Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/854 |
Resumo: | Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela crescente importância que se tem dado, no âmbito escolar, aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, em especial, à preocupação com a biblioteca escolar e com a leitura literária como um direito do cidadão. A investigação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – PPGEd/UCS, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e é parte integrante do projeto de pesquisa “PNBE 2010: Leituras possíveis”, tendo como foco a leitura de poesia como prática potencializadora do processo de letramento a partir de uma experiência pedagógica com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. A dissertação tem como referencial teórico Adorno (2000), Dewey (1976), Vigotski (1998, 2012), Larrosa (2002), Ramos (2010, 2012), Soares (1998, 2006, 2013), Cosson (2006), Saraiva (2001), Huizinga (2000), entre outros. O estudo está organizado em quatro capítulos: primeiro – Algumas reflexões sobre Educação e Linguagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; segundo – Traçado metodológico da pesquisa; terceiro – Poesia na sala de aula – Aplicação da pesquisa e quarto – Análise e discussão dos resultados. O método utilizado na pesquisa foi de enfoque qualitativo, privilegiando a pesquisa-ação, efetivando a investigação em ambiente real de aprendizagem, no contexto de escola pública e teve como prática a aplicação de roteiros de leitura de poemas. Foram utilizados para efetivar a proposta cinco poemas da obra A arca de Noé, de Vinícius de Moraes e contemplou ações pedagógicas que priorizaram a ludicidade a partir da exploração dos sons e dos sentidos das palavras, de jogos e de brincadeiras com o corpo bem como da leitura e da escrita na perspectiva do letramento. Os resultados do estudo apontam para a relevância da poesia na potencialização do processo de compreensão do sistema de escrita alfabético e da promoção do letramento literário. As experiências relatadas demonstram que a poesia atende ao horizonte de expectativas da criança, que se desenvolve nos âmbitos emocional, social, cultural e cognitivo ao interagir com o texto poético. O contato com a poesia na infância, a partir da exploração da musicalidade, da compreensão e da construção de sentidos para o lido contribui, desse modo, para o incremento da linguagem verbal e, consequentemente, para o processo de aprendizagem. |
id |
UCS_f008011f4d86de133fb0499ad8422665 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/854 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Negri, Andreia Silva dePanozzo, Neiva Senaide PetryStecanela, NildaSilveira, Rosa Maria HesselRamos, Flávia Brocchetto2015-02-05T11:08:44Z2015-02-05T11:08:44Z2015-02-052014-01-21https://repositorio.ucs.br/handle/11338/854Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela crescente importância que se tem dado, no âmbito escolar, aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, em especial, à preocupação com a biblioteca escolar e com a leitura literária como um direito do cidadão. A investigação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – PPGEd/UCS, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e é parte integrante do projeto de pesquisa “PNBE 2010: Leituras possíveis”, tendo como foco a leitura de poesia como prática potencializadora do processo de letramento a partir de uma experiência pedagógica com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. A dissertação tem como referencial teórico Adorno (2000), Dewey (1976), Vigotski (1998, 2012), Larrosa (2002), Ramos (2010, 2012), Soares (1998, 2006, 2013), Cosson (2006), Saraiva (2001), Huizinga (2000), entre outros. O estudo está organizado em quatro capítulos: primeiro – Algumas reflexões sobre Educação e Linguagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; segundo – Traçado metodológico da pesquisa; terceiro – Poesia na sala de aula – Aplicação da pesquisa e quarto – Análise e discussão dos resultados. O método utilizado na pesquisa foi de enfoque qualitativo, privilegiando a pesquisa-ação, efetivando a investigação em ambiente real de aprendizagem, no contexto de escola pública e teve como prática a aplicação de roteiros de leitura de poemas. Foram utilizados para efetivar a proposta cinco poemas da obra A arca de Noé, de Vinícius de Moraes e contemplou ações pedagógicas que priorizaram a ludicidade a partir da exploração dos sons e dos sentidos das palavras, de jogos e de brincadeiras com o corpo bem como da leitura e da escrita na perspectiva do letramento. Os resultados do estudo apontam para a relevância da poesia na potencialização do processo de compreensão do sistema de escrita alfabético e da promoção do letramento literário. As experiências relatadas demonstram que a poesia atende ao horizonte de expectativas da criança, que se desenvolve nos âmbitos emocional, social, cultural e cognitivo ao interagir com o texto poético. O contato com a poesia na infância, a partir da exploração da musicalidade, da compreensão e da construção de sentidos para o lido contribui, desse modo, para o incremento da linguagem verbal e, consequentemente, para o processo de aprendizagem.Esta disertación analiza, por la investigación experimental, como es posible promover la lectura mediada de la poesía, en una clase de primer año de la escuela primaria. El problema puesto es justificado por la importancia creciente que se ha dado, en el contexto de las escuelas, los procesos de aprendizaje de lectura y escritura desde la perspectiva de la alfabetización, en particular, la preocupación con la biblioteca de la escuela y la lectura literaria como derecho de los ciudadanos. La investigación es parte del Programa de Postgrado en la Universidad de Caxias do Sul – PPGEd/UCS, en la línea de investigación Educación, Lenguaje y Tecnología, y compone la investigación del proyecto "PNBE 2010: posibles lecturas", centrándose en la lectura de poesía como práctica de mejorar el proceso de alfabetización a través de una experiencia pedagógica con una clase de primer año de la escuela primaria. La tesis doctoral tiene como aparato teórico Adorno (2000), Dewey (1976), Vygotsky (1998, 2012), Larrosa (2002), Ramos (2010, 2012), Soares (1998, 2006, 2013), Cosson (2006), Saraiva (2001), Huizinga (2000), entre otros. El estudio está organizado en cuatro capítulos: primero – Algunas reflexiones sobre educación y lenguaje en los primeros años de la escuela primaria; segundo – metodología de la investigación; tercera – poesía en el aula y cuarta – análisis y discusión de los resultados. El método utilizado en la pesquisa fue de enfoque cualitativo, favoreciendo la pesquisa acción, efectuando investigaciones en ambiente real de aprendizaje, en el contexto de la escuela pública com la aplicación de estrategias de lectura de poemas. Para implementar la proposta, se utilizaron cinco poemas de A arca de Noé, por Vinícius de Moraes y fueron contempladas acciones pedagógicas que dieron énfasis a la alegría de la exploración de los sonidos y los sentidos de las palabras, juegos y bromas con el cuerpo, así como la lectura y escritura. Los resultados del estudio señalan la importancia de la poesía en la potenciación del proceso de comprensión del sistema de escritura alfabética y la promoción de la alfabetización literaria. Los experimentos reportados muestran que la poesía cumple con el horizonte de expectativas de los niños, que se desarrollan en lo emocional, social, cognitivo y cultural al interactuar con el texto poético. El contacto con la poesía en la infancia, desde la explotación de la musicalidad, la comprensión y la construcción de los sentidos para el lido contribuye de tal modo al aumento del lenguaje verbal y, en consecuencia, el proceso de aprendizaje.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLetramentoLeituraEnsino fundamentalEducaçãoLiteracyReadingBasic educationEducationLetramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8623961766500726NEGRI, A. S.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Andreia Silva de Negri.pdf.txtDissertacao Andreia Silva de Negri.pdf.txtExtracted texttext/plain418518https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/3/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf.txt7722ca4a703b17b32c93c8b0aff21573MD53THUMBNAILDissertacao Andreia Silva de Negri.pdf.jpgDissertacao Andreia Silva de Negri.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/4/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf.jpg5d7e239ef25c6a69d5fd659bf7f7959cMD54ORIGINALDissertacao Andreia Silva de Negri.pdfDissertacao Andreia Silva de Negri.pdfapplication/pdf7801259https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/1/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf8c71f0b57f4107f077644c1cbb79e9caMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/8542018-08-17 06:12:34.287oai:repositorio.ucs.br:11338/854IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:17.952941Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental |
title |
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental Negri, Andreia Silva de Letramento Leitura Ensino fundamental Educação Literacy Reading Basic education Education |
title_short |
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental |
title_full |
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental |
author |
Negri, Andreia Silva de |
author_facet |
Negri, Andreia Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Panozzo, Neiva Senaide Petry Stecanela, Nilda Silveira, Rosa Maria Hessel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negri, Andreia Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Flávia Brocchetto |
contributor_str_mv |
Ramos, Flávia Brocchetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Leitura Ensino fundamental Educação |
topic |
Letramento Leitura Ensino fundamental Educação Literacy Reading Basic education Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Reading Basic education Education |
description |
Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela crescente importância que se tem dado, no âmbito escolar, aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, em especial, à preocupação com a biblioteca escolar e com a leitura literária como um direito do cidadão. A investigação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – PPGEd/UCS, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e é parte integrante do projeto de pesquisa “PNBE 2010: Leituras possíveis”, tendo como foco a leitura de poesia como prática potencializadora do processo de letramento a partir de uma experiência pedagógica com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. A dissertação tem como referencial teórico Adorno (2000), Dewey (1976), Vigotski (1998, 2012), Larrosa (2002), Ramos (2010, 2012), Soares (1998, 2006, 2013), Cosson (2006), Saraiva (2001), Huizinga (2000), entre outros. O estudo está organizado em quatro capítulos: primeiro – Algumas reflexões sobre Educação e Linguagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; segundo – Traçado metodológico da pesquisa; terceiro – Poesia na sala de aula – Aplicação da pesquisa e quarto – Análise e discussão dos resultados. O método utilizado na pesquisa foi de enfoque qualitativo, privilegiando a pesquisa-ação, efetivando a investigação em ambiente real de aprendizagem, no contexto de escola pública e teve como prática a aplicação de roteiros de leitura de poemas. Foram utilizados para efetivar a proposta cinco poemas da obra A arca de Noé, de Vinícius de Moraes e contemplou ações pedagógicas que priorizaram a ludicidade a partir da exploração dos sons e dos sentidos das palavras, de jogos e de brincadeiras com o corpo bem como da leitura e da escrita na perspectiva do letramento. Os resultados do estudo apontam para a relevância da poesia na potencialização do processo de compreensão do sistema de escrita alfabético e da promoção do letramento literário. As experiências relatadas demonstram que a poesia atende ao horizonte de expectativas da criança, que se desenvolve nos âmbitos emocional, social, cultural e cognitivo ao interagir com o texto poético. O contato com a poesia na infância, a partir da exploração da musicalidade, da compreensão e da construção de sentidos para o lido contribui, desse modo, para o incremento da linguagem verbal e, consequentemente, para o processo de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-01-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-05T11:08:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-02-05T11:08:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/854 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/3/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/4/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/1/Dissertacao%20Andreia%20Silva%20de%20Negri.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/854/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7722ca4a703b17b32c93c8b0aff21573 5d7e239ef25c6a69d5fd659bf7f7959c 8c71f0b57f4107f077644c1cbb79e9ca deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258413902135296 |