Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://www.youtube.com/playlist?list=PLFG1bI8deTI2sdpvtCRX-7w_xYW1y1AbJ https://repositorio.ucs.br/11338/8946 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal explorar as mudanças no comportamento do torcedor consumidor do Grêmio FBPA, provocadas pela transição do Estádio Olímpico Monumental para a Arena do Grêmio, localizada na grande Porto Alegre (RS). A fim de sondar a opinião dos torcedores do Grêmio FBPA, foram realizadas entrevistas em profundidade (as quais foram gravadas e estarão disponíveis para fins de consulta posterior) em que os entrevistados foram questionados sobre aspectos relacionados ao consumo dentro da Arena, hábitos e tradições que mantêm em relação ao clube e diferenças notadas entre a experiência vivida no Estádio Olímpico Monumental e a Arena do Grêmio. Com o intuito de fundamentar os dados coletados e apresentados, esta monografia foi embasada no que teóricos reconhecidos no mundo do Marketing e da Administração têm a dizer sobre Marketing Esportivo, Marketing Digital, comportamento do consumidor e gestão de esportiva, além de se valer de áreas de cunho psicossocial através da abordagem de estudiosos como Maslow, da Psicologia, ao relacionar sua teoria à realização das necessidades e satisfação dos desejos humanos por meio do consumo. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_f40593f8115636610fc1b00a3e9e9fb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8946 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontana, JonasBocchese, MarcellSilva, Ronei Teodoro daArnt, Carlos Antonio de Andrade2021-10-21T17:48:19Z2021-10-21T17:48:19Z2021-01-052020-12-11https://www.youtube.com/playlist?list=PLFG1bI8deTI2sdpvtCRX-7w_xYW1y1AbJhttps://repositorio.ucs.br/11338/8946Este trabalho tem como objetivo principal explorar as mudanças no comportamento do torcedor consumidor do Grêmio FBPA, provocadas pela transição do Estádio Olímpico Monumental para a Arena do Grêmio, localizada na grande Porto Alegre (RS). A fim de sondar a opinião dos torcedores do Grêmio FBPA, foram realizadas entrevistas em profundidade (as quais foram gravadas e estarão disponíveis para fins de consulta posterior) em que os entrevistados foram questionados sobre aspectos relacionados ao consumo dentro da Arena, hábitos e tradições que mantêm em relação ao clube e diferenças notadas entre a experiência vivida no Estádio Olímpico Monumental e a Arena do Grêmio. Com o intuito de fundamentar os dados coletados e apresentados, esta monografia foi embasada no que teóricos reconhecidos no mundo do Marketing e da Administração têm a dizer sobre Marketing Esportivo, Marketing Digital, comportamento do consumidor e gestão de esportiva, além de se valer de áreas de cunho psicossocial através da abordagem de estudiosos como Maslow, da Psicologia, ao relacionar sua teoria à realização das necessidades e satisfação dos desejos humanos por meio do consumo. [resumo fornecido pelo autor]The major objective of this work is exploring the changes in the behavior of Grêmio FBPA fans caused by the transition from the Monumental Olympic Stadium to the Arena do Grêmio, located in the great Porto Alegre (RS). To validate the opinion of the fans of Grêmio FBPA, in-depth interviews where done (which are record and will be available for later consultation). The interviewed were asked about aspects associated to the consumption in the Arena, habits and traditions that they maintain in relation to the club and differences noted between the experience lived at the Estádio Olímpico Monumental and the Arena do Grêmio. In order to justify the collected data and displayed, this monograph is based on what renowned theorists in the world of Marketing and Administration have to say about Sports Marketing, Digital Marketing, consumer?s behavior and sports management. In addition to this, it is developed according with psychosocial area through the approach the theoric Maslow, because of the relation between his theory to the fulfillment of human needs and satisfaction through consumption. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeMarketing esportivoComportamento do consumidorGrêmio Foot-Ball Porto AlegrenseMarketing na InternetDo Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-01-04ORIGINALTCC Jonas Fontana.pdfTCC Jonas Fontana.pdfapplication/pdf5225735https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/1/TCC%20Jonas%20Fontana.pdfcbc3b8ca4ba7e61c2f31ec1d3f8eae88MD51Vídeo Entrevista Afonso Schneider.mp4Vídeo Entrevista Afonso Schneider.mp4video/mp464865700https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/4/V%c3%addeo%20Entrevista%20Afonso%20Schneider.mp46eca956d1c9a2bc3671b194928bb9854MD54Vídeo Entrevista Andre Uberti.mp4Vídeo Entrevista Andre Uberti.mp4video/mp4137813673https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/5/V%c3%addeo%20Entrevista%20Andre%20Uberti.mp4dea9d1aff44a01efa28aea16797c23f3MD55Vídeo Entrevista Cássio Moreira.mp4Vídeo Entrevista Cássio Moreira.mp4video/mp4121361356https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/6/V%c3%addeo%20Entrevista%20C%c3%a1ssio%20Moreira.mp42545f2a3d92474582944a2256ca6535eMD56Vídeo Entrevista Emiliano Gasque.mp4Vídeo Entrevista Emiliano Gasque.mp4video/mp4137307209https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/7/V%c3%addeo%20Entrevista%20Emiliano%20Gasque.mp4ccfa6c28b99a91f030cfcfeabce54913MD57Vídeo Entrevista Joceline Sperotto.mp4Vídeo Entrevista Joceline Sperotto.mp4video/mp4114816584https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/8/V%c3%addeo%20Entrevista%20Joceline%20Sperotto.mp434a2ca388224121d19056c6ebb17aefcMD58Vídeo Entrevista Juliana Castro.mp4Vídeo Entrevista Juliana Castro.mp4video/mp4380883846https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/9/V%c3%addeo%20Entrevista%20Juliana%20Castro.mp43bacf576d0c10c71a8fbe28e60bba05fMD59Vídeo Entrevista Karen Bombassaro.mp4Vídeo Entrevista Karen Bombassaro.mp4video/mp431114798https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/10/V%c3%addeo%20Entrevista%20Karen%20Bombassaro.mp4944a27466f9859cd0cca99d04de0c1e7MD510Vídeo Entrevista Letícia Schroeder.mp4Vídeo Entrevista Letícia Schroeder.mp4video/mp472962010https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/11/V%c3%addeo%20Entrevista%20Let%c3%adcia%20Schroeder.mp4945575946ce9c93ecaf8610676d8ca03MD511Vídeo Entrevista Marco Aurélio Argemi.mp4Vídeo Entrevista Marco Aurélio Argemi.mp4video/mp4343399012https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/12/V%c3%addeo%20Entrevista%20Marco%20Aur%c3%a9lio%20Argemi.mp418bb681491cc05065d55e1871031f981MD512Vídeo Entrevista Rodrigo Adams.mp4Vídeo Entrevista Rodrigo Adams.mp4video/mp4221942250https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/13/V%c3%addeo%20Entrevista%20Rodrigo%20Adams.mp436cb890e183805daa400765787f2d1c5MD513TEXTTCC Jonas Fontana.pdf.txtTCC Jonas Fontana.pdf.txtExtracted texttext/plain325575https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/2/TCC%20Jonas%20Fontana.pdf.txt3d99c176b1ce1d911fe588c892aae241MD52THUMBNAILTCC Jonas Fontana.pdf.jpgTCC Jonas Fontana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/3/TCC%20Jonas%20Fontana.pdf.jpgadec6be32bf5dca5868715ab47388e22MD5311338/89462023-03-31 14:16:36.233oai:repositorio.ucs.br:11338/8946Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T14:16:36Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA |
title |
Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA |
spellingShingle |
Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA Fontana, Jonas Publicidade Marketing esportivo Comportamento do consumidor Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Marketing na Internet |
title_short |
Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA |
title_full |
Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA |
title_fullStr |
Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA |
title_full_unstemmed |
Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA |
title_sort |
Do Olímpico à Arena: um estudo sobre as mudanças de comportamento dos torcedores do Grêmio FBPA |
author |
Fontana, Jonas |
author_facet |
