Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6586 |
Resumo: | Este artigo objetiva identificar os impactos do subprojeto de Educação Física do Pibid-UCS em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS, de 2018 a 2019. Trata-se de estudo qualitativo realizado em três etapas. A primeira, foi a realização de uma pesquisa bibliográfica. A segunda, a realização de entrevistas com o(a) professor(a) vinculado(a) à escola, bem como com a direção da escola. As entrevistas foram realizadas mediante consentimento por meio de Termo de Anuência e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As entrevistas foram realizadas de modo online devido à Pandemia do Covid-19, gravadas e transcritas para posterior análise de conteúdo conforme Bardin (2011). A terceira etapa objetivou realizar um questionário com os alunos do 9º ano da escola que acompanharam a totalidade da inserção do Programa na escola. Contudo, por conta da Pandemia, o envio do questionário e TCLE se deu por e-mail, sendo enviado duas vezes devido à pouca adesão. Visto que somente um(a) aluno(a) respondeu, os dados não foram inseridos nesta análise, e incidiram em lacunas neste estudo, que podem ser aprofundadas em pesquisas futuras. Os dados analisados apontam que o Pibid teve impactos positivos em relação ao aprendizado, participação, e envolvimento dos alunos possibilitados a partir da relação teoria e prática e da realização de um planejamento contínuo [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_de5bf28e3a8032e4f7116b59624941a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6586 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Leonardo DuarteFrank, Tiago JoséScopél, Eliéte Maria2020-10-06T14:47:33Z2020-10-06T14:47:33Z2020-07-192020https://repositorio.ucs.br/11338/6586Este artigo objetiva identificar os impactos do subprojeto de Educação Física do Pibid-UCS em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS, de 2018 a 2019. Trata-se de estudo qualitativo realizado em três etapas. A primeira, foi a realização de uma pesquisa bibliográfica. A segunda, a realização de entrevistas com o(a) professor(a) vinculado(a) à escola, bem como com a direção da escola. As entrevistas foram realizadas mediante consentimento por meio de Termo de Anuência e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As entrevistas foram realizadas de modo online devido à Pandemia do Covid-19, gravadas e transcritas para posterior análise de conteúdo conforme Bardin (2011). A terceira etapa objetivou realizar um questionário com os alunos do 9º ano da escola que acompanharam a totalidade da inserção do Programa na escola. Contudo, por conta da Pandemia, o envio do questionário e TCLE se deu por e-mail, sendo enviado duas vezes devido à pouca adesão. Visto que somente um(a) aluno(a) respondeu, os dados não foram inseridos nesta análise, e incidiram em lacunas neste estudo, que podem ser aprofundadas em pesquisas futuras. Os dados analisados apontam que o Pibid teve impactos positivos em relação ao aprendizado, participação, e envolvimento dos alunos possibilitados a partir da relação teoria e prática e da realização de um planejamento contínuo [resumo fornecido pelo autor].Educação FísicaEnsinoProfessores - FormaçãoPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEducação Física – LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdfTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdfapplication/pdf171059https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/1/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf7451e06a4d2883b13c49129b781e33e6MD51TEXTTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdf.txtTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdf.txtExtracted texttext/plain30606https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/2/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf.txtc362be50e055f8373452f808aaae36a1MD52THUMBNAILTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdf.jpgTCC Leonardo Duarte Corrêa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1547https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/3/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf.jpg8baa86c174f0752d8be692ae6b331a5aMD5311338/65862020-12-10 12:37:14.933oai:repositorio.ucs.br:11338/6586Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:32.314267Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS |
title |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS |
spellingShingle |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS Corrêa, Leonardo Duarte Educação Física Ensino Professores - Formação |
title_short |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS |
title_full |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS |
title_fullStr |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS |
title_full_unstemmed |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS |
title_sort |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: impactos em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS |
author |
Corrêa, Leonardo Duarte |
author_facet |
Corrêa, Leonardo Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Frank, Tiago José |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Leonardo Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scopél, Eliéte Maria |
contributor_str_mv |
Scopél, Eliéte Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ensino Professores - Formação |
topic |
Educação Física Ensino Professores - Formação |
description |
Este artigo objetiva identificar os impactos do subprojeto de Educação Física do Pibid-UCS em uma escola estadual do município de Caxias do Sul/RS, de 2018 a 2019. Trata-se de estudo qualitativo realizado em três etapas. A primeira, foi a realização de uma pesquisa bibliográfica. A segunda, a realização de entrevistas com o(a) professor(a) vinculado(a) à escola, bem como com a direção da escola. As entrevistas foram realizadas mediante consentimento por meio de Termo de Anuência e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As entrevistas foram realizadas de modo online devido à Pandemia do Covid-19, gravadas e transcritas para posterior análise de conteúdo conforme Bardin (2011). A terceira etapa objetivou realizar um questionário com os alunos do 9º ano da escola que acompanharam a totalidade da inserção do Programa na escola. Contudo, por conta da Pandemia, o envio do questionário e TCLE se deu por e-mail, sendo enviado duas vezes devido à pouca adesão. Visto que somente um(a) aluno(a) respondeu, os dados não foram inseridos nesta análise, e incidiram em lacunas neste estudo, que podem ser aprofundadas em pesquisas futuras. Os dados analisados apontam que o Pibid teve impactos positivos em relação ao aprendizado, participação, e envolvimento dos alunos possibilitados a partir da relação teoria e prática e da realização de um planejamento contínuo [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-06T14:47:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-06T14:47:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6586 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/1/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/2/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6586/3/TCC%20Leonardo%20Duarte%20Corr%c3%aaa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7451e06a4d2883b13c49129b781e33e6 c362be50e055f8373452f808aaae36a1 8baa86c174f0752d8be692ae6b331a5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258415353364480 |