As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viapiana, Simone
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/955
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas e privadas dos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Para esta pesquisa, os estudos de Saussure (1974,2006), Vygotsky (2002, 2008), Bakhtin (1998, 2003, 2010) nos apoiam na análise referente à concepção de linguagem, ensino e aprendizagem de língua. Consoante a isto, buscamos, por meio das respostas obtidas no questionário-professor e das questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação dos professores, depreender as concepções de linguagem, ensino e aprendizagem de língua que os professores de ELE possuem. Para tanto, apoiamo-nos nos trabalhos e estudos de Prati (2007) e Bloom (2001) para a análise dos tipos de questão de prova. Os estudos de Marcuschi (2008) fundamentaram a análise dos tipos de pergunta nas provas. Estudiosos, como Di Tullio (2005), Ortega Olivares (1990), Matte Bon (1995), Franchi (2001) e Travaglia (2009), constituíram o referencial teórico para a análise dos aspectos gramaticais presentes nas questões de prova. Observando, analisando e relacionando as questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação com os dados obtidos no questionário-professor, é possível dizer que os resultados desta investigação assinalam para a presença de um ensino de ELE fortemente pautado no ensino de língua enquanto sistema, ou seja, como um fim em si mesma. Esses dados são indicativos de que se faz necessária uma nova postura do professor em relação às concepções de língua e de linguagem e à abordagem de ensino a ser adotada no ensino de ELE.
id UCS_eb19a46e79d502460c99f757ff8e5f8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/955
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Viapiana, SimoneMosquera, Juan José MouriñoAzevedo, Tânia Maris dePaviani, Neires Maria Soldatelli2015-06-22T16:58:41Z2015-06-22T16:58:41Z2015-06-222012-08-31https://repositorio.ucs.br/handle/11338/955O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas e privadas dos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Para esta pesquisa, os estudos de Saussure (1974,2006), Vygotsky (2002, 2008), Bakhtin (1998, 2003, 2010) nos apoiam na análise referente à concepção de linguagem, ensino e aprendizagem de língua. Consoante a isto, buscamos, por meio das respostas obtidas no questionário-professor e das questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação dos professores, depreender as concepções de linguagem, ensino e aprendizagem de língua que os professores de ELE possuem. Para tanto, apoiamo-nos nos trabalhos e estudos de Prati (2007) e Bloom (2001) para a análise dos tipos de questão de prova. Os estudos de Marcuschi (2008) fundamentaram a análise dos tipos de pergunta nas provas. Estudiosos, como Di Tullio (2005), Ortega Olivares (1990), Matte Bon (1995), Franchi (2001) e Travaglia (2009), constituíram o referencial teórico para a análise dos aspectos gramaticais presentes nas questões de prova. Observando, analisando e relacionando as questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação com os dados obtidos no questionário-professor, é possível dizer que os resultados desta investigação assinalam para a presença de um ensino de ELE fortemente pautado no ensino de língua enquanto sistema, ou seja, como um fim em si mesma. Esses dados são indicativos de que se faz necessária uma nova postura do professor em relação às concepções de língua e de linguagem e à abordagem de ensino a ser adotada no ensino de ELE.Este estudio tiene el propósito de identificar las concepciones de lenguaje, enseñanza y aprendizaje de español como lengua extranjera (ELE) subyacentes a las cuestiones de prueba aplicadas a los alumnos del tercer año de Enseñanza Media de las escuelas estatales y privadas de las municipalidades de Caxias do Sul y Flores da Cunha, ubicadas en el estado de Rio Grande do Sul. Para esta investigación, los estudios de Saussure (1974,200), Vygotsky (2002,2008), Bakhtin (1998, 2010) nos apoyan en el análisis de lo que concierne a la concepción de lenguaje, enseñanza y aprendizaje de lengua. Además de esto, buscamos, a través de las respuestas obtenidas en el cuestionario-profesor y de las cuestiones de prueba, desvelar la forma como los profesores conciben la enseñanza y el aprendizaje de lengua extranjera. La fundamentación teórica para el análisis de los tipos de cuestiones de prueba y nivel de conocimiento cognitivo están basados en la Taxonomía de Bloom revisada (2001, 2010) y en los estudios de Prati (2007. Para el análisis de los tipos de preguntas de comprensión lectora, Marcuschi (2008) fundamenta este estudio. Expertos como Di Tullio (2005), Ortega Olivares (1990), Matte Bon (1995), Franchi (2001) y Travaglia (2009) forman parte del referencial teórico para el análisis de los aspectos gramaticales de las cuestiones de prueba. Observando, analizando y relacionando las cuestiones de prueba de los instrumentos de evaluación con los datos obtenidos en el cuestionario-profesor, se puede decir que los resultados de esta investigación indican la presencia de una enseñanza de ELE fuertemente apoyada en la enseñanza de lengua como sistema, o sea, como un fin en sí misma. Estos datos son señales o indicativos de que se necesita una nueva postura