As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/955 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas e privadas dos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Para esta pesquisa, os estudos de Saussure (1974,2006), Vygotsky (2002, 2008), Bakhtin (1998, 2003, 2010) nos apoiam na análise referente à concepção de linguagem, ensino e aprendizagem de língua. Consoante a isto, buscamos, por meio das respostas obtidas no questionário-professor e das questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação dos professores, depreender as concepções de linguagem, ensino e aprendizagem de língua que os professores de ELE possuem. Para tanto, apoiamo-nos nos trabalhos e estudos de Prati (2007) e Bloom (2001) para a análise dos tipos de questão de prova. Os estudos de Marcuschi (2008) fundamentaram a análise dos tipos de pergunta nas provas. Estudiosos, como Di Tullio (2005), Ortega Olivares (1990), Matte Bon (1995), Franchi (2001) e Travaglia (2009), constituíram o referencial teórico para a análise dos aspectos gramaticais presentes nas questões de prova. Observando, analisando e relacionando as questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação com os dados obtidos no questionário-professor, é possível dizer que os resultados desta investigação assinalam para a presença de um ensino de ELE fortemente pautado no ensino de língua enquanto sistema, ou seja, como um fim em si mesma. Esses dados são indicativos de que se faz necessária uma nova postura do professor em relação às concepções de língua e de linguagem e à abordagem de ensino a ser adotada no ensino de ELE. |
id |
UCS_eb19a46e79d502460c99f757ff8e5f8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/955 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viapiana, SimoneMosquera, Juan José MouriñoAzevedo, Tânia Maris dePaviani, Neires Maria Soldatelli2015-06-22T16:58:41Z2015-06-22T16:58:41Z2015-06-222012-08-31https://repositorio.ucs.br/handle/11338/955O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas e privadas dos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Para esta pesquisa, os estudos de Saussure (1974,2006), Vygotsky (2002, 2008), Bakhtin (1998, 2003, 2010) nos apoiam na análise referente à concepção de linguagem, ensino e aprendizagem de língua. Consoante a isto, buscamos, por meio das respostas obtidas no questionário-professor e das questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação dos professores, depreender as concepções de linguagem, ensino e aprendizagem de língua que os professores de ELE possuem. Para tanto, apoiamo-nos nos trabalhos e estudos de Prati (2007) e Bloom (2001) para a análise dos tipos de questão de prova. Os estudos de Marcuschi (2008) fundamentaram a análise dos tipos de pergunta nas provas. Estudiosos, como Di Tullio (2005), Ortega Olivares (1990), Matte Bon (1995), Franchi (2001) e Travaglia (2009), constituíram o referencial teórico para a análise dos aspectos gramaticais presentes nas questões de prova. Observando, analisando e relacionando as questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação com os dados obtidos no questionário-professor, é possível dizer que os resultados desta investigação assinalam para a presença de um ensino de ELE fortemente pautado no ensino de língua enquanto sistema, ou seja, como um fim em si mesma. Esses dados são indicativos de que se faz necessária uma nova postura do professor em relação às concepções de língua e de linguagem e à abordagem de ensino a ser adotada no ensino de ELE.Este estudio tiene el propósito de identificar las concepciones de lenguaje, enseñanza y aprendizaje de español como lengua extranjera (ELE) subyacentes a las cuestiones de prueba aplicadas a los alumnos del tercer año de Enseñanza Media de las escuelas estatales y privadas de las municipalidades de Caxias do Sul y Flores da Cunha, ubicadas en el estado de Rio Grande do Sul. Para esta investigación, los estudios de Saussure (1974,200), Vygotsky (2002,2008), Bakhtin (1998, 2010) nos apoyan en el análisis de lo que concierne a la concepción de lenguaje, enseñanza y aprendizaje de lengua. Además de esto, buscamos, a través de las respuestas obtenidas en el cuestionario-profesor y de las cuestiones de prueba, desvelar la forma como los profesores conciben la enseñanza y el aprendizaje de lengua extranjera. La fundamentación teórica para el análisis de los tipos de cuestiones de prueba y nivel de conocimiento cognitivo están basados en la Taxonomía de Bloom revisada (2001, 2010) y en los estudios de Prati (2007. Para el análisis de los tipos de preguntas de comprensión lectora, Marcuschi (2008) fundamenta este estudio. Expertos como Di Tullio (2005), Ortega Olivares (1990), Matte Bon (1995), Franchi (2001) y Travaglia (2009) forman parte del referencial teórico para el análisis de los aspectos gramaticales de las cuestiones de prueba. Observando, analizando y relacionando las cuestiones de prueba de los instrumentos de evaluación con los datos obtenidos en el cuestionario-profesor, se puede decir que los resultados de esta investigación indican la presencia de una enseñanza de ELE fuertemente apoyada en la enseñanza de lengua como sistema, o sea, como un fin en sí misma. Estos datos son señales o indicativos de que se necesita una nueva postura del profesor frente a las concepciones de lenguaje, de enseñanza y aprendizaje de lengua extranjera para que los aprendices