Análise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6511 |
Resumo: | O cooperativismo surgiu a mais de 170 anos com o intuito de unir forças para uma necessidade, em busca de um benefício comum e de lá para cá foi se desenvolvendo conforme o mercado. Hoje existem inúmeras cooperativas de diversos ramos de atividade, o presente trabalho encontra-se direcionado ao setor financeiro, compreendendo as cooperativas de crédito. Uma vez que a participação dos associados é fundamental para o desenvolvimento do negócio, tratou-se de analisar a percepção do cliente (associado) em termos de atendimento, serviços e comprometimento, além de instigar um aprofundamento da compreensão por parte dos associados sobre tais questões através de pesquisa qualitativa exploratória. A aplicação da pesquisa inserida no presente objetiva identificar a perspectiva dos associados à uma Cooperativa de Crédito localizada no município de Farroupilha/RS em termos de satisfação quanto a atendimento, serviços e comprometimento. Para que a aplicação da pesquisa fosse possível, anteriormente destacaram-se aspectos referenciais importantes acerca da historia do cooperativismo, cooperativismo financeiro e satisfação do cliente. Realizou-se uma pesquisa de nível qualitativo, por meio da aplicação de um questionário para clientes (associados) da cooperativa e com isso pode-se constatar insatisfações semelhantes entre eles, principalmente quanto à dificuldade encontrada na utilização de plataformas virtuais, seguido do descontentamento com processos burocráticos de cobranças de títulos e liberação de crédito. O desenvolvimento da pesquisa também revelou unanimidade em alguns pontos de vista positivos apresentados pelos entrevistados, construindo uma imagem atraente à Cooperativa (sic). |
id |
UCS_e51470a102f6015ed98207e2b93bfc03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6511 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Canei, ShauanaGodolphim, João Vicente Franco deLima, Olga Maria Blauth deBaccon, Melissa2020-09-09T20:37:30Z2020-09-09T20:37:30Z2020-07-162020https://repositorio.ucs.br/11338/6511O cooperativismo surgiu a mais de 170 anos com o intuito de unir forças para uma necessidade, em busca de um benefício comum e de lá para cá foi se desenvolvendo conforme o mercado. Hoje existem inúmeras cooperativas de diversos ramos de atividade, o presente trabalho encontra-se direcionado ao setor financeiro, compreendendo as cooperativas de crédito. Uma vez que a participação dos associados é fundamental para o desenvolvimento do negócio, tratou-se de analisar a percepção do cliente (associado) em termos de atendimento, serviços e comprometimento, além de instigar um aprofundamento da compreensão por parte dos associados sobre tais questões através de pesquisa qualitativa exploratória. A aplicação da pesquisa inserida no presente objetiva identificar a perspectiva dos associados à uma Cooperativa de Crédito localizada no município de Farroupilha/RS em termos de satisfação quanto a atendimento, serviços e comprometimento. Para que a aplicação da pesquisa fosse possível, anteriormente destacaram-se aspectos referenciais importantes acerca da historia do cooperativismo, cooperativismo financeiro e satisfação do cliente. Realizou-se uma pesquisa de nível qualitativo, por meio da aplicação de um questionário para clientes (associados) da cooperativa e com isso pode-se constatar insatisfações semelhantes entre eles, principalmente quanto à dificuldade encontrada na utilização de plataformas virtuais, seguido do descontentamento com processos burocráticos de cobranças de títulos e liberação de crédito. O desenvolvimento da pesquisa também revelou unanimidade em alguns pontos de vista positivos apresentados pelos entrevistados, construindo uma imagem atraente à Cooperativa (sic).Cooperativas de créditoCooperativismoSatisfaçãoAnálise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Farroupilha2020-07-16 00:00:00ORIGINALTCC Shauana Canei.pdfTCC Shauana Canei.pdfapplication/pdf640022https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6511/1/TCC%20Shauana%20Canei.pdfb18c9564bc417d8c4d5d4aa89d278dd0MD51TEXTTCC Shauana Canei.pdf.txtTCC Shauana Canei.pdf.txtExtracted texttext/plain108978https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6511/2/TCC%20Shauana%20Canei.pdf.txt5adedad8c7dfb44077b3a8cc4fe5198cMD52THUMBNAILTCC Shauana Canei.pdf.jpgTCC Shauana Canei.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6511/3/TCC%20Shauana%20Canei.pdf.jpg36265635b7743dfc52c776427af51b53MD5311338/65112020-12-10 12:38:28.45oai:repositorio.ucs.br:11338/6511Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:29.819194Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RS |
title |
Análise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RS |
spellingShingle |
Análise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RS Canei, Shauana Cooperativas de crédito Cooperativismo Satisfação |
title_short |
Análise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RS |
title_full |
Análise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RS |
title_fullStr |
Análise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RS |
title_full_unstemmed |
Análise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RS |
title_sort |
Análise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RS |
author |
Canei, Shauana |
author_facet |
Canei, Shauana |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Godolphim, João Vicente Franco de Lima, Olga Maria Blauth de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canei, Shauana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baccon, Melissa |
contributor_str_mv |
Baccon, Melissa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperativas de crédito Cooperativismo Satisfação |
topic |
Cooperativas de crédito Cooperativismo Satisfação |
description |
O cooperativismo surgiu a mais de 170 anos com o intuito de unir forças para uma necessidade, em busca de um benefício comum e de lá para cá foi se desenvolvendo conforme o mercado. Hoje existem inúmeras cooperativas de diversos ramos de atividade, o presente trabalho encontra-se direcionado ao setor financeiro, compreendendo as cooperativas de crédito. Uma vez que a participação dos associados é fundamental para o desenvolvimento do negócio, tratou-se de analisar a percepção do cliente (associado) em termos de atendimento, serviços e comprometimento, além de instigar um aprofundamento da compreensão por parte dos associados sobre tais questões através de pesquisa qualitativa exploratória. A aplicação da pesquisa inserida no presente objetiva identificar a perspectiva dos associados à uma Cooperativa de Crédito localizada no município de Farroupilha/RS em termos de satisfação quanto a atendimento, serviços e comprometimento. Para que a aplicação da pesquisa fosse possível, anteriormente destacaram-se aspectos referenciais importantes acerca da historia do cooperativismo, cooperativismo financeiro e satisfação do cliente. Realizou-se uma pesquisa de nível qualitativo, por meio da aplicação de um questionário para clientes (associados) da cooperativa e com isso pode-se constatar insatisfações semelhantes entre eles, principalmente quanto à dificuldade encontrada na utilização de plataformas virtuais, seguido do descontentamento com processos burocráticos de cobranças de títulos e liberação de crédito. O desenvolvimento da pesquisa também revelou unanimidade em alguns pontos de vista positivos apresentados pelos entrevistados, construindo uma imagem atraente à Cooperativa (sic). |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-09T20:37:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-09T20:37:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6511 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6511/1/TCC%20Shauana%20Canei.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6511/2/TCC%20Shauana%20Canei.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6511/3/TCC%20Shauana%20Canei.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b18c9564bc417d8c4d5d4aa89d278dd0 5adedad8c7dfb44077b3a8cc4fe5198c 36265635b7743dfc52c776427af51b53 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258420863631360 |