formação
topic Educação Física
Ensino
Professores - Formação
description Este artigo objetiva identificar os impactos do subprojeto de Educação Física do Pibid-UCS em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS, de 2018 a 2019. Trata-se de estudo qualitativo realizado em três etapas. A primeira, foi a realização de uma pesquisa bibliográfica. A segunda, a realização de entrevistas com o(a) professor(a) vinculado(a) à escola, bem como com a direção da escola. As entrevistas foram realizadas mediante consentimento por meio de Termo de Anuência e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As entrevistas foram realizadas de modo online devido à Pandemia do Covid-19, gravadas e transcritas para posterior análise de conteúdo conforme Bardin (2011). A terceira etapa objetivou realizar um questionário com os alunos do 9º ano da escola que acompanharam a totalidade da inserção do Programa na escola. Contudo, por conta da Pandemia, o envio do questionário e TCLE se deu por e-mail, sendo enviado duas vezes devido à pouca adesão. Visto que somente um(a) aluno(a) respondeu, os dados não foram inseridos nesta análise, e incidiram em lacunas neste estudo, que podem ser aprofundadas em pesquisas futuras. Os dados analisados apontam que o Pibid teve impactos positivos em relação ao aprendizado, participação, e envolvimento dos alunos possibilitados a partir da relação teoria e prática e da realização de um planejamento contínuo [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T14:47:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T14:47:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6586
url https://repositorio.ucs.br/11338/6586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/1/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/2/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/3/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7451e06a4d2883b13c49129b781e33e6
c362be50e055f8373452f808aaae36a1
8baa86c174f0752d8be692ae6b331a5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258415353364480