desarrollen la competencia comunicativa. Se espera que ese estudio ofrezca aportes teóricos para una enseñanza basada en el uso real de la lengua y que pueda suscitar nuevos estudios.Língua espanhola - Estudo e ensinoEducação - FilosofiaLinguagem e línguasAquisição da segunda línguaSpanish language - Study and teachingEducation - PhilosophyLanguage and languagesSecond language acquisitionAs relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanholainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9141768812529056VIAPIANA, SimonePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Simone Viapiana.pdf.txtDissertacao Simone Viapiana.pdf.txtExtracted texttext/plain275683https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/3/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf.txt9bbc08222a2ae08e87c5840c1d41bacfMD53THUMBNAILDissertacao Simone Viapiana.pdf.jpgDissertacao Simone Viapiana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/4/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf.jpg546da1311df41d614eec84979ae7e339MD54ORIGINALDissertacao Simone Viapiana.pdfDissertacao Simone Viapiana.pdfapplication/pdf45758897https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/1/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf0698f5c36a1aeb5b200a2a184116814cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/9552018-08-17 06:15:13.005oai:repositorio.ucs.br:11338/955IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:46.644451Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola |
title |
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola |
spellingShingle |
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola Viapiana, Simone Língua espanhola - Estudo e ensino Educação - Filosofia Linguagem e línguas Aquisição da segunda língua Spanish language - Study and teaching Education - Philosophy Language and languages Second language acquisition |
title_short |
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola |
title_full |
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola |
title_fullStr |
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola |
title_full_unstemmed |
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola |
title_sort |
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola |
author |
Viapiana, Simone |
author_facet |
Viapiana, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Mosquera, Juan José Mouriño Azevedo, Tânia Maris de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viapiana, Simone |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paviani, Neires Maria Soldatelli |
contributor_str_mv |
Paviani, Neires Maria Soldatelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola - Estudo e ensino Educação - Filosofia Linguagem e línguas Aquisição da segunda língua |
topic |
Língua espanhola - Estudo e ensino Educação - Filosofia Linguagem e línguas Aquisição da segunda língua Spanish language - Study and teaching Education - Philosophy Language and languages Second language acquisition |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Spanish language - Study and teaching Education - Philosophy Language and languages Second language acquisition |
description |
O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas e privadas dos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Para esta pesquisa, os estudos de Saussure (1974,2006), Vygotsky (2002, 2008), Bakhtin (1998, 2003, 2010) nos apoiam na análise referente à concepção de linguagem, ensino e aprendizagem de língua. Consoante a isto, buscamos, por meio das respostas obtidas no questionário-professor e das questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação dos professores, depreender as concepções de linguagem, ensino e aprendizagem de língua que os professores de ELE possuem. Para tanto, apoiamo-nos nos trabalhos e estudos de Prati (2007) e Bloom (2001) para a análise dos tipos de questão de prova. Os estudos de Marcuschi (2008) fundamentaram a análise dos tipos de pergunta nas provas. Estudiosos, como Di Tullio (2005), Ortega Olivares (1990), Matte Bon (1995), Franchi (2001) e Travaglia (2009), constituíram o referencial teórico para a análise dos aspectos gramaticais presentes nas questões de prova. Observando, analisando e relacionando as questões de prova presentes nos instrumentos de avaliação com os dados obtidos no questionário-professor, é possível dizer que os resultados desta investigação assinalam para a presença de um ensino de ELE fortemente pautado no ensino de língua enquanto sistema, ou seja, como um fim em si mesma. Esses dados são indicativos de que se faz necessária uma nova postura do professor em relação às concepções de língua e de linguagem e à abordagem de ensino a ser adotada no ensino de ELE. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-22T16:58:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-22T16:58:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/955 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/3/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/4/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/1/Dissertacao%20Simone%20Viapiana.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/955/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9bbc08222a2ae08e87c5840c1d41bacf 546da1311df41d614eec84979ae7e339 0698f5c36a1aeb5b200a2a184116814c deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258433934131200 |