Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Allmer, Ronaldo Diouser
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6585
Resumo: Introdução: Este artigo tem por objetivo identificar os impactos do PIBID, buscando analisar o impacto do Programa no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por um questionário constituído de questões abertas. Resultados: Nesse sentido, os resultados apontaram que o Programa é de suma importância, trazendo contribuições não só para os pibidianos como também para comunidade escolar. Conclusão: A pesquisa mostrou que a inserção do PIBID impacta de forma positiva tanto para o estudante, incentivado a licenciatura como na realidade escolar em que está inserido [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_53fc9ed5a9e1e72166e0290cc62976de
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6585
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Allmer, Ronaldo DiouserSilva, Mauro Amancio daScopél, Eliéte Maria2020-10-06T14:37:43Z2020-10-06T14:37:43Z2020-07-192020https://repositorio.ucs.br/11338/6585Introdução: Este artigo tem por objetivo identificar os impactos do PIBID, buscando analisar o impacto do Programa no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por um questionário constituído de questões abertas. Resultados: Nesse sentido, os resultados apontaram que o Programa é de suma importância, trazendo contribuições não só para os pibidianos como também para comunidade escolar. Conclusão: A pesquisa mostrou que a inserção do PIBID impacta de forma positiva tanto para o estudante, incentivado a licenciatura como na realidade escolar em que está inserido [resumo fornecido pelo autor].Introduction: This article aims to identify the impacts of PIBID thus analyzing the Program´s to impact the process of teaching and learning. Methodology: The researched is based on a qualitative and descriptive nature. The data were collected through an open-ended questionnaire. Results: In this sense, the results point to the Program having utmost importance in contributing not only to the PIBID´s participants, but also to the whole school community. Conclusion: The research has shown that the application of the PIBID has a positive impact for the students who are encouraged to obtain a college degree as well as for the school environment in which they are inserted [resumo fornecido pelo autor].Educação físicaEnsinoProfessores - FormaçãoPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEducação Física – LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdfTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdfapplication/pdf315438https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/1/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdfecbf23b3392ec736c474f9843ec3dbf3MD51TEXTTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdf.txtTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdf.txtExtracted texttext/plain22321https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/2/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdf.txt1a80f3218d704d16010ad8ec7ebd9e8fMD52THUMBNAILTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdf.jpgTCC Ronaldo Diouser Allmer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1514https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/3/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdf.jpg165eaafc6083a7c81160592322ccc085MD5311338/65852021-03-26 20:54:59.871oai:repositorio.ucs.br:11338/6585Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-03-26T20:54:59Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem
title Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem
spellingShingle Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem
Allmer, Ronaldo Diouser
Educação física
Ensino
Professores - Formação
title_short Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem
title_full Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem
title_fullStr Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem
title_sort Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e seus impactos no processo de ensino aprendizagem
author Allmer, Ronaldo Diouser
author_facet Allmer, Ronaldo Diouser
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Mauro Amancio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Allmer, Ronaldo Diouser
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scopél, Eliéte Maria
contributor_str_mv Scopél, Eliéte Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino
Professores - Formação
topic Educação física
Ensino
Professores - Formação
description Introdução: Este artigo tem por objetivo identificar os impactos do PIBID, buscando analisar o impacto do Programa no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por um questionário constituído de questões abertas. Resultados: Nesse sentido, os resultados apontaram que o Programa é de suma importância, trazendo contribuições não só para os pibidianos como também para comunidade escolar. Conclusão: A pesquisa mostrou que a inserção do PIBID impacta de forma positiva tanto para o estudante, incentivado a licenciatura como na realidade escolar em que está inserido [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T14:37:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T14:37:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6585
url https://repositorio.ucs.br/11338/6585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/1/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/2/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6585/3/TCC%20Ronaldo%20Diouser%20Allmer.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ecbf23b3392ec736c474f9843ec3dbf3
1a80f3218d704d16010ad8ec7ebd9e8f
165eaafc6083a7c81160592322ccc085
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308910566735872