del profesor frente a las concepciones de lenguaje, de enseñanza y aprendizaje de lengua extranjera para que los aprendices desarrollen la competencia comunicativa. Se espera que ese estudio ofrezca aportes teóricos para una enseñanza basada en el uso real de la lengua y que pueda suscitar nuevos estudios.Língua espanhola - Estudo e ensinoEducação - FilosofiaLinguagem e línguasAquisição da segunda línguaSpanish language - Study and teachingEducation - PhilosophyLanguage and languagesSecond language acquisitionAs relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanholainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9141768812529056VIAPIANA, SimonePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Simone Viapiana.pdf.txtDissertacao Simone Viapiana.pdf.txtExtracted texttext/plain275683https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/3/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf.txt9bbc08222a2ae08e87c5840c1d41bacfMD53THUMBNAILDissertacao Simone Viapiana.pdf.jpgDissertacao Simone Viapiana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/4/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf.jpg546da1311df41d614eec84979ae7e339MD54ORIGINALDissertacao Simone Viapiana.pdfDissertacao Simone Viapiana.pdfapplication/pdf45758897https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/1/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf0698f5c36a1aeb5b200a2a184116814cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/9552018-08-17 06:15:13.005oai:repositorio.ucs.br:11338/955IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:46.644451Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
title As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
spellingShingle As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
Viapiana, Simone
Língua espanhola - Estudo e ensino
Educação - Filosofia
Linguagem e línguas
Aquisição da segunda língua
Spanish language - Study and teaching
Education - Philosophy
Language and languages
Second language acquisition
title_short As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
title_full As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
title_fullStr As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
title_full_unstemmed As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
title_sort As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
author Viapiana, Simone
author_facet Viapiana, Simone
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Mosquera, Juan José Mouriño
Azevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.author.fl_str_mv Viapiana, Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paviani, Neires Maria Soldatelli
contributor_str_mv Paviani, Neires Maria Soldatelli
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola - Estudo e ensino
Educação - Filosofia
Linguagem e línguas
Aquisição da segunda língua
topic Língua espanhola - Estudo e ensino
Educação - Filosofia
Linguagem e línguas
Aquisição da segunda língua
Spanish language - Study and teaching
Education - Philosophy
Language and languages
Second language acquisition
dc.subject.eng.fl_str_mv Spanish language - Study and teaching
Education - Philosophy
Language and languages
Second language acquisition
description O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas e privadas dos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Para esta pesquisa, os estudos de Saussure (1974,2006), Vygotsky (2002, 2008), Bakhtin (1998, 2003, 2010) nos apoiam na análise referente à concepção de linguagem, ensino e aprendizagem de língua. Consoante a isto, buscamos, por meio das respostas obtidas no questionário-professor e das questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação dos professores, depreender as concepções de linguagem, ensino e aprendizagem de língua que os professores de ELE possuem. Para tanto, apoiamo-nos nos trabalhos e estudos de Prati (2007) e Bloom (2001) para a análise dos tipos de questão de prova. Os estudos de Marcuschi (2008) fundamentaram a análise dos tipos de pergunta nas provas. Estudiosos, como Di Tullio (2005), Ortega Olivares (1990), Matte Bon (1995), Franchi (2001) e Travaglia (2009), constituíram o referencial teórico para a análise dos aspectos gramaticais presentes nas questões de prova. Observando, analisando e relacionando as questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação com os dados obtidos no questionário-professor, é possível dizer que os resultados desta investigação assinalam para a presença de um ensino de ELE fortemente pautado no ensino de língua enquanto sistema, ou seja, como um fim em si mesma. Esses dados são indicativos de que se faz necessária uma nova postura do professor em relação às concepções de língua e de linguagem e à abordagem de ensino a ser adotada no ensino de ELE.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-22T16:58:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-22T16:58:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/955
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/3/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/4/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/1/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bbc08222a2ae08e87c5840c1d41bacf
546da1311df41d614eec84979ae7e339
0698f5c36a1aeb5b200a2a184116814c
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258433934131200