Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loures, João Victor
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198594
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2018.
id UFSC_eaa5363848b7ecb56afcd35705f4baa5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198594
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de históriaHistóriaNarrativas digitaisArte de contar históriasEnsino audiovisualTecnologia educacionalDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2018.Esta dissertação discute as possibilidades, vantagens e desvantagens do uso de tecnologias em sala de aula para a produção de podcast de storytelling para o ensino de história no ensino fundamental. O podcast de storytelling informa entretendo, é um produto digital em formato de áudio, que tem como característica ser descomplicado, fácil acesso e transporte. A partir da promoção do contato dos alunos com fontes primárias, a produção de narrativas se fundamenta em conceitos básicos da investigação historiográfica, a fim de instrumentalizar a formação da consciência histórica crítica ao mesmo tempo em que lança bases para a construção e entendimento das narrativas históricas digitais. Durante o processo de desenvolvimento desta pesquisa, os alunos do Colégio Estadual Alberto Rebello Valente, em Ponta Grossa-PR, foram encorajados a produzir storytelling com metodologia de produção de conhecimento histórico sobre o período da Primeira Guerra Mundial, utilizando fontes disponíveis na internet. Dessa forma durante a produção das atividades realizadas com os alunos, foram discutidos, também, conceitos levantados pela história pública, como o acesso ao conhecimento histórico, produção, difusão e manutenção de narrativas históricas. Com o desenvolvimento deste tipo de atividade foi possível tornar a o saber histórico escolar de, apenas teórica, em prática, elevando o nível de participação dos alunos, ao mesmo tempo em que eles também se sentiram mais seguros do seu conhecimento e orgulhosos de sua produção.Abstract : This dissertation covers the possibilities, advantages and disadvantages of the use of technologies such as storytelling podcasts, applied in class to the teaching of History in elementary school. The objective is to cover the basic concepts of historiographical research, by exposing students to primary historical sources. As a result, this approach promotes critical historical consciousness, while laying the foundations for the construction of digital historical narratives. During the research, students from the Alberto Rebello Valente State School, in Ponta Grossa, PR, were encouraged to produce storytelling based on historiographical logic about the period of World War I, using sources available on the internet. Accordingly, during the activities carried out with the students, discussions were raised regarding concepts of public history, such as the access to historical knowledge, the production, the diffusion and the maintenance of historical narratives. This type of activity made it possible to transform the teaching of History from being only theoretical to being practical. As a result, the level of participation of the students was increased, while they also felt more confident of their knowledge and proud of their production. The podcast of storytelling informs and entertains at the same time. It is a digital product in audio format that is straightforward, easy to access and easy to transport.Silveira, Aline Dias daUniversidade Federal de Santa CatarinaLoures, João Victor2019-07-25T11:53:05Z2019-07-25T11:53:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 p.| il., gráfs.application/pdf357530https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198594porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:53:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198594Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:53:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história
title Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história
spellingShingle Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história
Loures, João Victor
História
Narrativas digitais
Arte de contar histórias
Ensino audiovisual
Tecnologia educacional
title_short Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história
title_full Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história
title_fullStr Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história
title_full_unstemmed Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história
title_sort Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história
author Loures, João Victor
author_facet Loures, João Victor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Aline Dias da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Loures, João Victor
dc.subject.por.fl_str_mv História
Narrativas digitais
Arte de contar histórias
Ensino audiovisual
Tecnologia educacional
topic História
Narrativas digitais
Arte de contar histórias
Ensino audiovisual
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T11:53:05Z
2019-07-25T11:53:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 357530
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198594
identifier_str_mv 357530
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652081504976896