Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9408 |
Resumo: | Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino privada da cidade de Caxias do Sul - RS. O estudo teve como objetivo propiciar a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a ressignificação de conceitos de matemática básica e, com isso, a criação de estratégias diferenciadas para o ensino; e assim buscou responder à seguinte questão: Qual a contribuição de um curso de formação para professores de anos iniciais, sobre matemática básica, no aprimoramento de suas aprendizagens e no planejamento de suas práticas? A partir de uma roda de conversa e de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, respondido por professores que estavam atuando nos anos iniciais da instituição envolvida, pode-se elencar as necessidades do grupo docente para a construção de um curso de formação continuada a eles ofertado. Os professores consultados apontaram estratégias diferenciadas de ensino das quatro operações básicas como tema de interesse, considerando as dificuldades de ensino ou aprendizagem apresentadas em suas atividades docentes. Desta forma, esse foi o tema do curso proposto, que ocorreu durante os meses de março a junho de 2018, envolvendo atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando às professoras participantes momentos de reflexão, execução e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire, Piaget, Nóvoa, Nacarato, entre outros, que contribuíram para a fundamentação da formação continuada e da pesquisa, e como consequência para a elaboração do produto educacional, constituído de guia didático de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para auxiliar na compreensão, fixação e aplicabilidade dos conceitos das operações básicas de Matemática com a utilização de materiais diferenciados, bem como um conjunto de atividades que utilizam materiais manipuláveis, adaptáveis aos diferentes níveis de ensino. O produto educacional foi desenvolvido com base no curso "Desvendando a Matemática: fundamentos e estratégias de ensino das quatro operações básicas", em que foi realizada a investigação com posterior análise, da qual derivaram os resultados apresentados nesta dissertação. Percebeu-se que a formação realizada foi significativa, sendo assim reconhecida pelas professoras que participaram do curso, pois viabilizou a reestruturação das práticas pedagógicas e permitiu qualificar o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da utilização de atividades que envolvam materiais manipuláveis para a construção e significação dos conteúdos. Desta forma, aproximou-se a Matemática do cotidiano do estudante, por intermédio dos recursos apresentados, das reflexões desencadeadas e das interações com professoras envolvidas. Pode-se afirmar que a formação continuada promoveu mudanças no ensino e como consequência na aprendizagem da Matemática, pois as participantes demonstraram maior preocupação com seus planejamentos, buscando para suas aulas alternativas diferenciadas de ensino, fixação e aplicação dos conteúdos. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_9aa3bf9148aae9b8552f94283fd3dd67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9408 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guerra, Francine AbreuSauer, Laurete ZanolMesquita, Diana Isabel de AraújoRamos, Roberto CarlosLima, Isolda Gianni de2022-02-02T19:20:55Z2022-02-02T19:20:55Z2022-02-012021-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/9408Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino privada da cidade de Caxias do Sul - RS. O estudo teve como objetivo propiciar a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a ressignificação de conceitos de matemática básica e, com isso, a criação de estratégias diferenciadas para o ensino; e assim buscou responder à seguinte questão: Qual a contribuição de um curso de formação para professores de anos iniciais, sobre matemática básica, no aprimoramento de suas aprendizagens e no planejamento de suas práticas? A partir de uma roda de conversa e de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, respondido por professores que estavam atuando nos anos iniciais da instituição envolvida, pode-se elencar as necessidades do grupo docente para a construção de um curso de formação continuada a eles ofertado. Os professores consultados apontaram estratégias diferenciadas de ensino das quatro operações básicas como tema de interesse, considerando as dificuldades de ensino ou aprendizagem apresentadas em suas atividades docentes. Desta forma, esse foi o tema do curso proposto, que ocorreu durante os meses de março a junho de 2018, envolvendo atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando às professoras participantes momentos de reflexão, execução e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire, Piaget, Nóvoa, Nacarato, entre outros, que contribuíram para a fundamentação da formação continuada e da pesquisa, e como consequência para a elaboração do produto educacional, constituído de guia didático de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para auxiliar na compreensão, fixação e aplicabilidade dos conceitos das operações básicas de Matemática com a utilização de materiais diferenciados, bem como um conjunto de atividades que utilizam materiais manipuláveis, adaptáveis aos diferentes níveis de ensino. O produto educacional foi desenvolvido com base no curso "Desvendando a Matemática: fundamentos e estratégias de ensino das quatro operações básicas", em que foi realizada a investigação com posterior análise, da qual derivaram os resultados apresentados nesta dissertação. Percebeu-se que a formação realizada foi significativa, sendo assim reconhecida pelas professoras que participaram do curso, pois viabilizou a reestruturação das práticas pedagógicas e permitiu qualificar o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da utilização de atividades que envolvam materiais manipuláveis para a construção e significação dos conteúdos. Desta forma, aproximou-se a Matemática do cotidiano do estudante, por intermédio dos recursos apresentados, das reflexões desencadeadas e das interações com professoras envolvidas. Pode-se afirmar que a formação continuada promoveu mudanças no ensino e como consequência na aprendizagem da Matemática, pois as participantes demonstraram maior preocupação com seus planejamentos, buscando para suas aulas alternativas diferenciadas de ensino, fixação e aplicação dos conteúdos. [resumo fornecido pelo autor]Professores - FormaçãoMatemática (Ensino fundamental)Matemática - Estudo e ensinoEstratégias de aprendizagemTeachers, Training ofMathematics (Elementary School)Mathematics - Study and teachingLearning strategiesFormação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9378043049520963Guerra, Francine AbreuMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do SulTEXTDissertação Francine Abreu Guerra.pdf.txtDissertação Francine Abreu Guerra.pdf.txtExtracted texttext/plain416245https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.txt39dadcc1cf06ec51fb0c6047186ed874MD53Produto Educacional Francine Abreu Guerra.pdf.txtProduto Educacional Francine Abreu Guerra.pdf.txtExtracted texttext/plain61546https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/5/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.txta34d8532722b21e09664e38c76160cdeMD55THUMBNAILDissertação Francine Abreu Guerra.pdf.jpgDissertação Francine Abreu Guerra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.jpgadcb5adeb64dc8a67b11d6d1095f72c5MD54Produto Educacional Francine Abreu Guerra.pdf.jpgProduto Educacional Francine Abreu Guerra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/6/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.jpg3c20004467b86eee20ce68a20f68ba1aMD56ORIGINALDissertação Francine Abreu Guerra.pdfDissertação Francine Abreu Guerra.pdfapplication/pdf4354067https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf68d66ba0b452e957dd896f99fd52f6faMD51Produto Educacional Francine Abreu Guerra.pdfProduto Educacional Francine Abreu Guerra.pdfapplication/pdf5960069https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/2/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdfb7b038bf446273e4cbb35ce3c85255bdMD5211338/94082022-10-18 17:46:47.521oai:repositorio.ucs.br:11338/9408Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:46:47Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica |
title |
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica |
spellingShingle |
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica Guerra, Francine Abreu Professores - Formação Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Estudo e ensino Estratégias de aprendizagem Teachers, Training of Mathematics (Elementary School) Mathematics - Study and teaching Learning strategies |
title_short |
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica |
title_full |
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica |
title_fullStr |
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica |
title_sort |
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica |
author |
Guerra, Francine Abreu |
author_facet |
Guerra, Francine Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Sauer, Laurete Zanol Mesquita, Diana Isabel de Araújo Ramos, Roberto Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Francine Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Isolda Gianni de |
contributor_str_mv |
Lima, Isolda Gianni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Estudo e ensino Estratégias de aprendizagem |
topic |
Professores - Formação Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Estudo e ensino Estratégias de aprendizagem Teachers, Training of Mathematics (Elementary School) Mathematics - Study and teaching Learning strategies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers, Training of Mathematics (Elementary School) Mathematics - Study and teaching Learning strategies |
description |
Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino privada da cidade de Caxias do Sul - RS. O estudo teve como objetivo propiciar a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a ressignificação de conceitos de matemática básica e, com isso, a criação de estratégias diferenciadas para o ensino; e assim buscou responder à seguinte questão: Qual a contribuição de um curso de formação para professores de anos iniciais, sobre matemática básica, no aprimoramento de suas aprendizagens e no planejamento de suas práticas? A partir de uma roda de conversa e de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, respondido por professores que estavam atuando nos anos iniciais da instituição envolvida, pode-se elencar as necessidades do grupo docente para a construção de um curso de formação continuada a eles ofertado. Os professores consultados apontaram estratégias diferenciadas de ensino das quatro operações básicas como tema de interesse, considerando as dificuldades de ensino ou aprendizagem apresentadas em suas atividades docentes. Desta forma, esse foi o tema do curso proposto, que ocorreu durante os meses de março a junho de 2018, envolvendo atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando às professoras participantes momentos de reflexão, execução e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire, Piaget, Nóvoa, Nacarato, entre outros, que contribuíram para a fundamentação da formação continuada e da pesquisa, e como consequência para a elaboração do produto educacional, constituído de guia didático de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para auxiliar na compreensão, fixação e aplicabilidade dos conceitos das operações básicas de Matemática com a utilização de materiais diferenciados, bem como um conjunto de atividades que utilizam materiais manipuláveis, adaptáveis aos diferentes níveis de ensino. O produto educacional foi desenvolvido com base no curso "Desvendando a Matemática: fundamentos e estratégias de ensino das quatro operações básicas", em que foi realizada a investigação com posterior análise, da qual derivaram os resultados apresentados nesta dissertação. Percebeu-se que a formação realizada foi significativa, sendo assim reconhecida pelas professoras que participaram do curso, pois viabilizou a reestruturação das práticas pedagógicas e permitiu qualificar o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da utilização de atividades que envolvam materiais manipuláveis para a construção e significação dos conteúdos. Desta forma, aproximou-se a Matemática do cotidiano do estudante, por intermédio dos recursos apresentados, das reflexões desencadeadas e das interações com professoras envolvidas. Pode-se afirmar que a formação continuada promoveu mudanças no ensino e como consequência na aprendizagem da Matemática, pois as participantes demonstraram maior preocupação com seus planejamentos, buscando para suas aulas alternativas diferenciadas de ensino, fixação e aplicação dos conteúdos. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-02T19:20:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-02T19:20:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9408 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/5/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/6/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/2/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39dadcc1cf06ec51fb0c6047186ed874 a34d8532722b21e09664e38c76160cde adcb5adeb64dc8a67b11d6d1095f72c5 3c20004467b86eee20ce68a20f68ba1a 68d66ba0b452e957dd896f99fd52f6fa b7b038bf446273e4cbb35ce3c85255bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308897031716864 |