Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Jonas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://www.youtube.com/playlist?list=PLFG1bI8deTI2sdpvtCRX-7w_xYW1y1AbJ
https://repositorio.ucs.br/11338/8946
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal explorar as mudanças no comportamento do torcedor consumidor do Grêmio FBPA, provocadas pela transição do Estádio Olímpico Monumental para a Arena do Grêmio, localizada na grande Porto Alegre (RS). A fim de sondar a opinião dos torcedores do Grêmio FBPA, foram realizadas entrevistas em profundidade (as quais foram gravadas e estarão disponíveis para fins de consulta posterior) em que os entrevistados foram questionados sobre aspectos relacionados ao consumo dentro da Arena, hábitos e tradições que mantêm em relação ao clube e diferenças notadas entre a experiência vivida no Estádio Olímpico Monumental e a Arena do Grêmio. Com o intuito de fundamentar os dados coletados e apresentados, esta monografia foi embasada no que teóricos reconhecidos no mundo do Marketing e da Administração têm a dizer sobre Marketing Esportivo, Marketing Digital, comportamento do consumidor e gestão de esportiva, além de se valer de áreas de cunho psicossocial através da abordagem de estudiosos como Maslow, da Psicologia, ao relacionar sua teoria à realização das necessidades e satisfação dos desejos humanos por meio do consumo. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_f40593f8115636610fc1b00a3e9e9fb6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8946
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Fontana, JonasBocchese, MarcellSilva, Ronei Teodoro daArnt, Carlos Antonio de Andrade2021-10-21T17:48:19Z2021-10-21T17:48:19Z2021-01-052020-12-11https://www.youtube.com/playlist?list=PLFG1bI8deTI2sdpvtCRX-7w_xYW1y1AbJhttps://repositorio.ucs.br/11338/8946Este trabalho tem como objetivo principal explorar as mudanças no comportamento do torcedor consumidor do Grêmio FBPA, provocadas pela transição do Estádio Olímpico Monumental para a Arena do Grêmio, localizada na grande Porto Alegre (RS). A fim de sondar a opinião dos torcedores do Grêmio FBPA, foram realizadas entrevistas em profundidade (as quais foram gravadas e estarão disponíveis para fins de consulta posterior) em que os entrevistados foram questionados sobre aspectos relacionados ao consumo dentro da Arena, hábitos e tradições que mantêm em relação ao clube e diferenças notadas entre a experiência vivida no Estádio Olímpico Monumental e a Arena do Grêmio. Com o intuito de fundamentar os dados coletados e apresentados, esta monografia foi embasada no que teóricos reconhecidos no mundo do Marketing e da Administração têm a dizer sobre Marketing Esportivo, Marketing Digital, comportamento do consumidor e gestão de esportiva, além de se valer de áreas de cunho psicossocial através da abordagem de estudiosos como Maslow, da Psicologia, ao relacionar sua teoria à realização das necessidades e satisfação dos desejos humanos por meio do consumo. [resumo fornecido pelo autor]The major objective of this work is exploring the changes in the behavior of Grêmio FBPA fans caused by the transition from the Monumental Olympic Stadium to the Arena do Grêmio, located in the great Porto Alegre (RS). To validate the opinion of the fans of Grêmio FBPA, in-depth interviews where done (which are record and will be available for later consultation). The interviewed were asked about aspects associated to the consumption in the Arena, habits and traditions that they maintain in relation to the club and differences noted between the experience lived at the Estádio Olímpico Monumental and the Arena do Grêmio. In order to justify the collected data and displayed, this monograph is based on what renowned theorists in the world of Marketing and Administration have to say about Sports Marketing, Digital Marketing, consumer?s behavior and sports management. In addition to this, it is developed according with psychosocial area through the approach the theoric Maslow, because of the relation between his theory to the fulfillment of human needs and satisfaction through consumption. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeMarketing esportivoComportamento do consumidorGrêmio Foot-Ball Porto AlegrenseMarketing na InternetDo Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-01-04ORIGINALTCC Jonas Fontana.pdfTCC Jonas Fontana.pdfapplication/pdf5225735https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/1/TCC%20Jonas%20Fontana.pdfcbc3b8ca4ba7e61c2f31ec1d3f8eae88MD51Vídeo Entrevista Afonso Schneider.mp4Vídeo Entrevista Afonso Schneider.mp4video/mp464865700https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/4/V%c3%addeo%20Entrevista%20Afonso%20Schneider.mp46eca956d1c9a2bc3671b194928bb9854MD54Vídeo Entrevista Andre Uberti.mp4Vídeo Entrevista Andre Uberti.mp4video/mp4137813673https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/5/V%c3%addeo%20Entrevista%20Andre%20Uberti.mp4dea9d1aff44a01efa28aea16797c23f3MD55Vídeo Entrevista Cássio Moreira.mp4Vídeo Entrevista Cássio Moreira.mp4video/mp4121361356https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/6/V%c3%addeo%20Entrevista%20C%c3%a1ssio%20Moreira.mp42545f2a3d92474582944a2256ca6535eMD56Vídeo Entrevista Emiliano Gasque.mp4Vídeo Entrevista Emiliano Gasque.mp4video/mp4137307209https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/7/V%c3%addeo%20Entrevista%20Emiliano%20Gasque.mp4ccfa6c28b99a91f030cfcfeabce54913MD57Vídeo Entrevista Joceline Sperotto.mp4Vídeo Entrevista Joceline Sperotto.mp4video/mp4114816584https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/8/V%c3%addeo%20Entrevista%20Joceline%20Sperotto.mp434a2ca388224121d19056c6ebb17aefcMD58Vídeo Entrevista Juliana Castro.mp4Vídeo Entrevista Juliana Castro.mp4video/mp4380883846https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/9/V%c3%addeo%20Entrevista%20Juliana%20Castro.mp43bacf576d0c10c71a8fbe28e60bba05fMD59Vídeo Entrevista Karen Bombassaro.mp4Vídeo Entrevista Karen Bombassaro.mp4video/mp431114798https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/10/V%c3%addeo%20Entrevista%20Karen%20Bombassaro.mp4944a27466f9859cd0cca99d04de0c1e7MD510Vídeo Entrevista Letícia Schroeder.mp4Vídeo Entrevista Letícia Schroeder.mp4video/mp472962010https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/11/V%c3%addeo%20Entrevista%20Let%c3%adcia%20Schroeder.mp4945575946ce9c93ecaf8610676d8ca03MD511Vídeo Entrevista Marco Aurélio Argemi.mp4Vídeo Entrevista Marco Aurélio Argemi.mp4video/mp4343399012https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/12/V%c3%addeo%20Entrevista%20Marco%20Aur%c3%a9lio%20Argemi.mp418bb681491cc05065d55e1871031f981MD512Vídeo Entrevista Rodrigo Adams.mp4Vídeo Entrevista Rodrigo Adams.mp4video/mp4221942250https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/13/V%c3%addeo%20Entrevista%20Rodrigo%20Adams.mp436cb890e183805daa400765787f2d1c5MD513TEXTTCC Jonas Fontana.pdf.txtTCC Jonas Fontana.pdf.txtExtracted texttext/plain325575https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/2/TCC%20Jonas%20Fontana.pdf.txt3d99c176b1ce1d911fe588c892aae241MD52THUMBNAILTCC Jonas Fontana.pdf.jpgTCC Jonas Fontana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/3/TCC%20Jonas%20Fontana.pdf.jpgadec6be32bf5dca5868715ab47388e22MD5311338/89462023-03-31 14:16:36.233oai:repositorio.ucs.br:11338/8946Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T14:16:36Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA
title Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA
spellingShingle Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA
Fontana, Jonas
Publicidade
Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Marketing na Internet
title_short Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA
title_full Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA
title_fullStr Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA
title_full_unstemmed Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA
