A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlani, Carla
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10276
Resumo: O presente estudo propõe investigar o caráter formativo da dança a partir da manifestação da sensibilidade, tendo a hermenêutica filosófica de Gadamer como referencial teórico. A dissertação, resultante da pesquisa, apresenta sua elaboração ao longo de três capítulos. O primeiro posiciona-se sob os aspectos da dança em formação, analisando a constituição da historicidade e a inferência da sensibilidade ao contexto vivido. O segundo aborda o conceito de experiência da arte sob o enfoque gadameriano, bem como a possível articulação com o agir moral, constituindo o caráter formativo das relações, diante da abertura à formação humana. No terceiro capítulo a dança articula-se à estrutura hermenêutica na experiência do acontecimento da obra, abarcando o seu dizer enquanto possiblidade de compreensão. Trata-se de texto resultante de pesquisa teórica, que se embasa na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, contando também com apoio em abordagens fenomenológicas de Maurice Merleau-Ponty. Os trabalhos de Hans-Georg Flickinger, Nadja Hermann, Vanderlei Carbonara são aproximados a fim de favorecer os desdobramentos sobre a formação e as experiências formativas a partir da sensibilidade. Para abordar dança e movimento recorre-se a Christine Greiner, Jussara Miller, José Gil, Laurence Louppe, Marcia Tiburi, Marie Bardet, Moshe Feldenkrais, Paul Boucier e Tereza Rocha. A dissertação, em seu conjunto, apresenta reflexões sobre a constituição da formação na experiência da dança, sobretudo na possibilidade de compreensão perante as ações constituintes da própria existência. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_f2debc7c1f07d02ec092b90426b813d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10276
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Furlani, CarlaRech, Gelson LeonardoNeubauer, Vanessa SteiglederFarinon, Mauricio JoãoCarbonara, Vanderlei2022-06-13T12:58:44Z2022-06-13T12:58:44Z2022-06-112022-03-31https://repositorio.ucs.br/11338/10276O presente estudo propõe investigar o caráter formativo da dança a partir da manifestação da sensibilidade, tendo a hermenêutica filosófica de Gadamer como referencial teórico. A dissertação, resultante da pesquisa, apresenta sua elaboração ao longo de três capítulos. O primeiro posiciona-se sob os aspectos da dança em formação, analisando a constituição da historicidade e a inferência da sensibilidade ao contexto vivido. O segundo aborda o conceito de experiência da arte sob o enfoque gadameriano, bem como a possível articulação com o agir moral, constituindo o caráter formativo das relações, diante da abertura à formação humana. No terceiro capítulo a dança articula-se à estrutura hermenêutica na experiência do acontecimento da obra, abarcando o seu dizer enquanto possiblidade de compreensão. Trata-se de texto resultante de pesquisa teórica, que se embasa na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, contando também com apoio em abordagens fenomenológicas de Maurice Merleau-Ponty. Os trabalhos de Hans-Georg Flickinger, Nadja Hermann, Vanderlei Carbonara são aproximados a fim de favorecer os desdobramentos sobre a formação e as experiências formativas a partir da sensibilidade. Para abordar dança e movimento recorre-se a Christine Greiner, Jussara Miller, José Gil, Laurence Louppe, Marcia Tiburi, Marie Bardet, Moshe Feldenkrais, Paul Boucier e Tereza Rocha. A dissertação, em seu conjunto, apresenta reflexões sobre a constituição da formação na experiência da dança, sobretudo na possibilidade de compreensão perante as ações constituintes da própria existência. [resumo fornecido pelo autor]The present study proposes to investigate the formative character of dance, close to the Gadamerian hermeneutic perspective, in the manifestation of sensitivity. The research covers the development of three chapters: the first is positioned under the aspects of dance in formation, analyzing the constitution of historicity and the inference of sensitivity to the lived context. The second approaches the concept of experience of art under the Gadamerian approach, as well as the possible articulation with moral action, comprising the formative character of relationships, given the opening to human formation. Following, in the third chapter, the dance is articulated to the hermeneutic structure in the experience of the event of the act, encompassing its saying as a possibility of understanding. It is a text resulting from theoretical research, which is based on the philosophical hermeneutics of Hans-Georg Gadamer, also relying on phenomenological approaches by Maurice Merleau-Ponty. The works of Hans-Georg Flickinger, Nadja Hermann, Vanderlei Carbonara are brought together in order to favor the unfolding of training and formative experiences based on sensitivity. To approach dance and movement, Christine Greiner, Jussara Miller, José Gil, Laurence Louppe, Marcia Tiburi, Marie Bardet, Moshe Feldenkrais, Paul Boucier and Tereza Rocha are used. The research presents reflections on the