A importância do storytelling para a produção de conteúdos sobre confeitaria na publicidade: um estudo de caso sobre o trabalho de Raíza Costa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alessandra Ludwig
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/13810
Resumo: A temática do presente Trabalho de Conclusão de Curso é voltada para a utilização do storytelling na publicidade e propaganda brasileira. A pesquisa foi guiada buscando responder a pergunta norteadora: como a publicidade aborda a importância do storytelling nos processos criativos de produção de conteúdo voltados à confeitaria? Como objetivo geral, esta pesquisa se propõe a analisar a importância do storytelling nas produções de conteúdo publicitário voltados à confeitaria, com ênfase nos trabalhos desenvolvidos pela chef e food storyteller Raíza Costa, contextualizando os conceitos que envolvem a temática e o resultado da utilização do storytelling. Quanto à metodologia, optou-se pelo estudo de caso do trabalho de Raíza Costa, focando em temas como criatividade na produção de conteúdo e food storytelling. A partir das análises, é possível concluir que o desenvolvimento de narrativas que envolvem os consumidores é um grande diferencial do food storytelling. Considerou-se efetiva a união do storytelling com a com a confeitaria, pois desta forma é possível evocar memórias afetivas que gerem maior memorabilidade e conexão com o conteúdo e produto. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_ff743ef297f93b48d8a25095619ca986
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/13810
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Costa, Alessandra LudwigStallivieri, LissandroArnt, Carlos Antonio de AndradeSilva, Aline Valéria Fagundes da2024-09-18T12:08:22Z2024-09-18T12:08:22Z2024-08-272023-07-04https://repositorio.ucs.br/11338/13810A temática do presente Trabalho de Conclusão de Curso é voltada para a utilização do storytelling na publicidade e propaganda brasileira. A pesquisa foi guiada buscando responder a pergunta norteadora: como a publicidade aborda a importância do storytelling nos processos criativos de produção de conteúdo voltados à confeitaria? Como objetivo geral, esta pesquisa se propõe a analisar a importância do storytelling nas produções de conteúdo publicitário voltados à confeitaria, com ênfase nos trabalhos desenvolvidos pela chef e food storyteller Raíza Costa, contextualizando os conceitos que envolvem a temática e o resultado da utilização do storytelling. Quanto à metodologia, optou-se pelo estudo de caso do trabalho de Raíza Costa, focando em temas como criatividade na produção de conteúdo e food storytelling. A partir das análises, é possível concluir que o desenvolvimento de narrativas que envolvem os consumidores é um grande diferencial do food storytelling. Considerou-se efetiva a união do storytelling com a com a confeitaria, pois desta forma é possível evocar memórias afetivas que gerem maior memorabilidade e conexão com o conteúdo e produto. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeArte de contar históriasNarrativas digitaisCosta, Raiza, 1987-A importância do storytelling para a produção de conteúdos sobre confeitaria na publicidade: um estudo de caso sobre o trabalho de Raíza Costainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Alessandra Ludwig Costa.pdfTCC Alessandra Ludwig Costa.pdfapplication/pdf36456759https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13810/1/TCC%20Alessandra%20Ludwig%20Costa.pdf0e74559dbe31944f924acc91d4b07409MD51TEXTTCC Alessandra Ludwig Costa.pdf.txtTCC Alessandra Ludwig Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain105079https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13810/2/TCC%20Alessandra%20Ludwig%20Costa.pdf.txt7ca2cf31355bc249366ab19ee3cff9a5MD52THUMBNAILTCC Alessandra Ludwig Costa.pdf.jpgTCC Alessandra Ludwig Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13810/3/TCC%20Alessandra%20Ludwig%20Costa.pdf.jpgfcfee9b084fbad18f50bae9feb73e8c8MD5311338/138102024-09-19 07:04:14.296oai:repositorio.ucs.br:11338/13810Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-09-19T07:04:14Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do storytelling para a produção de conteúdos sobre confeitaria na publicidade: um estudo de caso sobre o trabalho de Raíza Costa
title A importância do storytelling para a produção de conteúdos sobre confeitaria na publicidade: um estudo de caso sobre o trabalho de Raíza Costa
spellingShingle A importância do storytelling para a produção de conteúdos sobre confeitaria na publicidade: um estudo de caso sobre o trabalho de Raíza Costa
Costa, Alessandra Ludwig
Publicidade
Arte de contar histórias
Narrativas digitais
Costa, Raiza, 1987-
title_short A importância do storytelling para a produção de conteúdos sobre confeitaria na publicidade: um estudo de caso sobre o trabalho de Raíza Costa
title_full A importância do storytelling para a produção de conteúdos sobre confeitaria na publicidade: um estudo de caso sobre o trabalho de Raíza Costa
title_fullStr A importância do storytelling para a produção de conteúdos sobre confeitaria na publicidade: um estudo de caso sobre o trabalho de Raíza Costa
title_full_unstemmed A importância do storytelling para a produção de conteúdos sobre confeitaria na publicidade: um estudo de caso sobre o trabalho de Raíza Costa
title_sort A importância do storytelling para a produção de conteúdos sobre confeitaria na publicidade: um estudo de caso sobre o trabalho de Raíza Costa
author Costa, Alessandra Ludwig
author_facet Costa, Alessandra Ludwig
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Stallivieri, Lissandro
Arnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alessandra Ludwig
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Aline Valéria Fagundes da
contributor_str_mv Silva, Aline Valéria Fagundes da
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Arte de contar histórias
Narrativas digitais
Costa, Raiza, 1987-
topic Publicidade
Arte de contar histórias
Narrativas digitais
Costa, Raiza, 1987-
description A temática do presente Trabalho de Conclusão de Curso é voltada para a utilização do storytelling na publicidade e propaganda brasileira. A pesquisa foi guiada buscando responder a pergunta norteadora: como a publicidade aborda a importância do storytelling nos processos criativos de produção de conteúdo voltados à confeitaria? Como objetivo geral, esta pesquisa se propõe a analisar a importância do storytelling nas produções de conteúdo publicitário voltados à confeitaria, com ênfase nos trabalhos desenvolvidos pela chef e food storyteller Raíza Costa, contextualizando os conceitos que envolvem a temática e o resultado da utilização do storytelling. Quanto à metodologia, optou-se pelo estudo de caso do trabalho de Raíza Costa, focando em temas como criatividade na produção de conteúdo e food storytelling. A partir das análises, é possível concluir que o desenvolvimento de narrativas que envolvem os consumidores é um grande diferencial do food storytelling. Considerou-se efetiva a união do storytelling com a com a confeitaria, pois desta forma é possível evocar memórias afetivas que gerem maior memorabilidade e conexão com o conteúdo e produto. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-18T12:08:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-18T12:08:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/13810
url https://repositorio.ucs.br/11338/13810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13810/1/TCC%20Alessandra%20Ludwig%20Costa.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13810/2/TCC%20Alessandra%20Ludwig%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13810/3/TCC%20Alessandra%20Ludwig%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e74559dbe31944f924acc91d4b07409
7ca2cf31355bc249366ab19ee3cff9a5
fcfee9b084fbad18f50bae9feb73e8c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258412262162432