title_sort Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA
author Fontana, Jonas
author_facet Fontana, Jonas
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Bocchese, Marcell
Silva, Ronei Teodoro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Jonas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arnt, Carlos Antonio de Andrade
contributor_str_mv Arnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Marketing na Internet
topic Publicidade
Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Marketing na Internet
description Este trabalho tem como objetivo principal explorar as mudanças no comportamento do torcedor consumidor do Grêmio FBPA, provocadas pela transição do Estádio Olímpico Monumental para a Arena do Grêmio, localizada na grande Porto Alegre (RS). A fim de sondar a opinião dos torcedores do Grêmio FBPA, foram realizadas entrevistas em profundidade (as quais foram gravadas e estarão disponíveis para fins de consulta posterior) em que os entrevistados foram questionados sobre aspectos relacionados ao consumo dentro da Arena, hábitos e tradições que mantêm em relação ao clube e diferenças notadas entre a experiência vivida no Estádio Olímpico Monumental e a Arena do Grêmio. Com o intuito de fundamentar os dados coletados e apresentados, esta monografia foi embasada no que teóricos reconhecidos no mundo do Marketing e da Administração têm a dizer sobre Marketing Esportivo, Marketing Digital, comportamento do consumidor e gestão de esportiva, além de se valer de áreas de cunho psicossocial através da abordagem de estudiosos como Maslow, da Psicologia, ao relacionar sua teoria à realização das necessidades e satisfação dos desejos humanos por meio do consumo. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-21T17:48:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-21T17:48:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.youtube.com/playlist?list=PLFG1bI8deTI2sdpvtCRX-7w_xYW1y1AbJ
https://repositorio.ucs.br/11338/8946
url https://www.youtube.com/playlist?list=PLFG1bI8deTI2sdpvtCRX-7w_xYW1y1AbJ
https://repositorio.ucs.br/11338/8946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/1/TCC%20Jonas%20Fontana.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/4/V%c3%addeo%20Entrevista%20Afonso%20Schneider.mp4
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/5/V%c3%addeo%20Entrevista%20Andre%20Uberti.mp4
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/6/V%c3%addeo%20Entrevista%20C%c3%a1ssio%20Moreira.mp4
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/7/V%c3%addeo%20Entrevista%20Emiliano%20Gasque.mp4
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/8/V%c3%addeo%20Entrevista%20Joceline%20Sperotto.mp4
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/9/V%c3%addeo%20Entrevista%20Juliana%20Castro.mp4
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/10/V%c3%addeo%20Entrevista%20Karen%20Bombassaro.mp4
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/11/V%c3%addeo%20Entrevista%20Let%c3%adcia%20Schroeder.mp4
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/12/V%c3%addeo%20Entrevista%20Marco%20Aur%c3%a9lio%20Argemi.mp4
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/13/V%c3%addeo%20Entrevista%20Rodrigo%20Adams.mp4
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/2/TCC%20Jonas%20Fontana.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/3/TCC%20Jonas%20Fontana.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cbc3b8ca4ba7e61c2f31ec1d3f8eae88
6eca956d1c9a2bc3671b194928bb9854
dea9d1aff44a01efa28aea16797c23f3
2545f2a3d92474582944a2256ca6535e
ccfa6c28b99a91f030cfcfeabce54913
34a2ca388224121d19056c6ebb17aefc
3bacf576d0c10c71a8fbe28e60bba05f
944a27466f9859cd0cca99d04de0c1e7
945575946ce9c93ecaf8610676d8ca03
18bb681491cc05065d55e1871031f981
36cb890e183805daa400765787f2d1c5
3d99c176b1ce1d911fe588c892aae241
adec6be32bf5dca5868715ab47388e22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308899503210496