constitution of formation in the experience of dance, especially in the possibility of understanding it in the face of the essential actions of one's own existence. [resumo fornecido pelo autor]engporDançaEducaçãoDança - FilosofiaHermenêuticaDanceEducationDance - PhilosophyHermeneuticsA manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosóficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1530803733220393Mestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Nova Prata2022-06-10TEXTDissertação Carla Furlani.pdf.txtDissertação Carla Furlani.pdf.txtExtracted texttext/plain214390https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10276/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carla%20Furlani.pdf.txtb840c953f59d9dd456d2e4d143c13967MD52THUMBNAILDissertação Carla Furlani.pdf.jpgDissertação Carla Furlani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1304https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10276/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carla%20Furlani.pdf.jpg8ef1f5472e4aff9e012b818518962f2eMD53ORIGINALDissertação Carla Furlani.pdfDissertação Carla Furlani.pdfapplication/pdf975005https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10276/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carla%20Furlani.pdfb8e0b22f31d1dbcdf1c2c037137e30bbMD5111338/102762022-10-18 17:45:40.155oai:repositorio.ucs.br:11338/10276Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:45:40Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
title A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
spellingShingle A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
Furlani, Carla
Dança
Educação
Dança - Filosofia
Hermenêutica
Dance
Education
Dance - Philosophy
Hermeneutics
title_short A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
title_full A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
title_fullStr A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
title_full_unstemmed A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
title_sort A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
author Furlani, Carla
author_facet Furlani, Carla
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Rech, Gelson Leonardo
Neubauer, Vanessa Steigleder
Farinon, Mauricio João
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlani, Carla
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carbonara, Vanderlei
contributor_str_mv Carbonara, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação
Dança - Filosofia
Hermenêutica
topic Dança
Educação
Dança - Filosofia
Hermenêutica
Dance
Education
Dance - Philosophy
Hermeneutics
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Education
Dance - Philosophy
Hermeneutics
description O presente estudo propõe investigar o caráter formativo da dança a partir da manifestação da sensibilidade, tendo a hermenêutica filosófica de Gadamer como referencial teórico. A dissertação, resultante da pesquisa, apresenta sua elaboração ao longo de três capítulos. O primeiro posiciona-se sob os aspectos da dança em formação, analisando a constituição da historicidade e a inferência da sensibilidade ao contexto vivido. O segundo aborda o conceito de experiência da arte sob o enfoque gadameriano, bem como a possível articulação com o agir moral, constituindo o caráter formativo das relações, diante da abertura à formação humana. No terceiro capítulo a dança articula-se à estrutura hermenêutica na experiência do acontecimento da obra, abarcando o seu dizer enquanto possiblidade de compreensão. Trata-se de texto resultante de pesquisa teórica, que se embasa na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, contando também com apoio em abordagens fenomenológicas de Maurice Merleau-Ponty. Os trabalhos de Hans-Georg Flickinger, Nadja Hermann, Vanderlei Carbonara são aproximados a fim de favorecer os desdobramentos sobre a formação e as experiências formativas a partir da sensibilidade. Para abordar dança e movimento recorre-se a Christine Greiner, Jussara Miller, José Gil, Laurence Louppe, Marcia Tiburi, Marie Bardet, Moshe Feldenkrais, Paul Boucier e Tereza Rocha. A dissertação, em seu conjunto, apresenta reflexões sobre a constituição da formação na experiência da dança, sobretudo na possibilidade de compreensão perante as ações constituintes da própria existência. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-13T12:58:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-13T12:58:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10276
url https://repositorio.ucs.br/11338/10276
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10276/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carla%20Furlani.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10276/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carla%20Furlani.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10276/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carla%20Furlani.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b840c953f59d9dd456d2e4d143c13967
8ef1f5472e4aff9e012b818518962f2e
b8e0b22f31d1dbcdf1c2c037137e30bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308902713950208