Fontana, Jonas |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Bocchese, Marcell Silva, Ronei Teodoro da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontana, Jonas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arnt, Carlos Antonio de Andrade |
contributor_str_mv |
Arnt, Carlos Antonio de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Marketing esportivo Comportamento do consumidor Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Marketing na Internet |
topic |
Publicidade Marketing esportivo Comportamento do consumidor Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Marketing na Internet |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal explorar as mudanças no comportamento do torcedor consumidor do Grêmio FBPA, provocadas pela transição do Estádio Olímpico Monumental para a Arena do Grêmio, localizada na grande Porto Alegre (RS). A fim de sondar a opinião dos torcedores do Grêmio FBPA, foram realizadas entrevistas em profundidade (as quais foram gravadas e estarão disponíveis para fins de consulta posterior) em que os entrevistados foram questionados sobre aspectos relacionados ao consumo dentro da Arena, hábitos e tradições que mantêm em relação ao clube e diferenças notadas entre a experiência vivida no Estádio Olímpico Monumental e a Arena do Grêmio. Com o intuito de fundamentar os dados coletados e apresentados, esta monografia foi embasada no que teóricos reconhecidos no mundo do Marketing e da Administração têm a dizer sobre Marketing Esportivo, Marketing Digital, comportamento do consumidor e gestão de esportiva, além de se valer de áreas de cunho psicossocial através da abordagem de estudiosos como Maslow, da Psicologia, ao relacionar sua teoria à realização das necessidades e satisfação dos desejos humanos por meio do consumo. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-21T17:48:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-21T17:48:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.youtube.com/playlist?list=PLFG1bI8deTI2sdpvtCRX-7w_xYW1y1AbJ https://repositorio.ucs.br/11338/8946 |
url |
https://www.youtube.com/playlist?list=PLFG1bI8deTI2sdpvtCRX-7w_xYW1y1AbJ https://repositorio.ucs.br/11338/8946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/1/TCC%20Jonas%20Fontana.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/4/V%c3%addeo%20Entrevista%20Afonso%20Schneider.mp4 https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/5/V%c3%addeo%20Entrevista%20Andre%20Uberti.mp4 https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/6/V%c3%addeo%20Entrevista%20C%c3%a1ssio%20Moreira.mp4 https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/7/V%c3%addeo%20Entrevista%20Emiliano%20Gasque.mp4 https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/8/V%c3%addeo%20Entrevista%20Joceline%20Sperotto.mp4 https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/9/V%c3%addeo%20Entrevista%20Juliana%20Castro.mp4 https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/10/V%c3%addeo%20Entrevista%20Karen%20Bombassaro.mp4 https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/11/V%c3%addeo%20Entrevista%20Let%c3%adcia%20Schroeder.mp4 https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/12/V%c3%addeo%20Entrevista%20Marco%20Aur%c3%a9lio%20Argemi.mp4 https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/13/V%c3%addeo%20Entrevista%20Rodrigo%20Adams.mp4 https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/2/TCC%20Jonas%20Fontana.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8946/3/TCC%20Jonas%20Fontana.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbc3b8ca4ba7e61c2f31ec1d3f8eae88 6eca956d1c9a2bc3671b194928bb9854 dea9d1aff44a01efa28aea16797c23f3 2545f2a3d92474582944a2256ca6535e ccfa6c28b99a91f030cfcfeabce54913 34a2ca388224121d19056c6ebb17aefc 3bacf576d0c10c71a8fbe28e60bba05f 944a27466f9859cd0cca99d04de0c1e7 945575946ce9c93ecaf8610676d8ca03 18bb681491cc05065d55e1871031f981 36cb890e183805daa400765787f2d1c5 3d99c176b1ce1d911fe588c892aae241 adec6be32bf5dca5868715ab47388e22 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308899503210496 |